UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Taxa de inscrição do Enem 2013 deve ser paga até hoje

Taxa de inscrição do Enem 2013 deve ser paga até hoje

Estudantes têm até hoje para efetuarem pagamento da taxa de inscrição do Enem 2013, cujo valor é de R$ 35, exclusivamente em agências do Banco do Brasil.

Publicado por Wanja Borges
29/05/2013 00h10 , atualizado em 04/06/2013 13h03

Hoje, 29 de maio, é o último dia para os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) efetuarem o pagamento de suas taxas de inscrição. A Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 35, deverá ser paga exclusivamente em Agências do Banco do Brasil, sob pena de não ser confirmada a inscrição. 

Conforme mencionado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva, mais de 2 milhões de estudantes, ou seja, quase 30% dos inscritos, não efetuaram o pagamente do taxa até ontem a tarde. Em casos de necessidade de reimpressão, a segunda via do documento poderá ser adquirida no sistema de acompanhamento do Enem, por meio deste site.

Concluintes do ensino médio em escolas públicas, declaradas pelo Censo Escolar, estão automaticamente isentos do pagamento da taxa de cadastro.Os membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio também poderão ser beneficiados com a isenção do pagamento, desde que apresentem declaração de carência. 

Confirmação da Inscrição

Os candidatos que efetuarem o pagamento da taxa de cadastro fora do prazo ou por meio de GRU gerada fora do sistema de inscrição, não terão sua participação no Exame confirmada. Para os participantes que declararem carência socioeconômica, a inscrição será confirmada apenas se deferida a carência.

A situação da inscrição pode ser acompanhada pelo site do Enem. Além disso, o Cartão de Confirmação da Inscrição com os horários e locais das provas será enviado, pelos Correios, para o endereço informado pelo candidato no ato da inscrição. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No total, 7.834.024 estudantes se inscreveram para o maior exame educacional do país, cujas inscrições aconteceram de 13 a 27 de maio. O número é recorde nesses 15 anos de aplicação do Exame. Foi registrado um crescimento de 26% do número de candidatos em relação ao ano passado. Se inscreveram no sistema somente no último dia de inscrição, 27 de maio, 1.718.144 pessoas.

Desse montante de inscritos, 36% deles são da região Sudeste e 32% do Nordeste. O estado que registrou o maior número de inscritos foi São Paulo, com 1.238.441 candidatos. Logo em seguida ficou Minas Gerais, com 870.782 inscrições e a Bahia, com um total de 576.851 candidatos. Do número total de inscritos do Enem, 849.058 estudantes farão a prova para ter a certificação do Ensino Médio.

Enem 2013

Este ano, o Enem será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, os estudantes serão condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, eles deverão responder outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30.

Os gabaritos desta edição serão divulgados até 30 de outubro. Já a divulgação do resultado final, ainda não tem data definida. Mais informações no Edital ou pelo telefone 0800-616161.

Veja também

UFG volta a ter Vestibular próprio. Confira Edital e vagas do Vestibular 2026
Inscrição para Vestibular 2026 da UFG começa no dia 4 de agosto
Fatec (SP) divulga resultado do Vestibular 2025.2: confira aprovados na seleção
Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec - SP) ofereceu mais de 12 mil vagas
Resultado Etec (SP) 2025.2: lista de aprovados do vestibulinho está disponível
Mais de 36 mil vagas foram oferecidas na segunda edição do Vestibulinho 2025 da Etec, em São Paulo
Redação Encceja 2025: confira as orientações da Cartilha do Participante
A Cartilha do Participante apresenta instruções e competências da redação do exame.
UFLA 2025: resultado das etapas 1 e 2 do PAS é divulgado
As provas foram aplicadas para estudantes de 1º e 2º ano do ensino médio.
Fies 2025.2: inscrição aberta para mais de 74 mil vagas; veja quem pode se inscrever
Candidatos podem utilizar nota do Enem desde 2010 para concorrer a financiamentos do Fies
MEC abre inscrição para mais de 74 mil vagas no Fies 2025.2
Programa permite que estudantes financiem mensalidades de cursos em universidades privadas de todo o Brasil
PND 2025: inscrição para CNU dos Professores abre nesta segunda (14)
Prova Nacional Docente (PND) 2025 recebe inscrições até 25 de julho. Exame é conhecido popularmente como CNU dos Professores.
Estudos para o Encceja 2025: assistir a filmes pode ajudar
Ver filmes é uma forma de entender conteúdos que caem nas provas
ITA prorroga inscrição do Vestibular 2026. Saiba como são provas do concurso
Seleção tem três fases, sendo as duas primeiras nos dias 5 de outubro e de 28 a 31 de outubro
Cederj 2025.2: resultado do vestibular é liberado; confira aprovados
Quase 7 mil vagas foram oferecidas pelo Cederj em cursos superiores EaD em universidades públicas do Rio de Janeiro
Encceja 2025: veja 7 videoaulas para estudar para o exame
As provas serão aplicadas no dia 03 de agosto. Os participantes podem utilizar videoaulas do Brasil Escola para estudar os conteúdos cobrados.