UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Três instituições do Rio Grande do Sul realizam provas do Vestibular de Verão 2015

Três instituições do Rio Grande do Sul realizam provas do Vestibular de Verão 2015

PUC-RS deu início aos testes do seu certame no sábado, dia 06 de dezembro

Publicado por Érica Caetano
07/12/2014 00h42

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) dá continuidade hoje, 07 de dezembro, as provas do seu Vestibular de Verão 2015, iniciadas ontem, dia 06. Os locais onde serão realizados os testes foi liberado no último dia 02. Confira:

Locais de prova PUC-RS Verão 2015

Os exames deste domingo acontecem no mesmo horário de ontem, ou seja, das 16h às 20h, em Porto Alegre. No primeiro dia, os participantes foram condicionados a 30 questões objetivas de Física, Biologia e Língua Portuguesa. Hoje, haverá mais 60 questões de Química, Geografia, História, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). 

De acordo com o Manual do Candidato, os vestibulandos devem chegar aos locais dos testes com meia hora de antecedência (15h30), portando a cédula de identidade e uma caneta esferográfica azul ou preta. Os gabaritos serão disponibilizados a partir das 20h.

A oferta é de 3.758 vagas em 68 opções de cursos. Engenharia de Software é oferecido pela primeira vez. O resultado é esperado para 10 de dezembro, com matrículas para o dia 15 seguinte. A segunda chamada deve ser realizada no dia 23 de janeiro de 2015. Mais informações no Manual do Candidato ou pelo telefone (51) 3320-3557.

IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) também realiza hoje as provas do seu 1º Vestibular de 2015. O ensalamento foi liberado no dia 28 de novembro. Confira:

Locais de prova IFRS 2015/1

Os testes terão duração de quatro horas e 30 minutos. Na ocasião, os candidatos serão condicionados a 45 perguntas objetivas além da confecção de uma redação. O Instituto recomenda a chegada com antecedência de, no mínimo, 30 minutos. É necessário estar portando o documento de identidade com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.

Estão sendo ofertadas 719 vagas em cursos superiores ministrados nos municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Sertão e Viamão. A concorrência do certame também foi disponibilizada.

A lista final de aprovados é esperada para o dia 29 de dezembro. Nesta data será publicado também o cronograma de matrículas dos aprovados em 1ª chamada. As aulas terão início no primeiro semestre de 2015. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Instituto também oferta o ingresso por meio do desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No mesmo dia de divulgação do resultado final, também serão disponibilizadas as informações sobre chamada pelo SiSU. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do Edital e Manual do Candidato.

UCS

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul, é outra instituição a aplicar neste domingo as provas do seu Vestibular de Verão 2015. O Cartão de Confirmação de Inscrição, onde consta os locais de prova, foi liberado no dia 1º deste mês. Confira:

Locais de prova UCS Verão 2015

As provas acontecem das 08h30 às 13h30. A instituição recomenda a chegada com antecedência aos locais de prova, já que os portões de acesso serão abertos às 08h. É necessário estar munido do documento oficial de identidade com foto e que foi utilizado no ato da inscrição. Os materiais necessários para a realização da prova serão fornecidos pela Universidade.

As mais de 5 mil vagas ofertadas estão distribuídas nos campi das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Hortênsia, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e Vale do Caí. Também há oportunidades na modalidade Ensino a Distância (EaD), sendo 500 postos para Pedagogia, outros 200 para Biblioteconomia, 180 para Gestão de Recursos Humanos e 180 para Gestão Comercial.

As provas terão duração de cinco horas. Inscritos vão produzir uma Redação e responder 50 questões objetivas divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Conhecimentos Gerais e duas outras matérias específicas para cada curso, conforme consta no quadro das páginas 17 e 18 do Manual do Candidato.

A data de divulgação da 1ª, 2ª e da 3ª chamadas bem como a de realização de matrícula serão apresentadas aos vestibulandos no dia da realização dos testes. Entre os dias 22 de dezembro e 03 de fevereiro de 2015, a UCS receberá inscrições para vagas remanescentes, cujo ingresso poderá ser por meio da apresentação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 a 2014. Outros detalhes podem ser obtidos no Edital de Inscrição, no Manual do Candidato, ou ainda, pelos telefones (54) 3218-2152/2178/2322.

Veja também

Quais as principais festas juninas no Brasil?
Confira as atrações, datas e cidades das principais festas juninas do Brasil.
UFU realiza 2ª fase do Vestibular 2025/2 neste domingo (8): veja horário e orientações
Prova será aplicada neste domingo, 8 de junho, das 10h às 15h30
Qual é o prêmio da OBMEP 2025?
Alunos podem até receber bolsas de estudo por conta das premiações da OBMEP.
Inscrição do Enem 2025: estudantes podem se inscrever até amanhã (6)
Estudantes podem pagar taxa de R$ 85 até dia 11 de junho, por pix e débito bancário, por exemplo
Inscrição do vestibular 2025/2 das Fatecs é prorrogada
Inicialmente, as inscrições do vestibular 2025/2 das Fatecs encerrariam amanhã, dia 6 de junho.
Dia do Meio Ambiente: veja assuntos que mais caem no Enem e vestibulares da Fuvest, Unicamp e Unesp
Levantamento aponta temas sobre o meio ambiente que mais são cobrados nas provas do Enem e de vestibulares
Canguru de Matemática 2025 tem 1,5 milhão de participantes e bate recorde; resultado está disponível
São mais de 171 mil alunos medalhistas nas provas do Concurso Internacional Canguru de Matemática em 2025
Dia Mundial do Meio Ambiente: especialistas explicam como utilizar o tema na redação do Enem 2025
Mesmo que o exame não tenha explorado o tema, ainda é possível utilizá-lo como repertório cultural.
Enem 2025: saiba como e até quando pagar a taxa de inscrição do exame
Estudantes que não foram isentos da taxa devem pagar R$ 85 para participar das provas do Enem 2025
UEG realiza reaplicação do Vestibular de Medicina 2025/2
Candidatos que realizaram a prova em salas dos prédios Aroeira e Baru terão o direito de realizar a prova novamente. O novo local de prova está disponível.
Meio ambiente: alunas de escola pública apresentam trabalho de robótica e Caatinga em olimpíada nos EUA
Estudantes representam Rio Grande do Norte em evento no Rochester Institute of Technology (RIT), em Nova Iorque (EUA)
Obmep 2025: professores analisam e resolvem questões das provas da 1ª fase
Mais de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas