Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Com mais de 80 anos de história, PUC-RS é considerada uma das mais tradicionais instituições de ensino superior no Brasil.

Publicado por Wanja Borges
PUC-RS foi reconhecida como Pontifícia 19 anos após sua criação
PUC-RS foi reconhecida como Pontifícia 19 anos após sua criação

Com a missão de produzir e difundir conhecimento e promover a formação humana e profissional, orientada pela qualidade e pela relevância, é que a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) foi fundada em março de 1931, sob o nome de Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas. Com atuação fundamentada nos direitos humanos, nos princípios do Cristianismo e na tradição marista, a instituição foi reconhecida como Universidade em 1948 e como Pontifícia em 1950.  

Considerada uma das mais tradicionais instituições de ensino superior no Brasil, a PUC-RS conta atualmente com mais de 30 mil alunos, cinco mil técnico-administrativos e dois mil docentes. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a Universidade foi reconhecida com conceito 4. No mesmo ano, através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de Odontologia recebeu conceito máximo na avaliação e os cursos de Agronomia, Medicina e Fisioterapia foram classificados com conceito 4. 

CAMPUS
•    Campus Central

Avenida Ipiranga, nº 6.681, Porto Alegre – RS
http://www.pucrs.br
(51) 3320-3500

Administração (Administração de Empresas), Administração (Comércio Internacional), Administração (Empreendedorismo e Sucessão), Administração (Gestão de Tecnologia da Informação), Administração (Marketing), Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Aeronáuticas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis (Controladoria e Finanças), Ciências Econômicas, Ciência e Inovação de Alimentos, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Relações Públicas), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica-Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, Gestão de Turismo, História, Hotelaria, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Produção Audiovisual, Psicologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teologia, Tecnologia em Escrita Criativa e Tecnologia em Gastronomia.

•    Campus Viamão
Avenida Senador Salgado Filho, nº 7.000, Viamão – RS 
http://www.pucrs.br/viamao
(51) 3320-7100

INFRAESTRUTURA
O Campus Central da PUC-RS é constituído por mais de 55 hectares de área arborizada e espaços para estudo, lazer e integração. Neste complexo educacional, funcionam 22 faculdades, 10 institutos, 8 órgãos suplementares e uma biblioteca, além do Parque Esportivo, Científico e Tecnológico; Museu de Ciências e Tecnologia, Hospital Universitário, Centro de Eventos etc. Em Uruguaiana e Viamão, são quatro faculdades, sendo que o campus Viamão está localizado em uma área de 32 mil m² e sedia algumas das empresas que recebem o suporte da Incubadora Raiar. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular da PUCRS acontece semestralmente, normalmente nos meses de junho e dezembro. Suas provas são aplicadas em dois dias e constituídas por 30 questões objetivas de Física, Biologia e Língua Portuguesa mais redação, no primeiro dia; e 60 questões de múltipla escolha de Química, Geografia, História, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês) no segundo dia. Em ambos, a duração é de quatro horas. 

•    ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) também é uma das formas de ingresso da PUC-RS. Através do Programa, estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos podem garantir bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio, com desempenho superior
a 400 pontos.

•    Fies
A Universidade também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação de financiamento pode ser feita em qualquer período do ano, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Em seguida, o estudante deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da PUC-RS e, em seguida, formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.

•    Ensino a Distância 
Vinculada diretamente à Reitoria, a Diretoria de Educação a Distância da PUC-RS foi constituída em 1998 e um ano depois, após a Universidade encaminhar um Projeto de Credenciamento da PUCRS VIRTUAL ao Ministério da Educação (MEC), a instituição passou a oferecer o curso de graduação em Engenharia Química, com ênfase em Petroquímica e cursos de Pós-Graduação lato sensu na modalidade a distância. Atualmente, a PUC-RS oferece apenas cursos de especialização. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS 
Facebook | Facebook do Vestibular | Twitter Youtube 

Veja também

UEPG libera resultado do Vestibular de Primavera 2021
Mais de 9 mil estudantes concorreram a 725 vagas em 39 cursos de graduação

ITA divulga locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022
As provas desta etapa serão aplicadas no dia 02 de novembro, das 08h às 13h. A oferta é de 150 vagas, sendo 120 para a reserva e 30 para a ativa.

UFJF (MG) reabre prazo de inscrições do Pism 2022 a partir de amanhã (26)
Inscrições poderão ser feitas até as 18h do dia 27 de outubro.

IFTM recebe inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas pelo IFTM 940 vagas para cursos superiores ministrados em Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio e Patos de Minas. 

UFT está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/1
A UFT está ofertando 948 vagas em 50 graduações. Desse total de oportunidades, 15 vagas destinam-se ao curso de Medicina.

Inep reabre prazo de inscrições para aqueles que queiram trabalhar no Enem 2021
O prazo vai até amanhã, 26 de outubro. O Inep publicará a relação dos inscritos homologados e convocados para o curso de capacitação no dia 28.

Pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2022 da UFRGS estão abertos
Os interessados em participar podem se cadastrar até o dia 05 de novembro.

IME realiza provas da 2ª fase do Vestibular 2021/2022
Elas continuam sendo aplicadas até o próximo dia 28. É necessário levar documento de identificação original com foto.

Após prazo prorrogado, IFMT encerra inscrições do Vestibular 2022
Nesta edição, o Instituto oferece 1.189 vagas. A reserva é de 60% das oportunidades para candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal).

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 da FTT chega ao fim
Estão sendo ofertadas 160 vagas para São Bernardo do Campo/SP. Provas acontecem em 14 de novembro.

Feevale (SC) encerra inscrições do Vestibular 2022 de Medicina na tarde de hoje
Estão sendo oferecidas 81 vagas para o curso de Medicina, das quais 41 são para o primeiro semestre e 40 para o segundo. Elas destinam-se ao campus II da Feevale, em Novo Hamburgo/RS.

Inscrições do Vestibular 2022/1 do IFRS são finalizadas
Pedidos de isenção de taxa de inscrição já foram recebidos de 11 a 22 de setembro. O resultado está disponível e quem teve a isenção da taxa deferida também precisará realizar as inscrições.