Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Sul
  4. Universidade Caxias do Sul – UCS

Universidade Caxias do Sul – UCS

Presente em nove cidades diferentes, UCS oferece mais de 80 cursos de graduação para quase 40 mil estudantes.

Publicado por Wanja Borges
UCS foi construída com o esforço coletivo da comunidade
UCS foi construída com o esforço coletivo da comunidade

Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável. Essa é a missão da Universidade Caxias do Sul (UCS), instituição de ensino superior, de caráter comunitário e regional, criada em 1967 e integrada à Fundação Universidade de Caxias do Sul. Considerada a faculdade mais antiga da região, a UCS foi construída com o esforço coletivo da comunidade da região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. 

Presente em nove cidades, a instituição abrange cerca de 70 municípios e um milhão de habitantes. Atualmente, com 81 cursos de graduação, a UCS conta com 37 mil estudantes e 1,2 mil professores titulados. No Índice Geral de Cursos de 2010, a Universidade foi conceituada com nota 3. Já no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de Serviço Social oferecido pela instituição obteve nota máxima. Agronomia, Farmácia e Medicina foram classificados com conceito 4. 

 

 

CAMPUS
•    Cidade Universitária de Caxias do Sul
Rua Francisco Getúlio Vargas, nº 1.130, Caxias do Sul – RS
http://www.ucs.br/site
(54) 3218-2100

Administração, Administração (Comércio Exterior), Administração (Administração de Empresas), Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (Bacharelado/Licenciatura), Automação Industrial, Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura), Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Comércio Internacional, Computação, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Relações Públicas), Direito, Design, Design de Moda (Tecnologia), Educação Artística (Artes Plásticas), Educação Física (Bacharelado/Licenciatura), Eletrônica Industrial (Tecnologia), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Farmácia, Filosofia (Bacharelado/Licenciatura), Fisioterapia, Fotografia (Tecnologia), Geografia, Gestão da Qualidade (Tecnologia), Gestão Comercial (Tecnologia), Gestão Financeira (Tecnologia), Gestão de Marketing (Tecnologia), Gestão de Recursos Humanos (Tecnologia), História, Letras, Letras Habilitações, Letras (Espanhol), Letras (Inglês), Matemática, Medicina, Moda e Estilo (Tecnologia), Música, Negócios Imobiliários (Tecnologia), Nutrição, Pedagogia, Pedagogia Habilitações, Polímeros (Tecnologia), Processos Gerenciais (Tecnologia), Psicologia, Química (Bacharelado/Licenciatura), Radiologia (Tecnologia), Secretariado (Tecnologia), Secretário Executivo Bilíngue, Serviço Social, Sistemas de Informação, Sociologia e Tecnologias Digitais. 

 

•    Campus Região dos Vinhedos
Alameda João Dal Sasso, nº 800, Bento Gonçalves – RS
http://www.ucs.br/portais/carvi
(54) 3449-5200 

Administração, Administração (Administração de Empresas), Administração (Comércio Exterior), Ciências (Biologia), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Internacional, Design, Design de Produto, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Geografia (Bacharelado/Licenciatura), Letras, Letras Habilitações, Pedagogia, Pedagogia Habilitações, Sistemas de Informação e Turismo.     

 

•    Campus Vacaria
Av. Dom Frei Cândido Maria Bampi, nº 2.800, Vacaria – RS
https://ucsvirtual.ucs.br/portais/camva
(54) 3232-6683

Av. Presidente Kennedy, nº 2.020, Vacaria – RS
https://ucsvirtual.ucs.br/portais/camva
(54) 3232-2055

Administração, Administração (Administração de Empresas), Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Filosofia, História, Letras, Pedagogia Habilitações, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação.

 

•    Campus Vale do Caí
RS 122, s/nº, Km 10, São Sebastião do Caí – RS
http://www.ucs.br/portais/cvale
(51) 3536-1727

Administração, Administração (Administração de Empresas), Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de Produção.

 

•    Núcleo Universitário de Canela
Rua Rodolfo Schlieper, nº 222, Canela – RS
http://www.ucs.br/portais/nucan
(54) 3282-5200

Administração, Administração (Administração de Empresas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Eventos (Tecnologia), Hotelaria, Processos Gerenciais (Tecnologia) e Turismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

•    Núcleo Universitário de Farroupilha
Rodovia dos Romeiros, nº 567, Farroupilha – RS
http://www.ucs.br/portais/nufar
(54) 3261-2922

Administração, Administração (Comércio Exterior), Ciências Contábeis, Direito, Gestão de Recursos Humanos (Tecnologia) e Logística (Tecnologia).

 

•    Núcleo Universitário de Guaporé
RS 129, Km 119, Linha Colombo, Guaporé – RS
http://www.ucs.br/portais/nugua
(54) 3443-8400

Administração, Administração (Administração de Empresas) e Direito.

 

•    Núcleo Universitário de Nova Prata
Rua Clemente Tarasconi, nº 71, Nova Prata – RS
http://www.ucs.br/portais/nupra
(54) 3242-1008

Administração, Administração (Administração de Empresas), Ciências Contábeis e Direito.

 

•    Núcleo Universitário de Veranópolis
Av. Dr. José Montaury, nº 181, Veranópolis – RS
http://www.ucs.br/portais/nuver
(54) 3441-1723

Enfermagem. 

 

 

INFRAESTRUTURA
Localizada na região Nordeste do Rio Grande do Sul, a UCS conta com 9 núcleos universitários. Neles, é possível encontrar Auditórios, Laboratórios Especializados, Centro de Teledifusão Educativa, Serviço de Assistência Jurídica, Salão de Eventos, UCS TV, UCS FM, Ambulatório, Casa do Professor Visitante, Centro Cívico, Centro de Convivência, Estação de Tratamento, Hospital Universitário, Restaurante Universitário, Zoológico, Estufas, Insetário, Museu e muito mais. A Universidade oferece, ainda, a possibilidade de o vestibulando fazer um tour virtual pela instituição.  Para isso, basta acessar o site http://www.ucs.br/site/tourvirtual

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A UCS realiza dois vestibulares por ano. O de inverno normalmente é aplicado no mês de junho e o de verão, em dezembro. Em ambos, as provas são constituídas por 50 questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Conhecimentos Gerais e duas disciplinas específicas, conforme o curso escolhido. Além disso, os vestibulandos também são condicionados a uma Redação, que pode ser substituída pela nota obtida pelo estudante na Prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

 

•    Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma das formas de ingresso da UCS. Através do Programa, estudantes com renda familiar, por pessoa, de um e meio até três salários mínimos podem garantir bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se candidatar, o vestibulando tem que ter participado do último Enem, com desempenho superior a 400 pontos. 

 

•    Fies
A Universidade também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação de financiamento pode ser feita em qualquer período do ano, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Em seguida, o estudante deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da UCS e, em seguida, formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.

 

•    Ensino a Distância 
Atualmente, a UCS oferece 10 cursos de graduação, predominantemente tecnológicos, na modalidade ensino a distância. São eles: Gestão Comercial, Marketing, Processos Gerenciais (Micro e Pequenas Empresas), Gestão de Recursos Humanos, Logística, Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Licenciatura em Pedagogia, Programa Especial de Formação Pedagógica e Formação Específica de Gestão em Supermercados. Além disso, a instituição ministra duas pós-graduações pelo mesmo método. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa