Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Após 10 anos, UEMS vai voltar a realizar o seu Vestibular

Após 10 anos, UEMS vai voltar a realizar o seu Vestibular

A volta da seletiva própria ocorrerá já em fevereiro de 2021, após 10 anos utilizando o ingresso dos candidatos somente via SiSU.

Publicado por Érica Caetano , Adriano Lesme
02/10/2020 18h54

A Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMS) informou nesta sexta-feira, 02 de outubro, que voltará ao seu Vestibular tradicional. A volta da seletiva própria ocorrerá já em fevereiro de 2021 após 10 anos utilizando o ingresso dos candidatos somente via sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

O intuito do retorno do Vestibular é dar mais oportunidades aos candidatos do estado do Mato Grosso do Sul, um pedido antigo da comunidade acadêmica. Além disso, a organização de um vestibular próprio dá segurança para a universidade garantir o ingresso de novos alunos até o início do primeiro semestre, já que o Enem 2020 foi adiado.

Ainda não ficou definido como será a formação do Vestibular, mas o que se sabe é que metade das vagas ofertadas será para aqueles que fizerem a prova própria da UEMS e a outra parte para os que escolherem o aproveitamente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UEMS também estuda aceitar o histórico escolar do ensino médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um ponto que ainda está em discussão é o sistema de cotas. A princíprio, 20% das vagas serão para pretos e pardos, 10% para indígenas e 10% para residentes no Mato Grosso do Sul. Os estudantes pretos, pardos e indígenas precisam ter feito o ensino médio em escola pública para serem cotistas.

E o SiSU da UEMS?

O SiSU continuará sendo utilizado pela UEMS, mas com uma oferta menor de vagas. No Vestibular, os estudantes poderão usar as notas das cinco últimas edições do Enem, diferente do SiSU que só aceita a da última.

Mais informações no site da UEMS

Veja também

Inscrições para a seleção Enem-Unicamp 2022 são prorrogadas
Prazo seria finalizado hoje, dia 30, às 17h. Agora, segue aberto até 06 de dezembro e a taxa custa R$ 30. Candidatos que também se inscreveram para o Vestibular 2022 da Unicamp pagarão R$ 15 para se inscrever na seleção via Enem.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/1 das Fatecs (SP) é prorrogado
Inscrições seriam finalizadas amanhã, dia 1º. Contudo, prazo foi prorrogado até o próximo dia 08.

Inscrições do Vestibulinho 2022/1 das Etecs (SP) são prorrogadas
Elas seriam finalizadas nesta terça-feira, dia 30. Porém, prazo agora vai até às 15h do dia 06 de dezembro.

PUC Campinas divulga resultado do seu Vestibular 2022
Relação de aprovados não inclui o curso de Medicina. Para esta graduação, o resultado é esperado para 16 de dezembro.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022 da UERR
As provas estão marcadas de acontecerem no dia 09 de janeiro de 2022, das 09h às 14h, em Boa Vista e Rorainópolis. Os locais de provas serão divulgados cinco dias antes.

Enem 2021: notas dos participantes serão liberadas em fevereiro
Informação foi divulgada pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, na tarde de hoje

USCS divulga resultado do Vestibular 2022 de Medicina
Selecionados para as 180 vagas devem fazer matrículas de 6 a 9 de dezembro.

UPE anuncia mudanças no SSA a partir de 2022
Novo formato do SSA será implantado de forma progressiva, de acordo com as normas a serem publicadas a cada ano, acompanhando a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Resultado era esperado somente para 13 de dezembro, mas relação de classificados para a 2ª etapa saiu nesta segunda-feira (29).

Enem 2021: prazo para solicitar reaplicação é iniciado
A reaplicação do Enem 2021 acontece nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro.

UFMS divulga local de prova do Vestibular 2022 e Passe 2021
Processos seletivos serão aplicados nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente

Faculdade Albert Einstein finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas 300 vagas no Vestibular 2022 para os dois semestres letivos do próximo ano. Esta é a primeira edição que tem a oferta do curso de Fisioterapia.