A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é mais uma instituição de ensino superior que aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso nos cursos de graduação a partir de 2014. Ao todo, 1.590 vagas em 36 cursos de graduação serão oferecidas para o processo seletivo do primeiro semestre. O prazo para inscrições será estipulado pelo Ministério da Educação (MEC).
A porcentagem de vagas destinadas aos alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas também sofreu alteração em decorrência do novo Censo Escolar. Segundo o levantamento, o percentual é de 91% no Rio Grande do Sul, 89% no Paraná e 86% em Santa Catarina. Para os estudantes que cursaram parcialmente o ensino médio na rede pública, o percentual será de 2%.
Uma nova seleção será realizada para os cursos com vagas no segundo semestre letivo. As aulas são ministradas nos campi de Laranjeiras do Sul e Realeza (PR), Cerro Largo e Erechim (RS) e Chapecó (SC). Até 2013, a instituição utilizava o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em um processo seletivo próprio. Mesmo com o SiSU, candidato não pode zerar nenhuma disciplina e nem tirar menos de 300 pontos na Redação. Detalhes no Edital.