Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFMA aprova bônus nas notas do Enem de alunos maranhenses

UFMA aprova bônus nas notas do Enem de alunos maranhenses

A reitora da Universidade dará continuidade ao processo para encaminhamento da proposta de implantação da política para a PROGF

Publicado por Érica Caetano
10/10/2017 11h30 , atualizado em 10/10/2017 11h43

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), aprovou ontem, dia 09, por unanimidade, a política educacional afirmativa que dispõe sobre o ingresso qualificado de estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão à Universidade.

Com isso, esses estudantes terão o acréscimo de 20% nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2018. O acréscimo valerá para todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão, e que escolham algum curso de graduação da UFMA, em quaisquer dos campi. 

A medida visa diminuir a exclusão de estudantes maranhenses do processo de Seleção Unificada (SISU), além da evasão de candidatos aprovados naturais de outros estados do país que, após os primeiros períodos de graduação na UFMA, acabam abandonando a vaga. 

Bônus em outras universidades

A iniciativa aprovada pela UFMA não é inédita. Outras universidades federais já adotaram bônus para moradores do estado ou da respectiva região. A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi a primeira a aderir, para todos da região Norte.

Na UFPA acontece da seguinte forma: o sistema do SiSU, durante o período de inscrições, disponibiliza a funcionalidade que possibilita o acesso ao bônus de 10% aos candidatos às vagas da Univeridade que cursaram todo o ensino médio nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, caso seja de sua vontade utilizar deste benefício.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul, foi estentida a abrangência das cotas regionais para 44 municípios. Com isso, quem cursou o ensino médio no sudoeste e no sudeste do estado pode receber 20% de bônus na nota no Enem, sem o direito de acumular a outras cotas.

Geralmente, os bônus destinam-se a vagas de ampla concorrência. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), há 40 vagas para estes candidatos. Aqueles que se inscreverem para uma delas após terem concluído o ensino médio em escolas públicas ou privadas de microrregiões próximas à instituição poderão atribuir 20% de bônus na média do Enem.

As Universidades Federais do Amazonas (UFAM), Pernambuco (UFPE) e Alagoas (UFAL),  utilizam a bonificação para os estudantes que pretendem ingressar no curso de Medicina, podendo o bônus variar entre 5% e 20%. 

Diminuir evasão e estimular o ingresso

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as universidades têm autonomia para oferecer o benefício. As instituições de ensino afirmam que existe uma grande quantidade de candidatos de outras regiões que acabam por abandonar o curso no decorrer do mesmo, por estarem residindo muito distante dos locais de aula, fazendo com que estas vagas acabem ficando ociosas. 

Com o bônus, as Universidades têm a expectativa de estimular o ingresso da população de determinada região ao ensino superior e evitar desistências.

Veja também

Inscrições do Vestibular 2020/2 da URCA (CE) são finalizadas
Pedidos de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo foram recebidos de candidatos que se encaixavam em nove categorias. No total, 2.955 estudantes tiveram o pedido aceito e conseguiram isenção integral ou parcial de 50% e 25%.

Unit publica resultado dos Vestibulares 2020/2 de Alagoas e Sergipe
Aprovados já devem garantir a vaga na próxima semana, fazendo matrículas entre os dias 4 e 10 de julho

UPF (RS) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Por conta da pandemia do coronavírus, os candidatos somente foram selecionados pelas notas das edições de 2016 a 2019 do Enem. 

FEI, em São Paulo, solta resultado do Vestibular 2020/2
Convocados para as mais de 2 mil vagas devem fazer registro acadêmico na próxima terça e quarta-feira, dias 7 e 8

Pernambuco: confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina e demais cursos da FPS
Candidatos foram selecionados pelas notas do Enem de 2017 a 2019 por causa da pandemia do coronavírus

Faculdade Santa Casa de SP divulga resultado do Vestibular 2020/2
Somente foram aceitas notas do Enem desde que o estudante não tenha zerado alguma das cinco provas. A classificação foi feita por ordem decrescente da nota final para preenchimento das vagas.

São Paulo: Fatecs e Etecs anunciam novo formato e datas dos Vestibulares 2020/2
Prazo para solicitar isenção de taxa de inscrição dos dois processos seletivos começou hoje e segue até dia 6 de julho

Resultado da enquete com as novas datas do Enem 2020 é divulgado pelo Inep
Os números foram apresentados em coletiva de imprensa. Presidente do Instituto reforçou que as inscrições do Enem 2020 não serão reabertas.

Consulta de vagas do SiSU 2020/2 é liberada
Estão sendo oferecidas no SiSU do segundo semestre de 2020 51.800 vagas gratuitas em 57 instituições de ensino superior públicas. A novidade desta edição é a possibilidade de se inscrever para cursos EaD.

ITA: confira resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021
Beneficiados com a gratuidade precisam se inscrever no processo seletivo entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro.

Inscrições para Vestibular 2020/2 da Unicap via Enem podem ser feitas
Para curso de Medicina, é necessário ter feito provas de uma das duas últimas edições do exame educacional

PUC-Rio recebe inscrições para o Vestibular de Inverno 2020
Processo seletivo oferece 562 vagas para candidatos que fizeram o Enem ou exames internacionais. Resultado sai dia 23 de julho.