A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou a ampliação do número de cidades em que será aplicada a primeira etapa do Vestibular 2023. No processo anterior foram seis, agora serão doze cidades.
Além de Curitiba, Pontal do Paraná, Toledo, Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina, o processo seletivo da UFPR será realizado também em Cascavel, Garapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá no estado do Paraná. Outra cidade que sediará o vestibular é Joinville, em Santa Catarina, pela primeira vez.
A ampliação das cidades de aplicação da prova tem o objetivo de aproximar a universidade dos candidatos, garantindo a possibilidade de menores deslocamentos, de acordo com o professor José Carlos Eidam, coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR.
A novidade atende uma grande demanda de inscritos que não são da região metropolitana de Curitiba. No processo seletivo 2021/2022, aplicado em fase única em fevereiro deste ano, 75% dos candidatos inscritos residiam no Paraná e, destes participantes, 36% são de cidades fora da região metropolitana.
A decisão da universidade de realizar a prova em uma cidade de Santa Carina se deve pelo fato do estado ser o segundo a contar com mais inscritos no vestibular da UFPR.
Na segunda fase do vestibular, os candidatos farão a prova em Curitiba, exceto aos que concorrem a vagas em Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo, já que podem optar, ao fazer a inscrição, em fazer a prova em alguma dessas cidades.
Confira o programa de provas do Vestibular 2023 da UFPR
Duas fases
Após duas edições realizadas em fase única, devido à pandemia da Covid-19, o vestibular da UFPR volta a ocorrer em duas fases. A novidade busca valorizar as habilidades de leitura e escrita.
Leia: Vestibular 2023 da UFPR voltará a ter duas fases
Obras literárias
Compõem a relação de obras literárias cobradas no Vestibular 2023 da UFPR as seguintes produções:
- Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo
- Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto
- Nove Noites, Bernardo Carvalho
- O livro das semelhanças, Ana Martins Marques
- O Uraguai, Basílio da Gama
- Quarto de Despejo, Carolina Maria de Jesus
- Sagarana, Guimarães Rosa
- Últimos Cantos, Gonçalves Dias
Veja também as referências bibliográficas necessárias para as provas de Sociologia, Filosofia e para a prova teórica de habilidades específicas do curso de Música.