O vestibular 2023 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) voltará a ter duas fases. O anúncio foi feio pelo reitor da instituição, o professor Ricardo Marcelo Fonseca, em sua conta no Twitter.
A previsão é que as etapas sejam realizadas no final do mês de outubro (1ª fase) e no final de novembro (2ª fase). A divulgação das obras indicadas está prevista para ainda esta semana.
De acordo com o reitor, a experiência do vestibular da UFPR em uma só fase foi positiva, mas o retorno das duas etapas fará com que as habilidades de leitura e escrita (nas provas específicas e na produção de textos), componham o perfil dos alunos e também os do ensino médio.
Mudanças ocasionadas pela pandemia
No início do ano de 2021, a UFPR divulgou que aplicaria somente uma fase de provas no seu Vestibular.
Segundo o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição, o formato do vestibular foi alterado por causa do cenário de restrições e evolução da Covid-19 no Paraná.
Também foram levadas em conta a expectativa dos candidatos e a retomada do calendário acadêmico, com a definição do início do ano letivo 2021.
Na ocasião, o reitor da UFPR destacou que a decisão viabilizava a realização de todo o processo, com dias adequados para correção, divulgação de resultados e matrículas dos calouros.
Relembre como foi o vestibular 2021 da UFPR
As provas do Vestibular 2021 da UFPR estavam marcadas para o dia 28 de março, mas foram adiadas pela segunda vez devido ao estado de emergência da pandemia. s provas foram aplicadas no dia 18 de julho, nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
Na época, o número de questões foi reduzido em 30%, com 60 perguntas. Nas duas fases, os vestibulandos respondem 90 questões objetivas mais uma redação, que conta com 30% da nota total. A segunda etapa do Vestibular é formada por questões discursivas.