Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFRGS cria novas cotas e anuncia criação de comissão para avaliar critério de raça

UFRGS cria novas cotas e anuncia criação de comissão para avaliar critério de raça

As mudanças anunciadas já entrem m vigor para o Vestibular e SiSU 2018.

Publicado por Rafael Batista
26/09/2017 11h25

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou algumas alterações em sua Política de Ações Afirmativas da instituição que já estarão em vigor para ingresso em 2018. As medidas influenciam tanto o Concurso Vestibular, quanto as vagas ofertas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Um dos principais pontos é a reserva de vagas para pessoas com deficiência, em virtude da Lei 13.409/2016, que atualizou a Lei de Cotas. Sendo assim, os estudantes de escolas públicas, que se inscreverem pelo sistema de cotas, deverão se enquadrar em uma das oito modalidades previstas, conforme o gráfico:

- L1: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

- L1 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L2: candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;

- L2 – PcD: candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L3: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- L3 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L4: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.

- L4 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.

Comissão de Avaliação de Cotas

Além da nova modalidade, a UFRGS vai implantar uma comissão para homologar o ingresso de pretos, pardos e indígenas no Programa de Ações Afirmativas. A intenção é que a banca de avaliação analise o fenótipo do candidato para constatar se ele é visto como pertencente ao grupo racial declarado.

Serão consideradas outras características além da cor da pele, como tipo de cabelo, formato do nariz e dos lábios. No caso dos inscritos como indígenas, a comprovação será feita por meio da apresentação de ocumentos com validação das lideranças da comunidade de origem ou de instituições da área.

Vestibular 2018

 A UFRGS ainda não divulgou informações sobre o cronograma de inscrições do Vestibular 2018. Os pedidos de isenção de taxa serão recebidos até esta terça-feira, dia 26 de setembro. As provas estão marcadas para acontecer entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2018.

Mais informações no site da Coperse/UFRGS.

Veja também

FPS, no Pernambuco, está com inscrições abertas para Vestibular 2022/1
Há vagas para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia

Cederj divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa e cotas do Vestibular 2022/1
Agora, a revisão da documentação que comprove o direito aos benefícios pode ser feita até amanhã, 19 de outubro. 

UFT divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2022/1
Puderam participar candidatos de baixa renda e estudantes da rede pública de ensino

UFRGS libera resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às mais de 1,4 mil vagas foram avaliados pelas notas de vestibulares anteriores ou do Enem

Pará: Cesupa recebe inscrições para Vestibular 2022
Processo seletivo oferece mais de 1,7 mil vagas. Para carreira de Medicina, são 160 oportunidades.

UEMS inscreve para o Vestibular 2022
Estudantes de escolas públicas terão o prazo até 29 de outubro para solicitarem isenção da taxa de inscrição. O resultado das solicitações está previsto de ser liberado em 18 de novembro.

UFSC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022
Será a retomada das provas presenciais da Universidade. Estão sendo oferecidas pela UFSC 4.521 vagas distribuídas em 102 cursos de graduação.

Inscrições do Pism 2022 da UFJF são finalizadas
O Pism é o vestibular seriado da instituição mineira. Os candidatos fazem provas ao final de todos os anos do ensino médio, mas somente podem concorrer às vagas no terceiro e último ano.

Após prazo prorrogado, inscrições do PAES 2020 da Unimontes são finalizadas
A Unimontes está oferecendo 720 vagas para os aprovados na 3ª etapa do PES 2020. É reservado, pelo menos, 50% das oportunidades para as cotas.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022 de Medicina da Unitau (SP) é finalizado
Para efetivar a inscrição, é necessário realizar o pagamento do boleto, gerado a partir do preenchimento dos dados no site. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 31 de outubro.

Provas da 1ª fase de Medicina da UVV do Vestibular 2022/1 são realizadas
A UVV oferece 85 vagas para o curso de Medicina. As oportunidades são para Vila Velha/ES.

PUCPR: provas on-line do Vestibular de Verão 2022 dos demais cursos são realizadas hoje (17)
As provas on-line ocorrem em dois blocos de duas horas e um intervalo de 10 minutos.