Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFRGS cria novas cotas e anuncia criação de comissão para avaliar critério de raça

UFRGS cria novas cotas e anuncia criação de comissão para avaliar critério de raça

As mudanças anunciadas já entrem m vigor para o Vestibular e SiSU 2018.

Publicado por Rafael Batista
26/09/2017 11h25

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou algumas alterações em sua Política de Ações Afirmativas da instituição que já estarão em vigor para ingresso em 2018. As medidas influenciam tanto o Concurso Vestibular, quanto as vagas ofertas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Um dos principais pontos é a reserva de vagas para pessoas com deficiência, em virtude da Lei 13.409/2016, que atualizou a Lei de Cotas. Sendo assim, os estudantes de escolas públicas, que se inscreverem pelo sistema de cotas, deverão se enquadrar em uma das oito modalidades previstas, conforme o gráfico:

- L1: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

- L1 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L2: candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;

- L2 – PcD: candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L3: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- L3 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L4: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.

- L4 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.

Comissão de Avaliação de Cotas

Além da nova modalidade, a UFRGS vai implantar uma comissão para homologar o ingresso de pretos, pardos e indígenas no Programa de Ações Afirmativas. A intenção é que a banca de avaliação analise o fenótipo do candidato para constatar se ele é visto como pertencente ao grupo racial declarado.

Serão consideradas outras características além da cor da pele, como tipo de cabelo, formato do nariz e dos lábios. No caso dos inscritos como indígenas, a comprovação será feita por meio da apresentação de ocumentos com validação das lideranças da comunidade de origem ou de instituições da área.

Vestibular 2018

 A UFRGS ainda não divulgou informações sobre o cronograma de inscrições do Vestibular 2018. Os pedidos de isenção de taxa serão recebidos até esta terça-feira, dia 26 de setembro. As provas estão marcadas para acontecer entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2018.

Mais informações no site da Coperse/UFRGS.

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game