Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFRGS cria novas cotas e anuncia criação de comissão para avaliar critério de raça

UFRGS cria novas cotas e anuncia criação de comissão para avaliar critério de raça

As mudanças anunciadas já entrem m vigor para o Vestibular e SiSU 2018.

Publicado por Rafael Batista
26/09/2017 11h25

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou algumas alterações em sua Política de Ações Afirmativas da instituição que já estarão em vigor para ingresso em 2018. As medidas influenciam tanto o Concurso Vestibular, quanto as vagas ofertas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Um dos principais pontos é a reserva de vagas para pessoas com deficiência, em virtude da Lei 13.409/2016, que atualizou a Lei de Cotas. Sendo assim, os estudantes de escolas públicas, que se inscreverem pelo sistema de cotas, deverão se enquadrar em uma das oito modalidades previstas, conforme o gráfico:

- L1: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

- L1 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L2: candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;

- L2 – PcD: candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L3: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- L3 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L4: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.

- L4 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.

Comissão de Avaliação de Cotas

Além da nova modalidade, a UFRGS vai implantar uma comissão para homologar o ingresso de pretos, pardos e indígenas no Programa de Ações Afirmativas. A intenção é que a banca de avaliação analise o fenótipo do candidato para constatar se ele é visto como pertencente ao grupo racial declarado.

Serão consideradas outras características além da cor da pele, como tipo de cabelo, formato do nariz e dos lábios. No caso dos inscritos como indígenas, a comprovação será feita por meio da apresentação de ocumentos com validação das lideranças da comunidade de origem ou de instituições da área.

Vestibular 2018

 A UFRGS ainda não divulgou informações sobre o cronograma de inscrições do Vestibular 2018. Os pedidos de isenção de taxa serão recebidos até esta terça-feira, dia 26 de setembro. As provas estão marcadas para acontecer entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2018.

Mais informações no site da Coperse/UFRGS.

Veja também

Unifesp começa a aplicar as provas do Vestibular Misto 2022
Serão utilizadas pela Unifesp as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e de suas próprias provas para a aprovação dos candidatos no Vestibular Misto 2022. 

Inep divulga gabaritos da Reaplicação do Enem 2021
Quase 100 mil estudantes fizeram as provas nos dias 9 e 16 de janeiro

Vestibular da UERJ exige preparação específica; veja dicas
Em razão da pandemia do coronavírus, processo seletivo alterou o formato para evitar aglomerações

Editais do ProUni e Fies do 1º semestre de 2022 estão disponíveis
O primeiro programa oferece bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes que comprovem ter renda familiar entre um ou três salários mínimos. Já o Fies disponibiliza financiamentos em cursos igualmente ministrados em instituições privadas. Também é necessário comprovar renda.

1ª reclassificação do Vestibular 2021/2 de vagas remanescentes da UERJ está disponível
Os convocados devem realizar pré-matrícula e aceite da inscrição em disciplinas da classificação de forma online no período de 24 e 25 de janeiro.

UEMG inscreve para o Vestibular 2022
O processo seletivo havia sido extinto em março de 2019 para usar somente notas do Enem e agora retorna neste ano.

Edital do SiSU 2022/1 é divulgado
Além do cronograma, no Edital também é possível verificar as regas do Sistema.

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram