A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciaram, por meio de notas, que, apesar da greve nacional dos técnico-administrativos em educação, elas estão realizando normalmente as pré-matrículas dos candidatos que foram aprovados para as vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Desde 28 de maio, técnico-administrativos em educação de todo o país encontram-se em greve. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) orientou os servidores a não realizarem as matrículas dos selecionados pelo SiSU.
Contudo, a UFRJ ressaltou que, obrigatoriamente, os aprovados devem realizar a pré-matrícula neste site até as 16h do dia 23 de junho. Já a UFF reforçou que “a matrícula no Sisu é uma atividade essencial da universidade e a interrupção deste serviço é ilegal” e que, portanto, está preparada para realizar os cadastros.
Outra instituição a se posicionar sobre as matrículas do SiSU foi a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais. De acordo com a universidade, as matrículas estão sendo feitas por servidores comissionados.
SiSU
O MEC soltou o resultado da primeira chamada na última segunda-feira (15). O prazo de matrícula dos convocados pelo SiSU começou hoje e também será feita na próxima segunda e terça-feira, 22 e 23 de junho. Os convocados devem fazer o cadastro junto às instituições de ensino para as quais foram selecionados.