A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplica neste sábado, 8 de maio, as provas da segunda fase do Vestibular 2021. São esperados 35.434 candidatos.
O processo seletivo ocorrerá das 14h às 19h, em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
Os testes serão formados por uma redação e 60 questões objetivas de conhecimentos específicos. Do total de perguntas, 20 serão para cada área do conhecimento.
Dicas para a prova
O diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante de Campinas (SP), Daniel Cecílio, lembra que o vestibular terá cinco horas de duração, por isso é importante ficar de olho no tempo. Veja as dicas:
- Primeiro: priorize as questões que você tem facilidade; desse modo, você garante uma pontuação melhor, não deixando de fazer uma questão que você acertaria
- Segundo: deixe para depois as perguntas que você não souber responder de bate pronto
Outra recomendação é que os candidatos peguem toda a bagagem adquirida ao longo do ano de 2020 e definam a estratégia de prova.
"Se você está acostumado a fazer a redação antes de responder às questões, deve continuar procedendo assim. Caso esteja habituado ao contrário, a dica é a mesma: manter o que geralmente faz. Se sempre faz o projeto de texto intercalando com as perguntas, faça isso. Não é momento de inventar!”, analisa.
Para ampliar as chances de acerto das questões, Cecílio explica que os vestibulandos devem ler as perguntas com extrema atenção.
"Leia os enunciados para perceber o que a questão quer, de fato, saber. Qual o ponto principal da questão? Certamente isso possibilitará eliminar alguma das alternativas erradas, reduzindo as possibilidades", aconselha o diretor pedagógico Daniel Cecílio
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por fim, acerca da concorrência, Cecílio comenta que os candidatos devem permanecer tranquilos, uma vez que todos estão no mesmo barco: finalizaram seus estudos há algum tempo e ficaram aguardando, mais do que o esperado, a realização do exame. “É necessário ter tranquilidade, não há necessidade de se comparar com ninguém”, finaliza.
Saiba tudo sobre o vestibular da Unesp
Orientações
Recomenda-se chegar com antecedência ao local de prova. Deve-se levar caneta esferográfica de tinta na cor preta, régua transparente e documento oficial com foto.
Segundo a Unesp, além do uso de máscara, serão seguidos estes protocolos de prevenção à Covid-19:
- Entrada dos candidatos em turmas escalonadas com intervalo de 30 minutos para evitar aglomerações na entrada do prédio
- Utilização de salas com ocupação parcial para assegurar distanciamento social
- Uso de álcool em gel
- Higienização dos espaços físicos
- Rigoroso treinamento da equipe de aplicação
A Unesp deve divulgar, em breve, a nova data do resultado e das matrículas do processo seletivo.
Vagas
Nesta edição, o vestibular oferta 7.630 vagas, as quais são divididas em 3.801 chances para ampla concorrência e 3.829 para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).
Concorrência
O curso de Medicina, ministrado na cidade de Botucatu, é o mais concorrido do processo seletivo. Neste ano, 27.959 estudantes estão disputando 90 vagas, o que resulta em 310 inscritos por chance.
Veja as três carreiras mais procuradas:
- Medicina, em Botucatu: 310 candidatos por vaga (c/v)
- Psicologia – integral -, em Bauru: 49 c/v
- Direito – matutino -, em Franca: 43 c/v
Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato ou o site da Vunesp, organizadora do vestibular.