Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp abre prazo complementar para os pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

Unicamp abre prazo complementar para os pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020.

Publicado por Érica Caetano
22/07/2020 11h35 , atualizado em 22/07/2020 11h49
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quarta-feira, 22 de julho, que abriu um prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição complementar do seu Vestibular 2021.

O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020, devido as alterações das datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep).

As solicitações do Programa Complementar de isenção poderão ser feitas de hoje (22) até as 23h59 do dia 31 de julho.

Veja aqui o Edital!

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades:

  • 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
  • 2– funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Para solicitar a isenção ém preciso preencher alguns pré-requisitos, sendo eles ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio.

O primeiro período de isenção do Vestibular 2021 da Unicamp previa 6.680 benefícios. Já para este segundo são esperadas 2 mil para a modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. No entanto, cerca de 10 mil solicitantes serão atendidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado

A lista de beneficiados do Programa Complementar de Isenção será divulgada no dia 14 de agosto. Também a partir da mesma data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.

Vale lembrar que mesmo com a gratuidade garantida é necessário se inscrever no Vestibular 2021 da Unicamp, quando estas estiverem sendo recebidas, de 30 de julho a 08 de setembro, pela internet. Ao realizar a inscrição, os contemplados deverão usar o código de isento fornecido pela Comvest.

Vestibular 2021

O Vestibular 2021 da Unicamp vai oferecer 3.234 vagas, sendo que 639 eram do Enem-Unicamp. Do total de oportunidades, 25% serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e 10% para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública.

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021 entre os dias 22 de junho e 08 de julho terão os resultados divulgados no dia 27 deste mês. As datas das provas do Vestibular 2021 tiveram que ser alteradas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Mais detalhes podem ser obtidos nesta página.

Veja também

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.

IME divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Candidatos fizeram as provas dia 11 de outubro em 18 cidades brasileiras. Próxima etapa começa em 26 de outubro.

UFVJM, em Minas Gerais, adia cronograma do SASI 2020
Instituição decidiu realizar provas posteriormente em razão da pandemia do coronavírus

Minas Gerais: UFJF abre inscrições para Vestibular EaD 2020
Processo seletivo oferece 440 vagas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Computação

UVPR prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020
Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente pela internet até dia 5 de novembro

Edital do Vestibular 2020/2021 da UFPR é publicado
Provas somente serão aplicadas no ano que vem, nos meses de fevereiro e abril

PUC-SP está com inscrições abertas para Vestibular de Verão 2021
Processo seletivo ocorrerá no dia 6 de dezembro. Provas serão aplicadas pela internet.

Unifesp recebe inscrições do Vestibular Misto 2021
O Vestibular Misto é exclusivo para aqueles que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que as provas serão utilizadas pela Unifesp como parte da seleção.

UECE encerra inscrições do Vestibular 2020/2
O segundo período de inscrições do Vestibular 2020/2 veio após a definição diante do quadro da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aqueles candidatos que já se inscreveram no Vestibular e não puderem pagar a taxa de inscrição, poderão gerar novo boleto e efetuar o pagamento.

Inscrições do Vestibular 2021 da Unimep (SP) são recebidas
Estão sendo oferecidas oportunidades em 43 cursos presenciais e 32 de ensino a distância (EaD). As vagas são para as cidades de Lins, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.