Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp abre prazo complementar para os pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

Unicamp abre prazo complementar para os pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020.

Publicado por Érica Caetano
22/07/2020 11h35 , atualizado em 22/07/2020 11h49
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quarta-feira, 22 de julho, que abriu um prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição complementar do seu Vestibular 2021.

O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020, devido as alterações das datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep).

As solicitações do Programa Complementar de isenção poderão ser feitas de hoje (22) até as 23h59 do dia 31 de julho.

Veja aqui o Edital!

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades:

  • 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
  • 2– funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Para solicitar a isenção ém preciso preencher alguns pré-requisitos, sendo eles ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio.

O primeiro período de isenção do Vestibular 2021 da Unicamp previa 6.680 benefícios. Já para este segundo são esperadas 2 mil para a modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. No entanto, cerca de 10 mil solicitantes serão atendidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado

A lista de beneficiados do Programa Complementar de Isenção será divulgada no dia 14 de agosto. Também a partir da mesma data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.

Vale lembrar que mesmo com a gratuidade garantida é necessário se inscrever no Vestibular 2021 da Unicamp, quando estas estiverem sendo recebidas, de 30 de julho a 08 de setembro, pela internet. Ao realizar a inscrição, os contemplados deverão usar o código de isento fornecido pela Comvest.

Vestibular 2021

O Vestibular 2021 da Unicamp vai oferecer 3.234 vagas, sendo que 639 eram do Enem-Unicamp. Do total de oportunidades, 25% serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e 10% para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública.

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021 entre os dias 22 de junho e 08 de julho terão os resultados divulgados no dia 27 deste mês. As datas das provas do Vestibular 2021 tiveram que ser alteradas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Mais detalhes podem ser obtidos nesta página.

Veja também

FGV publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2 de Administração
Convocados para a próxima etapa deverão passar por provas on-line orais no dia 19 de agosto

UEA publica editais do Vestibular 2021 e SIS 2020
Provas serão aplicadas em janeiro de 2021. Juntos, processos seletivos vão ofertar quase 3 mil vagas em 40 cursos de graduação.

IFMS recebe inscrições de vagas remanescentes via Enem
A seleção será feita mediante a nota mais alta alcançada pelo candidato na prova do Enem dos anos de 2019, 2018 ou 2017.

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 da PUC-Rio é liberada
Matrículas dos calouros são virtuais e seguem até 17 de agosto. Seleção foi realizada com o Enem.

Enem 2020: mais de 47 mil pessoas terão atendimento especializado nas provas
Inep, que organiza o exame educacional, explicou como será aplicação de provas para grávidas, lactantes, idosos, surdos, cegos, entre outros

Resultado do Vestibular 2020/2 de Enfermagem da Faculdade Einstein (SP) é divulgado
Candidatos aprovados estão recebendo por e-mail as orientações para a matrícula, que será ainda nesta semana.

Provas do Vestibular 2020/2 da URCA (CE) são adiadas por conta do coronavírus
Provas estavam agendadas para os próximos dias 15 e 16 de agosto em seis cidades do estado. Novo cronograma deve ser liberado em breve.

Resultado do Vestibular 2020/2 EaD da UEPG está disponível
Para participar, os concorrentes precisaram apresentar o histórico escolar do ensino médio. A seleção foi feita por meio de análise das notas e a classificação por ordem decrescente das notas. 

UFGD, no MS, muda cronograma do Vestibular 2021
Instituição fez alteração com o objetivo de diminuir risco de contaminação pelo coronavírus para os candidatos

Pré-vestibular gratuito 2020 em Limeira (SP) inscreve para turmas on-line
Oferta é de 500 vagas. Aulas serão ministradas pela Unicamp em salas virtuais.

No RS, UFPel recebe inscrições para Vestibular EaD 2020/2
Interessados nas mais de 800 vagas serão selecionados por meio de uma redação, que deverá ser produzida e enviada pela internet

UEL recebe pedidos de isenção e redução de taxa do Vestibular 2021
O benefício da isenção total ou desconto parcial vai depender da renda do candidato. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 14 de setembro a 30 de outubro.