Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp abre prazo complementar para os pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

Unicamp abre prazo complementar para os pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020.

Publicado por Érica Caetano
22/07/2020 11h35 , atualizado em 22/07/2020 11h49
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quarta-feira, 22 de julho, que abriu um prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição complementar do seu Vestibular 2021.

O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020, devido as alterações das datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep).

As solicitações do Programa Complementar de isenção poderão ser feitas de hoje (22) até as 23h59 do dia 31 de julho.

Veja aqui o Edital!

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades:

  • 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
  • 2– funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Para solicitar a isenção ém preciso preencher alguns pré-requisitos, sendo eles ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio.

O primeiro período de isenção do Vestibular 2021 da Unicamp previa 6.680 benefícios. Já para este segundo são esperadas 2 mil para a modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. No entanto, cerca de 10 mil solicitantes serão atendidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado

A lista de beneficiados do Programa Complementar de Isenção será divulgada no dia 14 de agosto. Também a partir da mesma data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.

Vale lembrar que mesmo com a gratuidade garantida é necessário se inscrever no Vestibular 2021 da Unicamp, quando estas estiverem sendo recebidas, de 30 de julho a 08 de setembro, pela internet. Ao realizar a inscrição, os contemplados deverão usar o código de isento fornecido pela Comvest.

Vestibular 2021

O Vestibular 2021 da Unicamp vai oferecer 3.234 vagas, sendo que 639 eram do Enem-Unicamp. Do total de oportunidades, 25% serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e 10% para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública.

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2021 entre os dias 22 de junho e 08 de julho terão os resultados divulgados no dia 27 deste mês. As datas das provas do Vestibular 2021 tiveram que ser alteradas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Mais detalhes podem ser obtidos nesta página.

Veja também

Fies 2021/2: convocações da lista de espera iniciam nesta quarta-feira (4)
Chamadas dos candidatos que foram pré-selecionados será feita no portal do Fies

IFPE libera resultado do Vestibular 2021/2
Processo seletivo foi pelas notas do Enem ou pelo histórico escolar do 1º e 2º ano

Resultado do Fies 2021/2 já está disponível
No momento do cadastro, o candidato teve a opção de escolher até três opções de cursos de graduação, turnos e instituições de ensino.

Vestibular 2022 da UERJ terá prova única em fevereiro
Processo seletivo contará novamente com questões objetivas de todas as disciplinas e uma prova de Redação

Resultado da 3ª etapa do Pave 2020 da UFPel está disponível
Anteriormente, as provas estavam previstas para 13 de junho, mas foram alteradas para 04 de julho devido a pandemia de Covid-19. 

Preparatório Solidário do Enem (GO) está com inscrições abertas
O projeto é realizado pela UNIALFA e tem por objetivo, contribuir com a capacitação de alunos da rede pública de ensino para as provas do Enem.

Manual do Candidato do Vestibular 2022 da Fuvest é disponibilizado
No documento, é possível verificar os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª fases, além de matrículas e outras informações.

2ª chamada do ProUni 2021/2 já pode ser acessada
Agora, os selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A documentação deverá ser apresentada até o dia 11 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021 do 2º semestre
Nesta edição, oferta é de 62.365 vagas em 70 instituições públicas de educação superior

UPE publica resultado dos pedidos de isenção de taxa do SSA 2022
Instituição receberá recursos de amanhã (3) até a próxima quinta-feira, 5 de agosto

Unemat está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2 via Enem
Processo seletivo oferece 2.570 vagas em 62 carreiras ministradas em Cuiabá e outras cidades do interior

UFRGS recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021/2
Para participar, é necessário possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter estudado na rede pública