A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou na manhã desta segunda-feira, 27 de julho, o resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2021. Confira:
Resultado isenção Unicamp 2021
No total, 9.724 estudantes estão isentos do pagamento da inscrição para o Vestibular 2021. O número é o maior já registrado pela Unicamp, desde o início do Programa de Isenção da taxa, em 2000.
Este ano, a Comvest recebeu 11.541 pedidos e todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados. Nos últimos anos, a Comvest registrou os seguintes números de beneficiados: 2020: 8.303; 2019: 7.696; 2018: 8.653; 2017: 7.302; 2016: 5.998; 2015: 4.568.
A partir de hoje os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.
Vale lembrar que contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2021. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. A taxa para não isentos será de R$ 170.
Puderam pedir a gratuidade os candidatos que se encaixam em uma destas categorias:
Categoria 1: candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por membro da família (per capita) e que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública.
Categoria 2: funcionários da Unicamp/Funcamp e que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública.
Categoria 3: candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).
Isenção complememtar
O prazo para solicitar isenção de taxa cujo resultado foi divulgado nesta seguna-feira, foi de 22 de junho a 08 de jullho. Agora, a Unicamp abriu um novo prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição complementar do seu Vestibular 2021.
O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020, devido as alterações das datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep).
As solicitações do Programa Complementar de isenção poderão ser feitas até as 23h59 do dia 31 de julho e o resultado sairá em 14 de agosto.
O primeiro período de isenção do Vestibular 2021 da Unicamp previa 6.680 benefícios. Já para este segundo são esperadas 2 mil para a modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. No entanto, cerca de 10 mil solicitantes serão atendidos.
Novidades
Segundo a instituição, foram adotadas medidas para auxiliar candidatos que possam ter dificuldade em conseguir documentos durante a pandemia de coronavírus, principalmente junto às escolas. Matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir o Histórico Escolar pela internet e depois salvar em PDF.
Estudantes de outros estados e do Distrito Federal poderão anexar uma declaração de estarem estudando na rede pública, conforme este modelo, e enviar a documentação oficial somente durante as inscrições.
Na modalidade 1, o cadastro no CadÚnico do Governo Federal será aceito como comprovação de renda. Na modalidade 2, a Unicamp irá conceder, pela primeira vez, um número ilimitado de isenções. Já na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas.
Vestibular e pandemia
Visando adaptar seu vestibular ao contexto da pandemia, a Unicamp anunciou mudanças na primeira fase. A quantidade de questões foi reduzida de 90 para 72 e a duração das provas de cinco para quatro horas. A etapa será realizada em dois dias, um sábado e um domingo, de acordo com a área de curso escolhida pelo candidato.
Uma outra mudança para o Vestibular 2021 foi a redução de 12 para 7 obras literárias obrigatórias. Nesse caso, a Unicamp considerou a dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos da pandemia na educação pública e privada.
O Vestibular 2021 da Unicamp vai oferecer 3.234 vagas, sendo que 639 eram do Enem-Unicamp, que não ocorrerá este ano. Do total de oportunidades, 25% serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e 10% para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública.
Mais informações no Edital de Isenção e no site da Comvest.