Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

Unicamp divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

Vale lembrar que contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2021. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. 

Publicado por Érica Caetano
27/07/2020 10h20 , atualizado em 27/07/2020 11h50
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou na manhã desta segunda-feira, 27 de julho, o resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2021. Confira:

Resultado isenção Unicamp 2021

No total, 9.724 estudantes estão isentos do pagamento da inscrição para o Vestibular 2021. O número é o maior já registrado pela Unicamp, desde o início do Programa de Isenção da taxa, em 2000.

Este ano, a Comvest recebeu 11.541 pedidos e todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados. Nos últimos anos, a Comvest registrou os seguintes números de beneficiados: 2020: 8.303; 2019: 7.696; 2018: 8.653; 2017: 7.302; 2016: 5.998; 2015: 4.568.

A partir de hoje os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.

Vale lembrar que contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2021. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. A taxa para não isentos será de R$ 170.

Puderam pedir a gratuidade os candidatos que se encaixam em uma destas categorias:

Categoria 1: candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por membro da família (per capita) e que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública.

Categoria 2: funcionários da Unicamp/Funcamp e que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública.

Categoria 3: candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Isenção complememtar

O prazo para solicitar isenção de taxa cujo resultado foi divulgado nesta seguna-feira, foi de 22 de junho a 08 de jullho. Agora, a Unicamp abriu um novo prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição complementar do seu Vestibular 2021.

O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020, devido as alterações das datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep).

As solicitações do Programa Complementar de isenção poderão ser feitas até as 23h59 do dia 31 de julho e o resultado sairá em 14 de agosto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja aqui o Edital!

O primeiro período de isenção do Vestibular 2021 da Unicamp previa 6.680 benefícios. Já para este segundo são esperadas 2 mil para a modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. No entanto, cerca de 10 mil solicitantes serão atendidos.

Novidades

Segundo a instituição, foram adotadas medidas para auxiliar candidatos que possam ter dificuldade em conseguir documentos durante a pandemia de coronavírus, principalmente junto às escolas. Matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir o Histórico Escolar pela internet e depois salvar em PDF.

Estudantes de outros estados e do Distrito Federal poderão anexar uma declaração de estarem estudando na rede pública, conforme este modelo, e enviar a documentação oficial somente durante as inscrições.

Na modalidade 1, o cadastro no CadÚnico do Governo Federal será aceito como comprovação de renda. Na modalidade 2, a Unicamp irá conceder, pela primeira vez, um número ilimitado de isenções. Já na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas.

Vestibular e pandemia

Visando adaptar seu vestibular ao contexto da pandemia, a Unicamp anunciou mudanças na primeira fase. A quantidade de questões foi reduzida de 90 para 72 e a duração das provas de cinco para quatro horas. A etapa será realizada em dois dias, um sábado e um domingo, de acordo com a área de curso escolhida pelo candidato.

Uma outra mudança para o Vestibular 2021 foi a redução de 12 para 7 obras literárias obrigatórias. Nesse caso, a Unicamp considerou a dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos da pandemia na educação pública e privada.

O Vestibular 2021 da Unicamp vai oferecer 3.234 vagas, sendo que 639 eram do Enem-Unicamp, que não ocorrerá este ano. Do total de oportunidades, 25% serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e 10% para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública.

Mais informações no Edital de Isenção e no site da Comvest.

Veja também

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.

Fies encerra o prazo de inscrições para vagas remanescentes 2020/2 para matriculados
Somente pode se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2020/2 o candidato que preenche os requisitos exigidos pelo MEC

UEMS abre inscrições para Vestibular 2021
Instituição volta a realizar processo seletivo depois de dez anos usando somente o SiSU como forma de ingresso