Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

Unicamp divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021

Vale lembrar que contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2021. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. 

Publicado por Érica Caetano
27/07/2020 10h20 , atualizado em 27/07/2020 11h50
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da foto: Antoninho Perri/Unicamp
Crédito da Imagem: Antoninho Perri/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou na manhã desta segunda-feira, 27 de julho, o resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2021. Confira:

Resultado isenção Unicamp 2021

No total, 9.724 estudantes estão isentos do pagamento da inscrição para o Vestibular 2021. O número é o maior já registrado pela Unicamp, desde o início do Programa de Isenção da taxa, em 2000.

Este ano, a Comvest recebeu 11.541 pedidos e todos os candidatos que preencheram os requisitos foram beneficiados. Nos últimos anos, a Comvest registrou os seguintes números de beneficiados: 2020: 8.303; 2019: 7.696; 2018: 8.653; 2017: 7.302; 2016: 5.998; 2015: 4.568.

A partir de hoje os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.

Vale lembrar que contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2021. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. A taxa para não isentos será de R$ 170.

Puderam pedir a gratuidade os candidatos que se encaixam em uma destas categorias:

Categoria 1: candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por membro da família (per capita) e que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública.

Categoria 2: funcionários da Unicamp/Funcamp e que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública.

Categoria 3: candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Isenção complememtar

O prazo para solicitar isenção de taxa cujo resultado foi divulgado nesta seguna-feira, foi de 22 de junho a 08 de jullho. Agora, a Unicamp abriu um novo prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição complementar do seu Vestibular 2021.

O objetivo é dar oportunidade para estudantes que pretendiam ingressar na Universidade por meio do Vestibular Enem-Unicamp possam concorrer a gratuidade agora, já que este certame não será realizado em 2020, devido as alterações das datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep).

As solicitações do Programa Complementar de isenção poderão ser feitas até as 23h59 do dia 31 de julho e o resultado sairá em 14 de agosto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja aqui o Edital!

O primeiro período de isenção do Vestibular 2021 da Unicamp previa 6.680 benefícios. Já para este segundo são esperadas 2 mil para a modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3. No entanto, cerca de 10 mil solicitantes serão atendidos.

Novidades

Segundo a instituição, foram adotadas medidas para auxiliar candidatos que possam ter dificuldade em conseguir documentos durante a pandemia de coronavírus, principalmente junto às escolas. Matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir o Histórico Escolar pela internet e depois salvar em PDF.

Estudantes de outros estados e do Distrito Federal poderão anexar uma declaração de estarem estudando na rede pública, conforme este modelo, e enviar a documentação oficial somente durante as inscrições.

Na modalidade 1, o cadastro no CadÚnico do Governo Federal será aceito como comprovação de renda. Na modalidade 2, a Unicamp irá conceder, pela primeira vez, um número ilimitado de isenções. Já na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas.

Vestibular e pandemia

Visando adaptar seu vestibular ao contexto da pandemia, a Unicamp anunciou mudanças na primeira fase. A quantidade de questões foi reduzida de 90 para 72 e a duração das provas de cinco para quatro horas. A etapa será realizada em dois dias, um sábado e um domingo, de acordo com a área de curso escolhida pelo candidato.

Uma outra mudança para o Vestibular 2021 foi a redução de 12 para 7 obras literárias obrigatórias. Nesse caso, a Unicamp considerou a dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos da pandemia na educação pública e privada.

O Vestibular 2021 da Unicamp vai oferecer 3.234 vagas, sendo que 639 eram do Enem-Unicamp, que não ocorrerá este ano. Do total de oportunidades, 25% serão reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e 10% para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública.

Mais informações no Edital de Isenção e no site da Comvest.

Veja também

Provas da UECE 2024/2 serão aplicadas neste domingo (28)
Saiba o seu local de prova e mais informações sobre o Vestibular 2024/2 da UECE
Inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29)!
Confira mais informações sobre o Encceja e as demais datas do certame
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro