Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp divulga respostas esperadas da 2ª fase do Vestibular 2020

Unicamp divulga respostas esperadas da 2ª fase do Vestibular 2020

Conforme o calendário do processo seletivo, a lista de aprovados deve ser liberada no dia 10 de fevereiro

Publicado por Silvia Tancredi
16/01/2020 17h30 , atualizado em 20/01/2020 08h37

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou nesta quinta-feira, 16 de janeiro, as respostas esperadas da segunda fase do Vestibular 2020. As provas foram aplicadas nos últimos dias 12 e 13.

Respostas esperadas 2ª fase Vestibular 2020 Unicamp

No total, 13.589 candidatos foram convocados para a segunda fase, mas pouco mais de 10% faltaram às provas. Segundo a instituição, esse foi o menor índice de abstenção desde o vestibular 2012.

No primeiro dia da 2ª fase, foi cobrada a redação. Nesta edição, os vestibulandos tiveram que escolher entre escrever um podcast com o tema diversidade ou uma crônica, abordando o assunto micromachismo.

Também nesse dia, os inscritos responderam questões discursivas de Língua Portuguesa, Literaturas e Inglês. Para o professor do colégio e curso Oficina do Estudante, Marcelo Maluf, a primeira prova abordou não só a leitura (em si), mas o pensar o texto de uma maneira mais crítica.

"Língua Portuguesa foi uma prova mais focada na atenção do que propriamente no sentido de questões absolutamente trabalhosas. Uma prova que se o candidato fizesse com calma com certeza conseguiria responder", acredita o professor. 

2º dia da 2ª fase

No segundo dia da segunda fase do vestibular 2020 da Unicamp, os estudantes responderam questões discursivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Também foi necessário fazer questões de disciplinas conforme o curso de escolha. Quem está tentando carreiras da área de humanas respondeu questões interdisciplinares de geografia e história, por exemplo.

Para o diretor pedagógico do colégio e curso Oficina do Estudante, Antunes Rafael dos Santos, de forma geral, as provas procuraram, mais uma vez, trazer uma proximidade do assuntos cotidianos, da contemporaneidade do candidato, para as questões.

Matemática

As questões de matemática foram diretas, sem contextualização e cobrando assuntos clássicos, como trigonometria, matriz, geometria espacial. "Caíram conteúdos muito importantes, porém básicos – já que era uma prova que deveria ser feita por todos os candidatos. Por isso, não foi tão extensa ou trabalhosa", avalia o diretor. 

Ciências Humanas

Na prova de história, foram cobrados temas como Brasil contemporâneo e o impacto das notícias veiculadas pelas mídias digitais, abordando o conceito de shit store, e uma envolvendo o negacionismo histórico,  - ou seja o impacto na sociedade quando se nega fatos históricos, como a existência do Holocausto, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antunes relembra que uma questão que mais chamou a atenção dos professores na prova de história foi a que envolvia a Revolução Puritana – uma vez que é um assunto muito pontual, muito específico, e que não é comum se ter desta maneira trabalhada no ensino médio e nos cursos pré-vestibulares.

Geografia cobrou diversidade de assuntos, geografia física, humana e econômica, com destaque pra geopolítica, no que se refere ao separatismo de Hong Kong e a exploração mineral do continente africano – assuntos bem contemporâneos.

Ciências da Natureza

Antunes destaca que a prova de biologia foi complexa e exigia uma boa preparação dos candidatos para resolvê-la. "Pediu definições muito abrangentes e comandos muito abertos (não assertivos) – o que pode ter trazido certa dificuldade pro aluno", acredita. 

No caso de Física, foram cobrados temas clássicos, como  cinemática, hidrostática, elétrica, calorimetria e ótica. O diretor enfatiza que houve uma tendência à contextualização.

Química teve questões muito contextualizadas, mas muito técnicas. "A prova inteira procurou aproximar a química do cotidiano do aluno. Não tivemos cálculo em nenhuma das questões, mas o domínio de conceitos clássicos para poder resolvê-las. Uma prova bem elaborada, em que o aluno precisava dominar a matéria para conseguir realizá-la", finaliza o diretor.

Vagas e resultado

O vestibular 2020 da Unicamp oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.

Medicina é o curso mais concorrido do processo seletivo, com 325 candidatos por vaga (c/v). Em seguida, está Arquitetura e Urbanismo (87 c/v) e Ciências Biológicas integral (60 c/v).

Conforme o calendário do processo seletivo, a lista de aprovados deve ser liberada no dia 10 de fevereiro.

Para mais informações, acesse o site da Comvest, organizadora do vestibular. 

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.