Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp divulga respostas esperadas da 2ª fase do Vestibular 2020

Unicamp divulga respostas esperadas da 2ª fase do Vestibular 2020

Conforme o calendário do processo seletivo, a lista de aprovados deve ser liberada no dia 10 de fevereiro

Publicado por Silvia Tancredi
16/01/2020 17h30 , atualizado em 20/01/2020 08h37

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou nesta quinta-feira, 16 de janeiro, as respostas esperadas da segunda fase do Vestibular 2020. As provas foram aplicadas nos últimos dias 12 e 13.

Respostas esperadas 2ª fase Vestibular 2020 Unicamp

No total, 13.589 candidatos foram convocados para a segunda fase, mas pouco mais de 10% faltaram às provas. Segundo a instituição, esse foi o menor índice de abstenção desde o vestibular 2012.

No primeiro dia da 2ª fase, foi cobrada a redação. Nesta edição, os vestibulandos tiveram que escolher entre escrever um podcast com o tema diversidade ou uma crônica, abordando o assunto micromachismo.

Também nesse dia, os inscritos responderam questões discursivas de Língua Portuguesa, Literaturas e Inglês. Para o professor do colégio e curso Oficina do Estudante, Marcelo Maluf, a primeira prova abordou não só a leitura (em si), mas o pensar o texto de uma maneira mais crítica.

"Língua Portuguesa foi uma prova mais focada na atenção do que propriamente no sentido de questões absolutamente trabalhosas. Uma prova que se o candidato fizesse com calma com certeza conseguiria responder", acredita o professor. 

2º dia da 2ª fase

No segundo dia da segunda fase do vestibular 2020 da Unicamp, os estudantes responderam questões discursivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Também foi necessário fazer questões de disciplinas conforme o curso de escolha. Quem está tentando carreiras da área de humanas respondeu questões interdisciplinares de geografia e história, por exemplo.

Para o diretor pedagógico do colégio e curso Oficina do Estudante, Antunes Rafael dos Santos, de forma geral, as provas procuraram, mais uma vez, trazer uma proximidade do assuntos cotidianos, da contemporaneidade do candidato, para as questões.

Matemática

As questões de matemática foram diretas, sem contextualização e cobrando assuntos clássicos, como trigonometria, matriz, geometria espacial. "Caíram conteúdos muito importantes, porém básicos – já que era uma prova que deveria ser feita por todos os candidatos. Por isso, não foi tão extensa ou trabalhosa", avalia o diretor. 

Ciências Humanas

Na prova de história, foram cobrados temas como Brasil contemporâneo e o impacto das notícias veiculadas pelas mídias digitais, abordando o conceito de shit store, e uma envolvendo o negacionismo histórico,  - ou seja o impacto na sociedade quando se nega fatos históricos, como a existência do Holocausto, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Antunes relembra que uma questão que mais chamou a atenção dos professores na prova de história foi a que envolvia a Revolução Puritana – uma vez que é um assunto muito pontual, muito específico, e que não é comum se ter desta maneira trabalhada no ensino médio e nos cursos pré-vestibulares.

Geografia cobrou diversidade de assuntos, geografia física, humana e econômica, com destaque pra geopolítica, no que se refere ao separatismo de Hong Kong e a exploração mineral do continente africano – assuntos bem contemporâneos.

Ciências da Natureza

Antunes destaca que a prova de biologia foi complexa e exigia uma boa preparação dos candidatos para resolvê-la. "Pediu definições muito abrangentes e comandos muito abertos (não assertivos) – o que pode ter trazido certa dificuldade pro aluno", acredita. 

No caso de Física, foram cobrados temas clássicos, como  cinemática, hidrostática, elétrica, calorimetria e ótica. O diretor enfatiza que houve uma tendência à contextualização.

Química teve questões muito contextualizadas, mas muito técnicas. "A prova inteira procurou aproximar a química do cotidiano do aluno. Não tivemos cálculo em nenhuma das questões, mas o domínio de conceitos clássicos para poder resolvê-las. Uma prova bem elaborada, em que o aluno precisava dominar a matéria para conseguir realizá-la", finaliza o diretor.

Vagas e resultado

O vestibular 2020 da Unicamp oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.

Medicina é o curso mais concorrido do processo seletivo, com 325 candidatos por vaga (c/v). Em seguida, está Arquitetura e Urbanismo (87 c/v) e Ciências Biológicas integral (60 c/v).

Conforme o calendário do processo seletivo, a lista de aprovados deve ser liberada no dia 10 de fevereiro.

Para mais informações, acesse o site da Comvest, organizadora do vestibular. 

Veja também

Dia do diplomata: como é a graduação em Relações Internacionais?
Conversamos com professores referência na área de Relações Internacionais, veja o que descobrimos sobre o curso.
Dia do diplomata: como se tornar uma diplomata?
Conheça a história de Patrícia e João Pedro, jovens da Rondônia e de Niterói que conquistaram seus espaços na política internacional
Filme Guerra Civil com Wagner Moura. Veja temas para estudar que aparecem no longa-metragem
História dos Estados Unidos, invasão ao Capitólio e eleições presidenciais do país são assuntos para estudar
Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.