A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começa a realizar neste domingo, 12 de janeiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2020. São esperados 13.589 candidatos.
Diferente dos anos anteriores, nesta edição a segunda etapa não ocorrerá em três dias. Outras novidades são que os inscritos ganharam mais uma hora para fazer as provas e que serão cobradas matérias específicas conforme o curso de escolha.
Provas
O processo seletivo ocorrerá às 13h nas cidades de Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba e Presidente Prudente.
Também haverá provas em Ribeirão Preto, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Confira abaixo a distribuição das provas:
12/01
• Redação
• 8 questões discursivas de Língua Portuguesa e Literaturas
• 2 questões interdisciplinares em Língua Inglesa
13/01
• 6 questões dissertativas de Matemática
• 2 questões interdisciplinares de Ciências Humanas com duas questões;
• 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza
• 6 questões de disciplinas conforme o curso de escolha
Recomenda-se chegar ao local de prova com antecedência. O acesso às salas poderá ser feito das 12h às 13h.
É necessário levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso
Vestibular
No total, 76.312 candidatos se inscreveram no processo seletivo. Dentro desse universo, 32,2% são de escolas públicas.
Faltaram à primeira fase 6.029 estudantes. As provas dessa etapa foram aplicadas no dia 17 de novembro e contaram com questões objetivas de conhecimentos gerais.
Interessados nos cursos de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo também passaram por testes de habilidades específicas.
Vagas
O vestibular 2020 da Unicamp oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.
Concorrência
Medicina é o curso mais concorrido do processo seletivo, com 325 candidatos por vaga (c/v). Em seguida, está Arquitetura e Urbanismo (87 c/v) e Ciências Biológicas integral (60 c/v).
Resultado
Conforme o calendário do processo seletivo, a lista de aprovados deve ser liberada no dia 10 de fevereiro.
Para mais informações, acesse o site da Comvest, organizadora do vestibular.