Com todas as escolas do Brasil fechadas, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid 19), para que os estudantes não fiquem com seus conteúdos atrasados durante o período de isolamento social, orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma boa alternativa é se dedicar aos estudos em casa.
Para isso, algumas dicas são valiosas e o Super Vestibular separou algumas para você!
1- Escolha um bom ambiente de estudo
Escolher o ambiente onde vai dedicar os estudos faz toda a diferença. Por isso, opte por lugar fresco, tranquilo, silencioso e que não seja possível ter tantas distrações. Assim, as chances de se manter concentrado são muito maiores.
Veja aqui como ter um ambiente de estudo ideal!
2- Faça um cronograma de estudo
Uma boa ferramenta para se organizar nos estudos é montar um cronograma. Com ele, você poderá separar o conteúdo em que se dedicará conforme a semana, dia e/ou horários.
Outra opção ao montar o cronograma é separá-lo de acordo com as matérias, como geralmente ocorre nas aulas durante o período escolar.
Veja como montar um cronograma de estudo
É importante incluir no cronograma o período de pausa, já que todos nós sabemos que esses pequenos momentos de descanso são imprescindíveis para o melhor rendimento. Escolha alguns minutos entre uma disciplina e outra para se alongar ou até mesmo fazer um breve lanche.
3- Assista às vídeoaulas
Para que os estudantes não sejam prejudicados com a falta de aulas presenciais, algumas escolas estão adotando as vídeoaulas. Assim, os estudantes podem se dedicar aos conteúdos ministrados na escola em casa. Contudo, a ferramenta não abrange todos os estudantes, já que nem todos têm a possibilidade de estarem on-line durante o período sem aulas.
Outra forma de se manter atualizado e em dia com os estudos durante o período de isolamento social são as vídeoaulas gratuitas oferecidas pelo canal do Brasil Escola. Elas são ministradas por professores de todas as disciplinas, e abordam os mais variados assuntos, inclusive os mais atuais, como é o caso da pandemia do novo coronavírus e os cuidados necessários durante o surto do vírus.
4- Faça simulados on-line
Sem sombra de dúvidas, o treino realizando simulados para avaliar o tempo em que gasta entre uma questão e outra numa prova de vestibular, a organização em que você divide as questões de uma prova, entre começar pelas mais fáceis ou mais difíceis é um diferencial.
Por isso, a prática do simulado é tão útil principalmente neste período em casa. Para te ajudar, o Super Vestibular conta com um ótimo simulado on-line.
5- Resolva exercícios e provas anteriores
Outra excelente ferramenta de preparação para as provas do Vestibular e do Enem é a resolução de provas anteriores, sejam elas de processos seletivos ou do maior exame educacional do país.
A prática de listas de exercícios de conteúdos cobrados nos vestibulares também é uma ótima maneira.
6- Leia obras do vestibular
Aproveite o tempo em casa para ler as obras literárias cobradas pelas universidades em seus vestibulares. Você pode conferir no Super Vestibular os livros que caem nas provas.
Veja 5 dicas para estudar obras literárias do vestibular!
7- Pratique a redação
Sabemos que o segredo para se fazer uma boa redação é a prática, treino. Estes, claro, aliados a uma boa atualização sobre o que acontece no mundo, por meio de noticiários e leitura. Quanto mais treinar, maiores as chances de conseguir se sair bem. Veja temas anteriores das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bem como os critérios adotados para a sua correção.