Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19

O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Publicado por Érica Caetano
27/03/2020 08h16 , atualizado em 30/03/2020 07h37
Estudando em casa durante a pandemia
Estudando em casa durante a pandemia

Com todas as escolas do Brasil fechadas, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid 19), para que os estudantes não fiquem com seus conteúdos atrasados durante o período de isolamento social, orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma boa alternativa é se dedicar aos estudos em casa.

Para isso, algumas dicas são valiosas e o Super Vestibular separou algumas para você!

1-    Escolha um bom ambiente de estudo

Escolher o ambiente onde vai dedicar os estudos  faz toda a diferença. Por isso, opte por lugar fresco, tranquilo, silencioso e que não seja possível ter tantas distrações. Assim, as chances de se manter concentrado são muito maiores.

Veja aqui como ter um ambiente de estudo ideal!

2-    Faça um cronograma de estudo

Uma boa ferramenta para se organizar nos estudos é montar um cronograma. Com ele, você poderá separar o conteúdo em que se dedicará conforme a semana, dia e/ou horários.

Organizar os estudos através de um cronograma é uma ótima ferramenta de organização

Outra opção ao montar o cronograma é separá-lo de acordo com as matérias, como geralmente ocorre nas aulas durante o período escolar. 

Veja como montar um cronograma de estudo

É importante incluir no cronograma o período de pausa, já que todos nós sabemos que esses pequenos momentos de descanso são imprescindíveis para o melhor rendimento. Escolha alguns minutos entre uma disciplina e outra para se alongar ou até mesmo fazer um breve lanche.

3-    Assista às vídeoaulas

Para que os estudantes não sejam prejudicados com a falta de aulas presenciais, algumas escolas estão adotando as vídeoaulas. Assim, os estudantes podem se dedicar aos conteúdos ministrados na escola em casa. Contudo, a ferramenta não abrange todos os estudantes, já que nem todos têm a possibilidade de estarem on-line durante o período sem aulas.

Outra forma de se manter atualizado e em dia com os estudos durante o período de isolamento social são as vídeoaulas gratuitas oferecidas pelo canal do Brasil Escola. Elas são ministradas por professores de todas as disciplinas, e abordam os mais variados assuntos, inclusive os mais atuais, como é o caso da pandemia do novo coronavírus e os cuidados necessários durante o surto do vírus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira as nossas vídeoaulas!

4-    Faça simulados on-line

Sem sombra de dúvidas, o treino realizando simulados para avaliar o tempo em que gasta entre uma questão e outra numa prova de vestibular, a organização em que você divide as questões de uma prova, entre começar pelas mais fáceis ou mais difíceis é um diferencial.

Os simulados ajudam o estudante a calcular o tempo gasto entre uma questão e outra durante as provas

Por isso, a prática do simulado é tão útil principalmente neste período em casa. Para te ajudar, o Super Vestibular conta com um ótimo simulado on-line.

5-    Resolva exercícios e provas anteriores

Outra excelente ferramenta de preparação para as provas do Vestibular e do Enem é a resolução de provas anteriores, sejam elas de processos seletivos ou do maior exame educacional do país.

A prática de listas de exercícios de conteúdos cobrados nos vestibulares também é uma ótima maneira.

6-    Leia obras do vestibular

Aproveite o tempo em casa para ler as obras literárias cobradas pelas universidades em seus vestibulares. Você pode conferir no Super Vestibular os livros que caem nas provas.

Veja 5 dicas para estudar obras literárias do vestibular!

O tempo em casa pode ser um aliado para colocar em dia a leitura das obras literárias exigidas no vestibular

7-    Pratique a redação

Sabemos que o segredo para se fazer uma boa redação é a prática, treino. Estes, claro, aliados a uma boa atualização sobre o que acontece no mundo, por meio de noticiários e leitura. Quanto mais treinar, maiores as chances de conseguir se sair bem. Veja temas anteriores das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bem como os critérios adotados para a sua correção.

 

Veja também

Mackenzie libera resultado do Vestibular 2020/2
Saíram listas de selecionados pelas notas do Enem e notas de vestibulares anteriores

ESPM solta resultado do Vestibular 2020/2
Para selecionar candidatos, a instituição criou vestibular on-line com entrevista, produção de texto e vídeo

FGV publica resultado do Vestibular EaD 2020
Interessados nas mais de 7 mil vagas foram avaliados pelo Enem, por vestibulares anteriores ou, ainda, pela produção de redação em ambiente virtual

Sancionada Lei que suspende pagamento do Fies por conta da pandemia do novo coronavírus
A suspensão destina-se a estudantes com o pagamento do Fies em dia e também para os alunos que tenham inadimplência máxima de 180 dias até 20 de março.

Unicamp não sabe se fará Vestibular Enem-Unicamp
Informativo foi feito diante da divulgação das datas de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, marcadas para o início de 2021.

Etecs (SP): confira resultado dos pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/2
Prazo de inscrições para processo seletivo já começou e segue aberto até dia 21 de julho

Fuvest divulga novas datas do Vestibular 2021
Prazo para solicitar isenção e redução da taxa de inscrição da seletiva, que seria encerrado hoje (10), também foi estendido com as alterações.

Fuvest 2021: pedidos de isenção de taxa do Vestibular podem ser feitos até 24 de julho
Prazo que encerraria nesta sexta-feira, dia 10, foi estendido após alterações no calendário do Vestibular 2021,

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.