A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza neste domingo, 7 de novembro, das 13h às 18h, as provas da primeira fase do Vestibular 2022. A expectativa é que 63.297 candidatos participem da seleção.
No estado de São Paulo, serão realizadas provas em Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco e Piracicaba.
Haverá ainda testes em Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
A única alteração em relação ao vestibular passado é que saiu a cidade de Fernandópolis. Fora do estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
As provas serão compostas por 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 8 questões de História e 8 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 8 questões de Física, 8 questões de Química, 8 questões de Biologia e 8 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas.
Orientações
A Universidade orienta que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília).
É importante chegar com antecedência para evitar aglomeração m nos acessos, mantendo o distanciamento social de no mínimo 1 metro até a entrada nas salas de prova. Conforme estes protocolos de biossegurança, é obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.
Ainda assim, os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Além disso, será necessário os seguintes itens abaixo:
-
Original do documento de identidade indicado na inscrição
-
Canetas de cor preta em material transparente
-
Lápis preto
-
Borracha
Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.
O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar ao lado da carteira. Também poderá usar bermudas e vestimentas leves.
Em relação a alimentação, será permitido água, sucos, doces. Está proibido o consumo de alimentos nas salas, mas serão disponibilizados espaços abertos e controlados para esse fim.
2ª fase
Os aprovados na primeira fase do vestibular 2022 da Unicamp deverão passar pelos testes da segunda fase, agendados para os dias 09 e 10 de janeiro de 2022.
Na ocasião, os participantes deverão responder questões dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos.
Saiba tudo sobre o vestibular da Unicamp
PAAIS
Os candidatos que tenham feito o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar também o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que promove a inclusão social por meio de bônus na nota.
Confira como funciona a bonificação:
I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2).
Resultado e vagas
O resultado do Vestibular 2022 da Unicamp deve sair no dia 14 de fevereiro de 2022. Os estudantes concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação.
As dez carreiras mais procuradas são:
-
Medicina: 324,7 candidatos por vaga;
-
Arquitetura e Urbanismo: 81,1 candidatos por vaga;
-
Ciência da Computação: 48,8 candidatos por vaga;
-
Ciências Biológicas: 46,88 candidatos por vaga;
-
Engenharia da Computação: 41,3 candidatos por vaga;
-
Comunicação Social-Midialogia: 41,1 candidatos por vaga;
-
Farmácia: 31,5 candidatos por vaga;
-
Enfermagem: 28,7 candidatos por vaga;
-
Ciências Econômicas (Integral e Noturno): 26,8 e 26,0, respectivamente ;
-
História: 25,6 candidatos por vaga
Outros detalhes podem ser obtidos no site da Comvest/Unicamp e pelo Edital.