Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp divulga gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2022

Unicamp divulga gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2022

Expectativa era que 63.298 candidatos participassem do processo seletivo, mas 7,7% faltaram às provas

Publicado por Silvia Tancredi
10/11/2021 15h30 , atualizado em 10/11/2021 16h38
Vestibular da Unicamp é considerado um dos mais difíceis do país
Vestibular da Unicamp é considerado um dos mais difíceis do país
Crédito da Imagem: Divulgação: Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) soltou nesta quarta-feira, 10 de novembro, os gabaritos da primeira fase do Vestibular 2022. Os inscritos fizeram as provas no último domingo (7).

Gabaritos 1ª fase Vestibular 2022 Unicamp

Segundo a Comvest, organizadora do vestibular, a questão 42 (prova Q) foi anulada em virtude de um erro de plotagem no mapa referente ao bioma 3. A Comvest explcia que, no mapa que destaca o bioma 3, a área indicada é semidesértica e não, desértica, tal como consta da alternativa C.

O processo seletivo ocorreu à tarde, em 31 cidades do estado de São Paulo, nas capitais de quatro estados (Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Salvador) e em Brasília, capital do Distrito Federal.

A instituição esperava que 63.298 estudantes participassem do processo seletivo, mas 4.873 não compareceram às provas, registrando abstenção de 7,7%. Segundo a Unicamp, essa foi a menor quantidade de ausentes na primeira fase em oito anos. 

Os estudantes concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. A carreira de Medicina é a mais procurada, com 324,7 candidatos por vaga.

Confira a concorrência completa do vestibular 2022 da Unicamp

Análise 1ª fase Unicamp 2022

O vestibular da Unicamp é considerado um dos processos seletivos mais difíceis do país, junto com o vestibular da Fuvest - USP e o vestibular da Unesp, os quais também são os mais concorridos do Brasil.

Conforme avalia o Diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Daniel Cecílio, a Unicamp manteve seu aspecto, com uma prova atual, contextualizada, que exige dos alunos capacidade de leitura, interpretativa, crítica e de visão de mundo.

"Os alunos bem preparados e antenados aos temas do Brasil e do mundo certamente vão passar para a segunda fase do Vestibular 2022 da Unicamp", analisa o diretor do Oficina do Estudante, Daniel Cecílio.

Os vestibulandos responderam 72 questões objetivas de todas as disciplinas ministradas no ensino médio. A equipe de professores do Oficina do Estudante de Campinas (SP) analisou as provas. Confira: 

Matemática

“A prova estava mais contextualizada em comparação à de 2020, uma vez que abordou temais atuais, como Covid-19 e efetividade da vacinação. Os temas da matemática estavam bem distribuídos, mas o nível de dificuldade foi um pouco mais baixo, também em relação ao ano passado. Sentimos falta de Geometria Espacial”. 

Física 

“Consideramos uma prova bem bonita, com cálculos acessíveis e bem escrita, sem nenhuma questão polêmica. Destacamos grande presença de questões de gravitação, relacionadas às viagens espaciais de civis, confirmando o caráter atualizado do Vestibular da Unicamp”.

Química

“Avaliamos a prova de química como mais fácil e interpretativa. Foi bastante pautada em Química Ambiental, com muitas questões vinculadas à Biologia”. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biologia

“A prova de Biologia da primeira fase do vestibular 2022 da Unicamp foi moderna, com uso de muitas imagens. Obviamente, apareceram temas do dia a dia, como Covid e vacina. Houve apenas uma questão inesperada e incomum sobre glândula pineal. A nossa única crítica foi de que a prova foi pouco abrangente. Não vimos perguntas relacionadas à Citologia e Genética”.

História 

“Acreditamos que a prova foi de média a fácil, bem equilibrada com conteúdo de História Geral e do Brasil, com temas de relevância social que conectam o passado com o momento presente. Achamos muito interessante. Exigiu um aluno leitor para questões tradicionais, mas fazendo uso de um novo enfoque”. 

Língua Portuguesa e Literatura

“Consideramos a prova bem clássica, que abordou obras esperadas mesmo, com apenas uma repetição com a obra de Camões e o Marinheiro (de Fernando Pessoa). Uma prova com nível mais baixo, se comparado ao ano passado”. 

2ª fase

Os aprovados na primeira fase do vestibular 2022 da Unicamp deverão passar pelos testes da segunda fase, agendados para os dias 9 e 10 de janeiro de 2022.

Na ocasião, os participantes deverão responder questões dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 

PAAIS

Os candidatos que fizeram o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil puderam utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que promove a inclusão social por meio de bônus na nota. 

Confira como funciona a bonificação:

I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2). 

Resultado 

O resultado do Vestibular 2022 da Unicamp deve sair no dia 14 de fevereiro de 2022. Os estudantes concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação.

Outros detalhes podem ser obtidos no site da Comvest/Unicamp e pelo Edital.

Veja também

Resultado do Vestibular 2022/2 da Cederj é informado
Candidatos aprovados deverão fazer matrícula online nos próximos dias 7 e 8.

Resultado do Vestibular 2022/2 do IFMT já pode ser acessado
O processo seletivo do IFMT utilizou a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a avaliação dos candidatos.

Resultado da 3ª etapa do PAES 2021 da Unimontes (MG) é liberado
Este já é o resultado final, após análise dos recursos. Matrículas serão feitas entre os dias 12 e 14 de julho.

SiSU 2022/2: Resultado está disponível para consulta
Prazo para aprovados se matricularem é de 13 a 18 de julho. Informações detalhadas sobre as matrículas serão informadas por cada instituição.

IFSP: Resultado do Processo Seletivo 2022/2 de cursos técnicos está disponível
Matrículas devem ser feitas pela internet entre os dias 6 e 8 de julho.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2022/2 de vagas remanescentes via Enem da UERJ
Candidatos poderão utilizar notas do Enem de 2018 a 2021 para concorrer a 915 vagas de cursos superiores.

PUC Campinas divulga resultado do Vestibular de Inverno 2022
O processo seletivo de Inverno da PUC Campinas ofertou 2.790 vagas para 51 cursos de graduação.

UFGD solta resultado do Vestibular 2022/2 de vagas remanescentes via Enem
Instituição informou que convocação para matrículas deverá ser divulgada na próxima sexta-feira (8).

UFPel (RS) abre inscrições para o Pave 2022
Seleção seriada oferece 1.033 vagas para o ano letivo de 2023.

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2022 da PUC-SP está disponível
Os selecionados deverão efetivar a matrícula nos dias 6 e 7 de julho. Candidatos devem ficar atentos a documentação exigida.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do seu Vestibular 2023/1
O prazo segue até o dia 14 de julho. Candidatos precisam preencher requisitos exigidos.

IFPE divulga resultado do seu Vestibular 2022/2
Agora, aqueles que queiram interpor recursos terão até amanhã, dia 05, para apresentá-los.