Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp divulga gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2022

Unicamp divulga gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2022

Expectativa era que 63.298 candidatos participassem do processo seletivo, mas 7,7% faltaram às provas

Publicado por Silvia Tancredi
10/11/2021 15h30 , atualizado em 10/11/2021 16h38
Vestibular da Unicamp é considerado um dos mais difíceis do país
Vestibular da Unicamp é considerado um dos mais difíceis do país
Crédito da Imagem: Divulgação: Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) soltou nesta quarta-feira, 10 de novembro, os gabaritos da primeira fase do Vestibular 2022. Os inscritos fizeram as provas no último domingo (7).

Gabaritos 1ª fase Vestibular 2022 Unicamp

Segundo a Comvest, organizadora do vestibular, a questão 42 (prova Q) foi anulada em virtude de um erro de plotagem no mapa referente ao bioma 3. A Comvest explcia que, no mapa que destaca o bioma 3, a área indicada é semidesértica e não, desértica, tal como consta da alternativa C.

O processo seletivo ocorreu à tarde, em 31 cidades do estado de São Paulo, nas capitais de quatro estados (Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Salvador) e em Brasília, capital do Distrito Federal.

A instituição esperava que 63.298 estudantes participassem do processo seletivo, mas 4.873 não compareceram às provas, registrando abstenção de 7,7%. Segundo a Unicamp, essa foi a menor quantidade de ausentes na primeira fase em oito anos. 

Os estudantes concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. A carreira de Medicina é a mais procurada, com 324,7 candidatos por vaga.

Confira a concorrência completa do vestibular 2022 da Unicamp

Análise 1ª fase Unicamp 2022

O vestibular da Unicamp é considerado um dos processos seletivos mais difíceis do país, junto com o vestibular da Fuvest - USP e o vestibular da Unesp, os quais também são os mais concorridos do Brasil.

Conforme avalia o Diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Daniel Cecílio, a Unicamp manteve seu aspecto, com uma prova atual, contextualizada, que exige dos alunos capacidade de leitura, interpretativa, crítica e de visão de mundo.

"Os alunos bem preparados e antenados aos temas do Brasil e do mundo certamente vão passar para a segunda fase do Vestibular 2022 da Unicamp", analisa o diretor do Oficina do Estudante, Daniel Cecílio.

Os vestibulandos responderam 72 questões objetivas de todas as disciplinas ministradas no ensino médio. A equipe de professores do Oficina do Estudante de Campinas (SP) analisou as provas. Confira: 

Matemática

“A prova estava mais contextualizada em comparação à de 2020, uma vez que abordou temais atuais, como Covid-19 e efetividade da vacinação. Os temas da matemática estavam bem distribuídos, mas o nível de dificuldade foi um pouco mais baixo, também em relação ao ano passado. Sentimos falta de Geometria Espacial”. 

Física 

“Consideramos uma prova bem bonita, com cálculos acessíveis e bem escrita, sem nenhuma questão polêmica. Destacamos grande presença de questões de gravitação, relacionadas às viagens espaciais de civis, confirmando o caráter atualizado do Vestibular da Unicamp”.

Química

“Avaliamos a prova de química como mais fácil e interpretativa. Foi bastante pautada em Química Ambiental, com muitas questões vinculadas à Biologia”. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biologia

“A prova de Biologia da primeira fase do vestibular 2022 da Unicamp foi moderna, com uso de muitas imagens. Obviamente, apareceram temas do dia a dia, como Covid e vacina. Houve apenas uma questão inesperada e incomum sobre glândula pineal. A nossa única crítica foi de que a prova foi pouco abrangente. Não vimos perguntas relacionadas à Citologia e Genética”.

História 

“Acreditamos que a prova foi de média a fácil, bem equilibrada com conteúdo de História Geral e do Brasil, com temas de relevância social que conectam o passado com o momento presente. Achamos muito interessante. Exigiu um aluno leitor para questões tradicionais, mas fazendo uso de um novo enfoque”. 

Língua Portuguesa e Literatura

“Consideramos a prova bem clássica, que abordou obras esperadas mesmo, com apenas uma repetição com a obra de Camões e o Marinheiro (de Fernando Pessoa). Uma prova com nível mais baixo, se comparado ao ano passado”. 

2ª fase

Os aprovados na primeira fase do vestibular 2022 da Unicamp deverão passar pelos testes da segunda fase, agendados para os dias 9 e 10 de janeiro de 2022.

Na ocasião, os participantes deverão responder questões dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 

PAAIS

Os candidatos que fizeram o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil puderam utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que promove a inclusão social por meio de bônus na nota. 

Confira como funciona a bonificação:

I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2). 

Resultado 

O resultado do Vestibular 2022 da Unicamp deve sair no dia 14 de fevereiro de 2022. Os estudantes concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação.

Outros detalhes podem ser obtidos no site da Comvest/Unicamp e pelo Edital.

Veja também

Isenção do Enem 2024: saiba quando sai resultado dos pedidos de gratuidade
Estudantes poderão entrar com recurso por meio da Página do Participante do Enem 2024
Provas da UECE 2024/2 serão aplicadas neste domingo (28)
Saiba o seu local de prova e mais informações sobre o Vestibular 2024/2 da UECE
Inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29)!
Confira mais informações sobre o Encceja e as demais datas do certame
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira