A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira, 22 de novembro, os cadernos de provas e os gabaritos da primeira fase do Vestibular 2019. A etapa foi realizada no último domingo, 18.
Baixe aqui as provas e gabaritos da Unicamp
Uma questão de Matemática foi anulada:
questão 60 – prova Q e X
questão 35 – prova R e Z
questão 14 – prova S e Y
questão 33 – prova T e W
Segundo a Unicamp, "a resposta prevista para a questão é a alternativa c (5,5) – média aritmética mínima necessária para aprovação nas condições descritas. Sem a referência explícita no enunciado à “média aritmética mínima”, as alternativas a e b são também corretas. Buscando preservar a transparência do processo diante de eventuais dúvidas, a Comvest decidiu anular a questão e atribuir a pontuação correspondente a todos os candidatos, conforme prevê o Artigo 27 do Edital do Vestibular Unicamp 2019".
Abstenção
Dos 76.319 inscritos no Vestibular 2019 da Unicamp, 6.558 candidatos não compareceram às provas de domingo, gerando uma abstenção de 8,6%. No ano passado, o índice de faltosos foi de 9,2%.
Quem compareceu teve que responder 90 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), Física, Química, Biologia, Inglês, além de 12 questões interdisciplinares.
As provas foram aplicadas em 30 cidades paulistas e em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
Como foi a 1ª fase
A primeira fase não se furtou de abordar temas atuais. Destaque para questões que envolveram racismo, democracia e fascismo, ditadura militar, aquecimento global, crescimento da violência no Brasil e feminismo.
“Várias questões trouxeram temas importantes sobre a diversidade e o debate de ideias, a promoção do respeito e da convivência democrática. Desta maneira, a Unicamp está sinalizando a valorização da cidadania." (José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest)
De acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas, a primeira fase refletiu o momento histórico do Brasil, relacionando conteúdos essenciais do Ensino Médio aos principais desafios políticos e sociais.
Célio comenta que a prova demonstrou aos jovens que o estudo não serve apenas para passar no vestibular. "Pelo contrário, se estuda para compreender nossa complexa e polarizada realidade sócio-política."
A única crítica de Célio foi em relação à prova de Matemática. "A parte de matemática parecia realmente de outro mundo, um mundo de números e símbolos divorciados da realidade dos alunos. Não foi igual a prova do Enem, que aproximou os números à realidade dos estudantes", conclui o diretor pedagógico.
Segunda fase
O resultado da primeira fase será publicado no dia 10 de dezembro, quando serão informados também os locais de prova da segunda etapa.
Os classificados para a segunda fase farão provas discursivas entre os dias 13 e 15 de janeiro 2019. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão aplicados testes de habilidades específicas de 21 a 25 de janeiro.
O resultado final do Vestibular 2019 da Unicamp será publicado no dia 11 de fevereiro.
Vagas
O Vestibular 2019 da Unicamp oferece 2.589 vagas em 69 cursos de graduação, em Campinas, Limeira e Piracicaba. Esse número representa 80% das vagas regulares, já que a partir deste ano, o preenchimento dos outros 20% será por meio do Enem.
Há também 72 vagas oferecidas no Vestibular Indígena e 90 para participantes de olimpíadas científicas e competições de áreas específicas.
Entre 25% e 37,2% das vagas de cada curso são reservadas para cotistas pretos ou pardos. Além disso, por meio do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS), a Unicamp oferece bônus na primeira e segunda fase para candidatos de escolas públicas.
Para mais informações, acesse o Edital do Vestibular 2019 ou o site da Comvest, organizadora do vestibular.