Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Universidade de Coimbra recebe inscrições de brasileiros aprovados no Enem

Universidade de Coimbra recebe inscrições de brasileiros aprovados no Enem

As inscrições para o processo seletivo para o próximo semestre já estão abertas e seguem até o dia 13 de junho. Estão sendo oferecidas 630 vagas

Publicado por Érica Caetano
27/05/2014 08h07 , atualizado em 27/05/2014 08h11

A Universidade de Coimbra (UC) em Portugal, está com inscrições abertas para brasileiros que queiram utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressarem na instituição no segundo semestre.

A última etapa para a efetivação do acordo foi cumprida ontem, dia 26 de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que promove o Enem, e a Universidade de Coimbra assinaram acordo que permitirá a estudantes brasileiros usar o exame para estudar na universidade portuguesa.

O processo seletivo para o próximo semestre já está aberto e segue até o dia 13 de junho. A nota mínima aceita pela Universidade de Coimbra é 600 pontos no Enem. A expectativa, no entanto, é que a nota de corte efetiva seja superior, em função do nível dos estudantes. Para tentar uma das 630 vagas, os alunos devem acessar a página da instituição na internet.

Acesse aqui!

Com 23 mil estudantes matriculados, a universidade oferece cursos em sete das oito faculdades: letras, direito, ciências e tecnologia; farmácia, economia, psicologia; ciências da educação, ciências do desporto e educação física. O único curso não disponível aos brasileiros é o de medicina. 

Como alunos da universidade, os brasileiros terão acesso ao programa de mobilidade no ensino superior da União Europeia. São mais de cem universidades interligadas pelo programa, que pode ser feito em um semestre ou em um ano, em qualquer instituição da rede.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Universidade de Coimbra é a primeira instituição estrangeira a usar o Enem como critério de seleção. No Brasil, 115 instituições públicas aceitam o exame nacional como forma de ingresso no ensino superior. Neste ano, o exame tem mais de 9,5 milhões de inscritos.

A possibilidade de Coimbra selecionar alunos brasileiros por meio do Enem foi acertada depois da aprovação de uma legislação interna portuguesa, que reconheceu o exame como suficiente para avaliar o desempenho dos estudantes. 
Segundo ele, houve uma consulta na própria universidade para avaliar a experiência dos alunos brasileiros que admitidos em Coimbra. Há atualmente, 2 mil brasileiros estudando na universidade.

Com o acordo firmado nesta segunda-feira com o Inep, Coimbra passará a ter acesso aos resultados do Enem para que os alunos possam ser validados no sistema português. 

Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga. No ano passado, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2022
Resultado era esperado somente para 13 de dezembro, mas relação de classificados para a 2ª etapa saiu nesta segunda-feira (29).

Enem 2021: prazo para solicitar reaplicação é iniciado
A reaplicação do Enem 2021 acontece nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022, mesmo período em que haverá prova para os privados de liberdade e para os isentos faltosos que puderam se inscrever em setembro.

UFMS divulga local de prova do Vestibular 2022 e Passe 2021
Processos seletivos serão aplicados nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente

Faculdade Albert Einstein finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2022/1
Estão sendo oferecidas 300 vagas no Vestibular 2022 para os dois semestres letivos do próximo ano. Esta é a primeira edição que tem a oferta do curso de Fisioterapia.

Inscrições do Vestibular de Outono 2022 da UEPG encerram nesta segunda (29)
O vestibular ocorrerá nas cidades paranaenses de Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Umuarama.

Enem 2021: provas do 2º dia ignoram pandemia e vacinação
Provas do segundo dia do Enem 2021 foram consideradas não atualizadas e contextualizadas com assuntos relacionados ao momento atual que o mundo está passando.

IFG encerra inscrições para Vestibular 2022/1
Processo seletivo oferece vagas em cursos ministrados em Goiânia e em seis cidades do interior de Goiás

Enem 2021: participantes passam pelas provas de Ciências da Natureza e Matemática neste domingo (28)
Os testes começam a ser realizados às 13h30, mas terminam mais cedo que o primeiro dia, às 18h30.

São Paulo: Vestibular 2022/1 on-line do Insper começa nesta segunda-feira (29)
Processo seletivo oferece 600 vagas em cursos como Administração, Direito e Engenharias

UnB abre inscrições para PAS 2021
Participantes farão provas em janeiro ou fevereiro de 2022, conforme etapa na qual se encontram

Uepa prorroga inscrições para Vestibular 2022
Os candidatos deste processo seletivo serão selecionados por análise das notas do Enem 2021, cujas provas já estão sendo realizadas.