Os inscritos na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta quarta-feira, 28 de maio, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35. O pagamento é recebido somente em agências do Banco do Brasil. Nos estados em que há greve, o pagamento deverá ser realizado via caixas eletrônicos.
Desde o início da semana, dia 26, o pagamento também está sendo recebido nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais.
Aqueles que ainda não imprimiram o boleto, podem ainda retirá-lo através da página de acompanhamento das inscrições. É importante não perder o prazo, já que o Ministério da Educação (MEC) reforçou que não haverá prorrogação. A confirmação de pagamento pode levar de dois a três dias úteis, portanto ela deverá estar disponível até a próxima segunda-feira, dia 02 de junho.
Enem 2014
Esta edição do Enem recebeu no total, 9,519 milhões de inscrições. O número é recorde de todas as edições anteriores, sendo 21,8% maior em relação a 2013, quando o registro foi de 7,834 milhões. No entanto, a quantidade de inscrições realmente válidas será divulgada na próxima semana, posterior a confirmação dos pagamentos. Quem não realizar o pagamento está fora do Enem 2014.
São Paulo foi o estado que mais recebeu inscrições, com 1.476.041 inscritos, Em seguida está o estado de Minas Gerais, com 1.057.521. Logo atrás vem a Bahia e o Rio de Janeiro, com 707.835 e 691.789, respectivamente. O Ceará recebeu 596.568, e foi o estado com maior número de inscritos em relação à população.
Já a região com o maior número de inscritos, foi a Sudeste, com 3.407.684, seguida da Nordeste, com 3.062.161 cadastros. Isenções foram concedidas para alunos da rede pública e pelos que declarassem carência, após preencher o questionário socioeconômico.
Cronograma
As provas do Enem 2014 seguirão a mesma estrutura das edições anteriores. Elas serão realizadas no final de semana dos dias 08 e 09 de novembro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. Este ano, os testes não serão aplicados no mês de outubro, como aconteceu nos outros anos, devido as eleições presidenciais que ocorrerão no mês em questão. Os participantes deverão seguir o horário de Brasília e levar o documento de identidade no dia dos exames. O conteúdo das provas está na Matriz de Referência do Enem 2014.
No primeiro dia do Enem serão realizadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no total de 90 questões objetivas, e no segundo dia serão aplicadas as provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos.
Nesta edição, sabadistas poderão fazer o Exame no dia 08 às 19h (horário de Brasília), com exceção nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Os candidatos destes estados poderão realizar os testes do primeiro dia às 19h do seu horário local, devido ao horário de verão.
Os locais e salas de prova serão informados através do Cartão de Confirmação de Inscrição, que será disponibilizado pela internet e entregue pelos Correios. No ano passado, os cartões começaram a ser entregues cerca de um mês antes das provas. Já o gabarito das provas será disponibilizado até 12 de novembro.
Também foram anunciadas novas medidas de segurança na aplicação do Exame a fim de combater fraudes. Uma delas refere-se a utilização de detectores de metais portáteis, que poderão ser usados pelos fiscais de prova. O equipamento poderá ser utilizado em qualquer candidato para comprovar que o mesmo não está usando equipamentos eletrônicos durante a realização dos testes.
Resultados
Os gabaritos oficiais do Enem 2014 serão divulgados em até três dias posteriores a aplicação do exame, enquanto o resultado é esperado entre final de dezembro e início de janeiro. Os participantes poderão requerer vista da prova de redação apenas para fins pedagógicos, pois continua proibido entrar com recurso. O MEC deve disponibilizar o espelho das redações ainda nos primeiros meses de 2015.
A inscrição no Enem permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015.
Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.