Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Hoje é o último dia para efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2014

Hoje é o último dia para efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2014

É importante não perder o prazo, já que o MEC reforçou que não haverá prorrogação.

Publicado por Érica Caetano
28/05/2014 00h05 , atualizado em 28/05/2014 07h06

Os inscritos na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta quarta-feira, 28 de maio, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35. O pagamento é recebido somente em agências do Banco do Brasil. Nos estados em que há greve, o pagamento deverá ser realizado via caixas eletrônicos.

Desde o início da semana, dia 26, o pagamento também está sendo recebido nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais.

Aqueles que ainda não imprimiram o boleto, podem ainda retirá-lo através da página de acompanhamento das inscrições. É importante não perder o prazo, já que o Ministério da Educação (MEC) reforçou que não haverá prorrogação. A confirmação de pagamento pode levar de dois a três dias úteis, portanto ela deverá estar disponível até a próxima segunda-feira, dia 02 de junho.

Enem 2014

Esta edição do Enem recebeu no total, 9,519 milhões de inscrições. O número é recorde de todas as edições anteriores, sendo 21,8% maior em relação a 2013, quando o registro foi de 7,834 milhões. No entanto, a quantidade de inscrições realmente válidas será divulgada na próxima semana, posterior a confirmação dos pagamentos. Quem não realizar o pagamento está fora do Enem 2014.

São Paulo foi o estado que mais recebeu inscrições, com 1.476.041 inscritos, Em seguida está o estado de Minas Gerais, com 1.057.521. Logo atrás vem a Bahia e o Rio de Janeiro, com 707.835 e 691.789, respectivamente. O Ceará recebeu 596.568, e foi o estado com maior número de inscritos em relação à população.

Já a região com o maior número de inscritos, foi a Sudeste, com 3.407.684, seguida da Nordeste, com 3.062.161 cadastros. Isenções foram concedidas para alunos da rede pública e pelos que declarassem carência, após preencher o questionário socioeconômico.

Cronograma

As provas do Enem 2014 seguirão a mesma estrutura das edições anteriores. Elas serão realizadas no final de semana dos dias 08 e 09 de novembro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. Este ano, os testes não serão aplicados no mês de outubro, como aconteceu nos outros anos, devido as eleições presidenciais que ocorrerão no mês em questão. Os participantes deverão seguir o horário de Brasília e levar o documento de identidade no dia dos exames. O conteúdo das provas está na Matriz de Referência do Enem 2014.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No primeiro dia do Enem serão realizadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no total de 90 questões objetivas, e no segundo dia serão aplicadas as provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos. 

Nesta edição, sabadistas poderão fazer o Exame no dia 08 às 19h (horário de Brasília), com exceção nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Os candidatos destes estados poderão realizar os testes do primeiro dia às 19h do seu horário local, devido ao horário de verão.

Os locais e salas de prova serão informados através do Cartão de Confirmação de Inscrição, que será disponibilizado pela internet e entregue pelos Correios. No ano passado, os cartões começaram a ser entregues cerca de um mês antes das provas. Já o gabarito das provas será disponibilizado até 12 de novembro. 

Também foram anunciadas novas medidas de segurança na aplicação do Exame a fim de combater fraudes. Uma delas refere-se a utilização de detectores de metais portáteis, que poderão ser usados pelos fiscais de prova. O equipamento poderá ser utilizado em qualquer candidato para comprovar que o mesmo não está usando equipamentos eletrônicos durante a realização dos testes.

Resultados

Os gabaritos oficiais do Enem 2014 serão divulgados em até três dias posteriores a aplicação do exame, enquanto o resultado é esperado entre final de dezembro e início de janeiro. Os participantes poderão requerer vista da prova de redação apenas para fins pedagógicos, pois continua proibido entrar com recurso. O MEC deve disponibilizar o espelho das redações ainda nos primeiros meses de 2015.

A inscrição no Enem permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015. 

Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.

 

 

Veja também

Encceja 2024: inscrição poderá ser feita daqui a dez dias, em 29 de abril
Encceja possibilita que estudantes que não terminaram Ensino Fundamental ou Médio em idade regular obtenham certificado de conclusão
UnB reabre inscrições do Vestibular 2024 via Enem
São mais de duas mil vagas disponíveis neste processo seletivo
Dia dos Povos Indígenas 2024: saiba importância da data e conheça desafios enfrentados pelas comunidades
Profissional indígena que ingressou na universidade por meio das cotas também conta sua experiência
Isenção do Enem 2024: participantes do Programa Pé-de-Meia têm direito à gratuidade
Estudantes também devem pedir gratuidade até dia 26 de abril por meio da página do Participante do Enem 2024
Vestibular 2024 para refugiados da UFSC abre inscrições hoje (18)
Veja o link de inscrição e mais informações sobre o Vestibular 2024 para refugiados da UFSC
UFSC abre inscrição para Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo oferece mais de mil vagas em cursos da UFSC e do IFSC
Dia Nacional do Livro Infantil: professora explica importância da leitura desde cedo
Profissional defende incentivar a criança a ler desde cedo para que ela tome gosto pela leitura
Enem 2024: prazo para justificar ausência está aberto. Saiba quem pode fazer justificativa
Entre motivos aceitos pelo Inep, estão assalto, morte na família, privação de liberdade, casamento ou paternidade
Paraná: Unioeste divulga datas do Vestibular 2025
Provas da Unioeste serão aplicadas em Curitiba e outras sete cidades paranaenses. Também haverá testes no Mato Grosso do Sul.
Como se preparar para a redação do Enem 2024?
Faltam alguns meses para o Enem 2024, saiba como usar esse tempo na sua preparação para a redação do exame
Enem 2024: confira quem pode pedir isenção da taxa de inscrição
Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 26 de abril, apenas pela internet
Tande, ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico, sofre infarto. Conheça causas e sintomas do infarto
Ex-atleta sentiu palpitações, falta de ar e dor no ouvido. Tande está recuperando-se em casa.