A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já começou a planejar o Vestibular 2021/2. A expectativa é que as provas sejam aplicadas no início de setembro.
Para que o processo seletivo seja realizado, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) deve adotar algumas mudanças em relação aos vestibulares feitos antes da pandemia do coronavírus. Confira abaixo:
- Redução de dias de prova de três para dois. As provas devem ser aplicads no sábado e domingo 4 e 5 de setembro;
- Ampliação do horário das provas. No primeiro dia, serão quatro horas de aplicação dos testes e, no segundo, cinco horas;
- Exclusão das questões discursivas e uma readequação do tamanho das questões, com o objetivo de reduzir o tempo de resolução das provas;
- Diminuição do número de obras literárias de leitura obrigatória para apenas três;
- Inclusão de medidas para evitar o contágio do coronavírus, tais como uso obrigatório de máscara e álcool gel, aferição de temperatura, distanciamento entre os candidatos, entre outras.
Segundo a Coperve, essas mudanças seriam apenas para o vestibular de meio de ano. O edital ainda não foi divulgado.
As UFSC já anunciou as obras literárias que serão cobradas: Cemitério dos Vivos, de Lima Barreto; De amor e amizade, de Clarice Lispector e Ânsia eterna, de Júlia Lopes de Almeira.
Leia também: como é o vestibular da UFSC
Aprovação do vestibular 2021/1
O processo seletivo somente ocorrerá se a Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da Universidade aprovar a realização. O anúncio da aprovação ou não deve sair em julho.
O vestibular 2021/2 da UFSC deve oferecer 2.050 vagas em cursos de graduação.
Vestibular 2021
A universidade catarinense está com dois vestibulares 2021 em andamento. O primeiro processo seletivo oferece mais de 2,5 mil vagas ao público em geral. O resultado deve sair no dia 14 de maio.
O segundo é um vestibular específico para negros, cuja lista de aprovados deve ser divulgada no dia 20 de maio. A oferta é de mais de 200 vagas.