Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Diferença entre Biologia e Biomedicina

Diferença entre Biologia e Biomedicina

Mesmo tendo atuações distintas, é comum a confusão com o exercício dos profissionais formados em Biologia e em Biomedicina.

Publicado por Érica Caetano
Mesmo tendo semelhanças entre os dois cursos, os profissionais formados neles atuam em áreas distintas
Mesmo tendo semelhanças entre os dois cursos, os profissionais formados neles atuam em áreas distintas
Crédito da Imagem: Crédito imagem: Shutterstock

Os nomes podem até ter certa semelhança. A área em que estão também. Talvez seja por isso que muitos estudantes fiquem em dúvida sobre escolher o curso de Biologia ou o de Biomedicina no vestibular ou SiSU

Há diferenças significativas entre as duas graduações e atribuições exclusivas para cada um destes profissionais. Vamos esclarecer a vocês quais as principais diferenças e semelhanças entre os dois cursos. Confira!

Tópicos deste artigo

=>    Biologia

A graduação em Biologia é oferecida em duas modalidades diferentes: licenciatura e bacharelado. Contudo, algumas instituições de ensino optam por oferecê-las em conjunto. 

No início no curso, são ministradas aulas mescladas de Química, Física e Matemática. Já ao longo da graduação, os alunos têm contato com as disciplinas específicas, como Ecologia, Botânica, Zoologia, Anatomia, Geologia, Botânica etc. Há também aulas práticas na grade curricular da graduação.

Após a formação, o profissional formado em Biologia tem no seu trabalho uma relação bem extensa no que diz respeito ao contato com o meio ambiente e com questões ligadas a sustentabilidade.

=>    Biomedicina

O curso de Biomedicina é formado em sua grande parte por disciplinas de exatas, biológicas e humanas. Mas há também matérias específicas, além de vivências práticas. 

Biologia Celular, Química, Bioética, Anatomia, Biofísica, Microbiologia, Fisiologia, Parasitologia, Imunologia, Farmacologia, Bioquímica, Saúde Pública e Toxicologia são alguns dos módulos que compõem a grade curricular da graduação.

Geralmente, 20% da carga horária total do curso é destinada para o estágio supervisionado.

O profissional formado em Biomedicina tem uma função ligada à saúde do ser humano. O foco do seu trabalho é a prevenção e o tratamento de doenças.

Semelhanças e diferenças

A semelhança entre as duas profissões está no que diz respeito ao estudo dos seres vivos. A diferença está, entre outras coisas, no objetivo do estudo.

Ambas as profissões estudam e pesquisam sangue, tecidos, plantas e microrganismos, por exemplo, mas enquanto o foco do biomédico está em analisar as amostras e identificar agentes causadores de doenças, o biólogo visa entender a relação desses seres vivos com o meio em que vivem e/ou estão, o funcionamento desses organismos e os processos de evolução.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As duas profissões podem, inclusive, trabalhar juntas. O biomédico é fundamental para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos. Já o biólogo é importante para manter o equilíbrio ambiental de uma região, evitando a proliferação de doenças, sejam elas através de vírus, bactérias, fungos ou protozoários. 

Formas de atuação

Os campos de atuação de um biólogo são muito extensos. Os que formam em licenciatura podem atuar como professor do ensino fundamental e médio e, caso faça uma pós-graduação, pode seguir a carreira acadêmica em faculdades.

Há também a possibilidade de prestar concursos públicos ligados à área ambiental, já que há órgãos respeitados internacionalmente e com boas oportunidades nesta área no campo da pesquisa e preservação.

Projetos ambientais e ONGs são outros locais em que o formado em Biologia poderá atuar. Esses profissionais tendem a ser valorizados devido ao atual momento delicado na ecologia e preservação do meio ambiente.

Empresas e multinacionais no ramo alimentício também contratam os profissionais formados em Biologia para atuarem na fiscalização e controle dos alimentos fabricados. E, acreditem, até na construção civil este profissional pode atuar, por exemplo, na avaliação de impactos de determinados empreendimentos no ambiente, seja ele rural ou urbano.

Já o profissional formado em Biomedicina poderá se dedicar às pesquisas e estudos em diversas áreas da saúde. Ele poderá trabalhar na área de análises clínicas (a maioria dos profissionais estão atuando nesta área), em estudos e pesquisas ligadas à genética, banco de sangue e outras.

Um outro campo de atuação dos biomédicos é a Imaginologia, estudo dos órgãos e sistemas do corpo humano por meio das inúmeras modalidades de exames de imagens. Em conjunto com radiologistas, podem operar máquinas como de ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética.

Outras áreas que vem crescendo muito para a atuação do profissional de Biomedicina é a de Biomedicina Estética e a que diz respeito à Reprodução Humana, muito requisitadas nos dias de hoje.
 

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa