UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Orientação Vocacional
  3. Diferença entre Biologia e Biomedicina

Diferença entre Biologia e Biomedicina

Mesmo tendo atuações distintas, é comum a confusão com o exercício dos profissionais formados em Biologia e em Biomedicina.

Publicado por Érica Caetano
Mesmo tendo semelhanças entre os dois cursos, os profissionais formados neles atuam em áreas distintas
Mesmo tendo semelhanças entre os dois cursos, os profissionais formados neles atuam em áreas distintas
Crédito da Imagem: Crédito imagem: Shutterstock

Os nomes podem até ter certa semelhança. A área em que estão também. Talvez seja por isso que muitos estudantes fiquem em dúvida sobre escolher o curso de Biologia ou o de Biomedicina no vestibular ou SiSU

Há diferenças significativas entre as duas graduações e atribuições exclusivas para cada um destes profissionais. Vamos esclarecer a vocês quais as principais diferenças e semelhanças entre os dois cursos. Confira!

Tópicos deste artigo

=>    Biologia

A graduação em Biologia é oferecida em duas modalidades diferentes: licenciatura e bacharelado. Contudo, algumas instituições de ensino optam por oferecê-las em conjunto. 

No início no curso, são ministradas aulas mescladas de Química, Física e Matemática. Já ao longo da graduação, os alunos têm contato com as disciplinas específicas, como Ecologia, Botânica, Zoologia, Anatomia, Geologia, Botânica etc. Há também aulas práticas na grade curricular da graduação.

Após a formação, o profissional formado em Biologia tem no seu trabalho uma relação bem extensa no que diz respeito ao contato com o meio ambiente e com questões ligadas a sustentabilidade.

=>    Biomedicina

O curso de Biomedicina é formado em sua grande parte por disciplinas de exatas, biológicas e humanas. Mas há também matérias específicas, além de vivências práticas. 

Biologia Celular, Química, Bioética, Anatomia, Biofísica, Microbiologia, Fisiologia, Parasitologia, Imunologia, Farmacologia, Bioquímica, Saúde Pública e Toxicologia são alguns dos módulos que compõem a grade curricular da graduação.

Geralmente, 20% da carga horária total do curso é destinada para o estágio supervisionado.

O profissional formado em Biomedicina tem uma função ligada à saúde do ser humano. O foco do seu trabalho é a prevenção e o tratamento de doenças.

Semelhanças e diferenças

A semelhança entre as duas profissões está no que diz respeito ao estudo dos seres vivos. A diferença está, entre outras coisas, no objetivo do estudo.

Ambas as profissões estudam e pesquisam sangue, tecidos, plantas e microrganismos, por exemplo, mas enquanto o foco do biomédico está em analisar as amostras e identificar agentes causadores de doenças, o biólogo visa entender a relação desses seres vivos com o meio em que vivem e/ou estão, o funcionamento desses organismos e os processos de evolução.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As duas profissões podem, inclusive, trabalhar juntas. O biomédico é fundamental para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos. Já o biólogo é importante para manter o equilíbrio ambiental de uma região, evitando a proliferação de doenças, sejam elas através de vírus, bactérias, fungos ou protozoários. 

Formas de atuação

Os campos de atuação de um biólogo são muito extensos. Os que formam em licenciatura podem atuar como professor do ensino fundamental e médio e, caso faça uma pós-graduação, pode seguir a carreira acadêmica em faculdades.

Há também a possibilidade de prestar concursos públicos ligados à área ambiental, já que há órgãos respeitados internacionalmente e com boas oportunidades nesta área no campo da pesquisa e preservação.

Projetos ambientais e ONGs são outros locais em que o formado em Biologia poderá atuar. Esses profissionais tendem a ser valorizados devido ao atual momento delicado na ecologia e preservação do meio ambiente.

Empresas e multinacionais no ramo alimentício também contratam os profissionais formados em Biologia para atuarem na fiscalização e controle dos alimentos fabricados. E, acreditem, até na construção civil este profissional pode atuar, por exemplo, na avaliação de impactos de determinados empreendimentos no ambiente, seja ele rural ou urbano.

Já o profissional formado em Biomedicina poderá se dedicar às pesquisas e estudos em diversas áreas da saúde. Ele poderá trabalhar na área de análises clínicas (a maioria dos profissionais estão atuando nesta área), em estudos e pesquisas ligadas à genética, banco de sangue e outras.

Um outro campo de atuação dos biomédicos é a Imaginologia, estudo dos órgãos e sistemas do corpo humano por meio das inúmeras modalidades de exames de imagens. Em conjunto com radiologistas, podem operar máquinas como de ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética.

Outras áreas que vem crescendo muito para a atuação do profissional de Biomedicina é a de Biomedicina Estética e a que diz respeito à Reprodução Humana, muito requisitadas nos dias de hoje.
 

Veja também

Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)
Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.
Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)
Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental
Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido
O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.
Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana
O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.
Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje, 25
A isenção de taxa do Enem 2025 permite que participantes que preencham os requisitos realize o exame de forma gratuita
Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21
Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.
Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)
Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.
ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações
Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.
Resultado preliminar da justificativa de ausência no Encceja 2024 sai hoje (7)
Candidatos que tiverem suas justificativas de ausência no Encceja 2024 negadas poderão entrar com novo pedido até 11 de abril.
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2025
Os candidatos pré-selecionados pela lista de espera do ProUni 2025 deverão comprovar as informações apresentadas.
Enem 2025: Inep divulga datas e edital de isenção de taxa de inscrição
Podem se inscrever estudantes da rede pública, de baixa renda e participantes do Pé de Meia
Inep abre justificativa de ausência do Encceja 2024
Devem solicitar a justificativa da ausência participantes que se inscrevram para a última edição do exame e não comparceram.