Entidade autárquica do município, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) foi fundada em 1968, em decorrência do anseio popular pela criação de uma Instituição de Ensino Superior na região. Atuando, inicialmente, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura e lideranças locais, a faculdade deu início a seu curso de Medicina apenas um ano depois de sua criação. Em 1973, a faculdade foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e no ano seguinte formou sua primeira turma de graduação.
Atualmente, a FMJ oferece dois cursos de graduação e conta com um corpo docente composto por mais de 200 professores entre colaboradores e titulados. Já seu corpo discente é constituído por cerca de 400 alunos e 200 residentes, sendo que cerca de 2.300 médicos já passaram pela instituição. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, avaliação do Ministério da Educação, a faculdade foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5, destacando-se como a melhor avaliada da região.
CAMPUS
• Campus Universitário
Rua Francisco Telles, nº 250, Vila Arens, Jundiaí – SP
http://www.fmj.br
(11) 4587-1095
Enfermagem, Medicina.
INFRAESTRUTURA
A sede da FMJ, localizada na Vila Arens, a cerca de 60km da capital do estado, é composta por 7.080 m² de área física e 7.700 m² de área construída. Neste espaço, a instituição sedia um auditório com cerca de 400 lugares, 04 anfiteatros, 08 salas de aula, laboratórios de informática e biblioteca com mais de 460m² de área, 4 mil livros e 600 títulos de periódicos. Um ambulatório de especialidades também está instalado no prédio anexo. Além disso, sua infraestrutura conta com dois hospitais: Hospital Universitário de Jundiaí, com 122 leitos, e Hospital São Vicente de Paulo, com 218 leitos, que funcionam como hospitais escolas para os estudantes.
FORMAS DE INGRESSO
• Vestibular
O vestibular tradicional para o curso de Medicina é coordenado e aplicado anualmente pela Fundação Vunesp. As provas são realizadas em dois dias e constituídas por 86 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e 20 questões discursivas sobre Biologia, Química e Física, mais Redação. Já o processo seletivo de Enfermagem é organizado pela própria FMJ.
• Enem
Candidatos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem aproveitar o desempenho da parte objetiva do Exame para complementar a nota da prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular da FMJ. Neste caso, basta informar o número de inscrição do candidato no Enem no ato da inscrição do processo seletivo.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular