Ser um centro de referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de administração, economia, direito e engenharia. Essa é a missão do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), estabelecimento sem fins lucrativos, situado em São Paulo, considerado hoje a 6ª melhor instituição de ensino superior do país, com base no ranking que avalia o Índice Geral de Cursos (IGC). A instituição ainda foi classificada com nota máxima na avaliação realizada no ano de 2011.
Com corpo docente constituído por 81% de doutores, 18% de mestres e 1% de especialistas, o Insper é uma das poucas universidades que oferece a possibilidade de Dupla Titulação aos seus alunos, permitindo-os adquirir dois diplomas de graduação em cinco anos de curso. Na classificação geral dos cursos, feita pelo MEC, a graduação em economia do Insper ficou em primeiro lugar no estado e quarto lugar no país, enquanto o curso de administração conquistou quinto lugar nacional.
CAMPUS
• Campus Sede
Rua Quatá, nº 300, Vila Olímpia, São Paulo – SP
(11) 4504-2400
Administração, Economia, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Mecânica.
INFRAESTRUTURA
Inicialmente, o Complexo Universitário do Insper era situado na Avenida Paulista. Após 12 anos, a unidade foi transferida para a Rua Maestro Cardim e, em 2006, seu atual campus, localizado na Vila Olímpia, foi inaugurado. Em 2012, a atual sede do Instituto contou com uma expansão, estimada em 80% de acréscimo em sua área útil, que hoje é de 18 mil m². Uma torre de 11 andares, com quase 8 mil m², foi construída para ampliar o número de salas de aulas, expandir o espaço da biblioteca e construir novos espaços de convivência. Hoje, a instituição está entre as três escolas da América do Sul com a melhor infraestrutura, segundo o ranking do Financial Times, ao oferecer mais de 40 salas de aula, quadra poliesportiva, duas praças de alimentação, auditório para 240 pessoas e muito mais.
FORMAS DE INGRESSO
• Vestibular Tradicional
O Processo Seletivo tradicional do Insper possui 7 horas de duração e as provas são aplicadas em dois momentos do dia. Na parte da manhã, geralmente, os candidatos são condicionados a duas redações e 30 questões objetivas de língua portuguesa. Já no turno vespertino, são aplicadas as provas de análise quantitativa e lógica, compostas por 35 questões de múltipla escolha.
• Vestibular via Enem
Os candidatos também podem ingressar no instituto por meio do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse caso, eles precisam apresentar médias acima de 600 pontos.
• Bolsas de Estudos
Em todos os vestibulares, o Insper concede bolsas de estudos de 30% a 100% sobre o valor da matrícula e das mensalidades. Semestralmente, a manutenção do benefício é avaliada e só continuam sendo beneficiados candidatos que não tenham cometido nenhuma transgressão ao Código de Ética e de Conduta do Insper e tenham Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 6,0.
Instituto não é credenciado ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD) também não são oferecidos, atualmente, pelo Insper.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Blog | Vestibular
REDES SOCIAIS
Linkedin | Facebook | Facebook Vestibular | Flickr | Youtube | Twitter | Twitter Vestibular