A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) já começou a receber inscrições para o Vestibular 2021 e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) 2020. O prazo segue até 14 de janeiro. A taxa custa R$ 120.
Inscreva-se Vestibular 2021 UFMS
Solicitações de isenção de taxa de inscrição também já podem ser feitas. Os interessados podem pedir o benefício até o dia 11 de novembro nos sites dos processos seletivos.
Podem participar inscritos no CadÚnico e membros de família de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
A relação preliminar de beneficiados com a gratuidade será divulgada no dia 18 de novembro.
Em razão da pandemia do coronavírus, os processos seletivos serão aplicados somente no ano que vem. Confira abaixo os detalhes de cada um:
Vestibular
Segundo o calendário, os inscritos no vestibular 2021 da UFMS poderão acessar o cartão, com os locais onde serão aplicadas as provas, no dia 25 de janeiro.
O vestibular será formado por uma redação e 60 questões objetivas de linguagens e códigos (15), matemática (15), ciências humanas (15) e ciências da natureza (15).
Interessados no curso de Música também precisam fazer os Testes de Habilidades Específicas (THE). Nesta edição, a avaliação será feita por meio de um vídeo.
Vagas
O resultado do vestibular da UFMS deve sair no dia 5 de março. Nesta edição, são oferecidas 4.249 vagas, sendo 64 para o curso de Medicina, que é ministrado em Campo Grande.
Saiba mais: como se preparar para o vestibular de Medicina
Metade das chances são reservadas a estudantes da rede pública, seguindo a Lei de Cotas. Dentro desse percentual, há vagas para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
Os cursos da UFMS são ministrados nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Chapadão do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
PASSE
Os participantes do PASSE poderão consultar o cartão com o local de prova no dia 25 de janeiro. O teste será aplicado em 5 de fevereiro.
As provas serão formadas por 60 questões objetivas de disciplinas vistas no ano em curso. Estudantes da terceira etapa também terão que elaborar uma redação.
O resultado da terceira etapa do PASSE 2020 da UFMS também sairá no dia 5 de março. Os estudantes vão concorrer a 1.027 vagas.
Os participantes das duas primeiras etapas poderão acessar as notas a partir do dia 10 de março.
Leia também: como funcionam os vestibulares seriados
SiSU
O Conselho Universitário da UFMS anunciou, por meio de nota, que, por causa da pandemia da Covid-19, não vai disponibilizar vagas por meio da primeira edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Ainda de acordo com o Conselho, as vagas que eram destinadas ao SiSU foram transferidas para o vestibular e o PASSE. A previsão é que o SiSU do segundo semestre de 2021 ocorra normalmente.
Para mais detalhes, acesse o Edital do vestibular 2021 da UFMS e o Edital do PASSE.