Vestibular
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná, conhecida como Unioeste, oferta suas vagas em um processo seletivo que ocorre apenas uma vez ao ano. Geralmente, as inscrições têm início no mês de agosto.
Na Unioeste, metade das vagas dos cursos presenciais é oferecida pelo vestibular e metade pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além do vestibular tradicional, a Unioeste também possui vestibular para cursos ofertados na modalidade à distância (EaD).
Vestibular tradicional
O vestibular da Unioeste passou por mudanças a partir do ingresso para 2014. Anteriormente, eram aplicadas provas em duas etapas, realizadas normalmente nos meses de novembro e dezembro.
Agora, o vestibular é realizado em apenas uma fase, normalmente no mês de dezembro, e é dividido em dois turnos, das 8h30 às 11h30 e das 15h às 19h, nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo
No período da manhã os candidatos respondem a 21 questões sobre Conhecimentos Gerais em Língua Estrangeira, Literatura e Língua Portuguesa e produzem uma redação.
À tarde são aplicadas 56 questões sobre Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
O certame é classificatório e as questões da prova de conhecimentos específicos têm peso diferente para cada curso escolhido.
No último vestibular, a Unioeste ofereceu 1.230 vagas distribuídas entre 65 cursos presenciais.
Inscrições
Para participar, os estudantes precisam se inscrever, pelo site da Universidade, dentro do prazo determinado. As inscrições têm início geralmente no final do mês de agosto, início do mês de setembro.
Na última edição do Vestibular, a taxa custou R$ 170 (podendo ser dividida em até duas vezes no cartão de crédito). Os candidatos que se inscrevem nos primeiros 30 dias ganham desconto de cerca de 8%.
Isenção
Logo que as inscrições do Vestibular da Unioeste se iniciam, também é aberto o prazo para a solicitação de isenção de taxa de inscrição. Podem solicitar o benefício os candidatos que sejam inscritos e enquadrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
No CadÚnico, o estudante precisa ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Cotas
O Vestibular reserva metade das vagas para candidatos cotistas, ou seja, estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública e não podem ter curso de graduação concluído. A opção deve ser feita no ato da inscrição do Vestibular.
Não são considerados cotistas de escola pública pela Unioeste aqueles que tenham estudado qualquer período do Ensino Médio na rede privada, mesmo que tenham sido por meio de qualquer tipo de bolsa, nem mesmo aqueles que tenham obtido a certificação do Ensino Médio através do Enem ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido como Encceja.
Vestibular EaD
As inscrições para o Vestibular de cursos a distância são abertas no início do ano, em meados do mês de maio. Não é cobrada taxa de inscrição.
O processo seletivo conta com duas categorias: Processo Seletivo das Vagas Remanescentes (Provare) e Programa de Ocupação das Vagas Ociosas (Provou). Veja abaixo quem pode participar:
Provare
- Participantes de alguma das cinco últimas edições do Enem e que não tiraram nota zero na redação;
- Candidatos que fizeram algum dos cinco últimos vestibulares da Unioeste e que não zeraram a redação.
Provou
Pessoas portadoras de diplomas, com preferência para quem concluiu o curso superior em instituições públicas nacionais. Em seguida, vêm aqueles que estudaram em instituições privadas nacionais e instituições estrangeiras.
Veja também: diferença entre cursos presenciais e via EaD
No total, a Unioeste costuma ofertar 900 vagas, sendo 450 para os inscritos na categoria Provare e o restante na Provou. Cada um dos programas disponibiliza oportunidades nos cursos:
- Letras libras - bacharelado
- Letras libras - licenciatura
- Gestão pública - tecnólogo
Os cursos são ofertados nos polos de Apucarana, Astorga, Bambuí, Campo Largo, Céu Azul, Cidade Gaúcha, Colombo, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Faxinal, Flor da Serra do Sul, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Laranjeiras do Sul e Nova Londrina.
Os polos de ensino também se situam em Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Panambi, Passos, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Prudentópolis, Rio Branco do Sul, Sarandi, Três Barras do Paraná, Ubiratã e Umuarama.