Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da Unioeste

Vestibular da Unioeste

Metade das vagas da Unioeste é para ingresso pelo vestibular tradicional e metade pelo SiSU.

Publicado por Érica Caetano

Agenda

Nenhum evento encontrado

Provas

894 downloads realizados
833 downloads realizados

Vestibular

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná, conhecida como Unioeste, oferta suas vagas em um processo seletivo que ocorre apenas uma vez ao ano. Geralmente, as inscrições têm início no mês de agosto.

Na Unioeste, metade das vagas dos cursos presenciais é oferecida pelo vestibular e metade pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além do vestibular tradicional, a Unioeste também possui vestibular para cursos ofertados na modalidade à distância (EaD).

Vestibular tradicional

O vestibular da Unioeste passou por mudanças a partir do ingresso para 2014. Anteriormente, eram aplicadas provas em duas etapas, realizadas normalmente nos meses de novembro e dezembro. 

Agora, o vestibular é realizado em apenas uma fase, normalmente no mês de dezembro, e é dividido em dois turnos, das 8h30 às 11h30 e das 15h às 19h, nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo

No período da manhã os candidatos respondem a 21 questões sobre Conhecimentos Gerais em Língua Estrangeira, Literatura e Língua Portuguesa e produzem uma redação.

À tarde são aplicadas 56 questões sobre Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. 

O certame é classificatório e as questões da prova de conhecimentos específicos têm peso diferente para cada curso escolhido. 

No último vestibular, a Unioeste ofereceu 1.230 vagas distribuídas entre 65 cursos presenciais.

Inscrições

Para participar, os estudantes precisam se inscrever, pelo site da Universidade, dentro do prazo determinado. As inscrições têm início geralmente no final do mês de agosto, início do mês de setembro.

Na última edição do Vestibular, a taxa custou R$ 170 (podendo ser dividida em até duas vezes no cartão de crédito). Os candidatos que se inscrevem nos primeiros 30 dias ganham desconto de cerca de 8%.

Isenção

Logo que as inscrições do Vestibular da Unioeste se iniciam, também é aberto o prazo para a solicitação de isenção de taxa de inscrição. Podem solicitar o benefício os candidatos que sejam inscritos e enquadrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

No CadÚnico, o estudante precisa ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cotas

O Vestibular reserva metade das vagas para candidatos cotistas, ou seja, estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública e não podem ter curso de graduação concluído. A opção deve ser feita no ato da inscrição do Vestibular.

Não são considerados cotistas de escola pública pela Unioeste aqueles que tenham estudado qualquer período do Ensino Médio na rede privada, mesmo que tenham sido por meio de qualquer tipo de bolsa, nem mesmo aqueles que tenham obtido a certificação do Ensino Médio através do Enem ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido como Encceja.

Vestibular EaD

As inscrições para o Vestibular de cursos a distância são abertas no início do ano, em meados do mês de maio. Não é cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo conta com duas categorias: Processo Seletivo das Vagas Remanescentes (Provare) e Programa de Ocupação das Vagas Ociosas (Provou). Veja abaixo quem pode participar:

Provare

- Participantes de alguma das cinco últimas edições do Enem e que não tiraram nota zero na redação;
- Candidatos que fizeram algum dos cinco últimos vestibulares da Unioeste e que não zeraram a redação.

Provou

Pessoas portadoras de diplomas, com preferência para quem concluiu o curso superior em instituições públicas nacionais. Em seguida, vêm aqueles que estudaram em instituições privadas nacionais e instituições estrangeiras.

Veja também: diferença entre cursos presenciais e via EaD

No total, a Unioeste costuma ofertar 900 vagas, sendo 450 para os inscritos na categoria Provare e o restante na Provou. Cada um dos programas disponibiliza oportunidades nos cursos:

  • Letras libras - bacharelado 
  • Letras libras - licenciatura 
  • Gestão pública - tecnólogo 

Os cursos são ofertados nos polos de Apucarana, Astorga, Bambuí, Campo Largo, Céu Azul, Cidade Gaúcha, Colombo, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Faxinal, Flor da Serra do Sul, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Laranjeiras do Sul e Nova Londrina.

Os polos de ensino também se situam em Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Panambi, Passos, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Prudentópolis, Rio Branco do Sul, Sarandi, Três Barras do Paraná, Ubiratã e Umuarama.

Veja também

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa