Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da Unioeste

Vestibular da Unioeste

Metade das vagas da Unioeste é para ingresso pelo vestibular tradicional e metade pelo SiSU.

Publicado por Érica Caetano

Agenda

Data
Descrição
Evento
30/05/2021
Provas

Provas

199 downloads realizados
369 downloads realizados
9928 downloads realizados

Vestibular

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná, conhecida como Unioeste, oferta suas vagas em um processo seletivo que ocorre apenas uma vez ao ano. Geralmente, as inscrições têm início no mês de agosto.

Na Unioeste, metade das vagas dos cursos presenciais é oferecida pelo vestibular e metade pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além do vestibular tradicional, a Unioeste também possui vestibular para cursos ofertados na modalidade à distância (EaD).

Vestibular tradicional

O vestibular da Unioeste passou por mudanças a partir do ingresso para 2014. Anteriormente, eram aplicadas provas em duas etapas, realizadas normalmente nos meses de novembro e dezembro. 

Agora, o vestibular é realizado em apenas uma fase, normalmente no mês de dezembro, e é dividido em dois turnos, das 8h30 às 11h30 e das 15h às 19h, nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo

No período da manhã os candidatos respondem a 21 questões sobre Conhecimentos Gerais em Língua Estrangeira, Literatura e Língua Portuguesa e produzem uma redação.

À tarde são aplicadas 56 questões sobre Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. 

O certame é classificatório e as questões da prova de conhecimentos específicos têm peso diferente para cada curso escolhido. 

No último vestibular, a Unioeste ofereceu 1.230 vagas distribuídas entre 65 cursos presenciais.

Inscrições

Para participar, os estudantes precisam se inscrever, pelo site da Universidade, dentro do prazo determinado. As inscrições têm início geralmente no final do mês de agosto, início do mês de setembro.

Na última edição do Vestibular, a taxa custou R$ 170 (podendo ser dividida em até duas vezes no cartão de crédito). Os candidatos que se inscrevem nos primeiros 30 dias ganham desconto de cerca de 8%.

Isenção

Logo que as inscrições do Vestibular da Unioeste se iniciam, também é aberto o prazo para a solicitação de isenção de taxa de inscrição. Podem solicitar o benefício os candidatos que sejam inscritos e enquadrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

No CadÚnico, o estudante precisa ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cotas

O Vestibular reserva metade das vagas para candidatos cotistas, ou seja, estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública e não podem ter curso de graduação concluído. A opção deve ser feita no ato da inscrição do Vestibular.

Não são considerados cotistas de escola pública pela Unioeste aqueles que tenham estudado qualquer período do Ensino Médio na rede privada, mesmo que tenham sido por meio de qualquer tipo de bolsa, nem mesmo aqueles que tenham obtido a certificação do Ensino Médio através do Enem ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido como Encceja.

Vestibular EaD

As inscrições para o Vestibular de cursos a distância são abertas no início do ano, em meados do mês de maio. Não é cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo conta com duas categorias: Processo Seletivo das Vagas Remanescentes (Provare) e Programa de Ocupação das Vagas Ociosas (Provou). Veja abaixo quem pode participar:

Provare

- Participantes de alguma das cinco últimas edições do Enem e que não tiraram nota zero na redação;
- Candidatos que fizeram algum dos cinco últimos vestibulares da Unioeste e que não zeraram a redação.

Provou

Pessoas portadoras de diplomas, com preferência para quem concluiu o curso superior em instituições públicas nacionais. Em seguida, vêm aqueles que estudaram em instituições privadas nacionais e instituições estrangeiras.

Veja também: diferença entre cursos presenciais e via EaD

No total, a Unioeste costuma ofertar 900 vagas, sendo 450 para os inscritos na categoria Provare e o restante na Provou. Cada um dos programas disponibiliza oportunidades nos cursos:

  • Letras libras - bacharelado 
  • Letras libras - licenciatura 
  • Gestão pública - tecnólogo 

Os cursos são ofertados nos polos de Apucarana, Astorga, Bambuí, Campo Largo, Céu Azul, Cidade Gaúcha, Colombo, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Faxinal, Flor da Serra do Sul, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Laranjeiras do Sul e Nova Londrina.

Os polos de ensino também se situam em Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Panambi, Passos, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Prudentópolis, Rio Branco do Sul, Sarandi, Três Barras do Paraná, Ubiratã e Umuarama.

Veja também

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.

IME divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Candidatos fizeram as provas dia 11 de outubro em 18 cidades brasileiras. Próxima etapa começa em 26 de outubro.

UFVJM, em Minas Gerais, adia cronograma do SASI 2020
Instituição decidiu realizar provas posteriormente em razão da pandemia do coronavírus

Minas Gerais: UFJF abre inscrições para Vestibular EaD 2020
Processo seletivo oferece 440 vagas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Computação

UVPR prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020
Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente pela internet até dia 5 de novembro

Edital do Vestibular 2020/2021 da UFPR é publicado
Provas somente serão aplicadas no ano que vem, nos meses de fevereiro e abril

PUC-SP está com inscrições abertas para Vestibular de Verão 2021
Processo seletivo ocorrerá no dia 6 de dezembro. Provas serão aplicadas pela internet.

Unifesp recebe inscrições do Vestibular Misto 2021
O Vestibular Misto é exclusivo para aqueles que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que as provas serão utilizadas pela Unifesp como parte da seleção.

UECE encerra inscrições do Vestibular 2020/2
O segundo período de inscrições do Vestibular 2020/2 veio após a definição diante do quadro da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aqueles candidatos que já se inscreveram no Vestibular e não puderem pagar a taxa de inscrição, poderão gerar novo boleto e efetuar o pagamento.

Inscrições do Vestibular 2021 da Unimep (SP) são recebidas
Estão sendo oferecidas oportunidades em 43 cursos presenciais e 32 de ensino a distância (EaD). As vagas são para as cidades de Lins, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.