Vestibular
O Instituto Militar de Engenharia (IME) tem um dos vestibulares mais difíceis do Brasil: o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação (CA/CFG). A seleção tem um alto nível de exigência e cobra bastante da área de Exatas, já que avalia interessados em cursos de Engenharia.
Com algumas exigências específicas, o Vestibular do IME gera dúvidas nos estudantes. Um questionamento comum é se o processo seletivo é exclusivo para quem deseja seguir carreira militar, pois o instituto faz parte das Forças Armadas. O Super Vestibular responde as principais perguntas sobre o Concurso de Admissão, confira!
Quem pode participar do Vestibular do IME?
O Vestibular do IME NÃO é exclusivo para quem deseja seguir carreira militar. Podem participar os brasileiros natos, ou seja, nascidos no Brasil, que concluíram o ensino médio ou estejam matriculados no último ano e estejam dentro da idade exigida pelo IME.
Qual a idade para participar do Vestibular do IME?
A idade mínima e máxima para ingressar no IME muda de acordo com a opção de carreira: Ativa ou Reserva.
Ativa: Mínimo de 16 anos; Máximo de 22 anos. A idade limite deve ser completada até o dia da matrícula dos convocados no Vestibular. Exemplo: um candidato de 15 anos SÓ pode se inscrever se até o período de matrículas completar 16 anos.
Reserva: Mínimo de 16 anos; Máximo de 21 anos. Diferente da Ativa, os estudantes fora da idade limite NÃO podem se inscrever no Vestibular do IME, mesmo se o aniversário do candidato for no antes das matrículas.
Qual a diferença entre Ativa e Reserva?
Os estudantes da Ativa são os que pretendem seguir carreira militar. Durante os quatro primeiros anos eles contam com alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento e ajuda de custo mensal. No quinto ano, os alunos são promovidos a 1º tenente e começa a receber um salário, o chamado soldo.
Os alunos da Reserva são os que não desejam seguir carreira militar, apenas estudar na graduação oferecida pelo IME. Esta categoria recebe alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento e ajuda de custo mensal no primeiro ano, período em que é realizado o Curso de Formação de Oficiais da Reserva.
Atenção! A escolha pela Ativa ou Reserva é feita no momento da inscrição no Vestibular do IME.
O uso da farda
A farda é utilizada pelos estudantes da Ativa durante os cinco anos da graduação, já para os alunos da Reserva o uso é obrigatório somente no primeiro ano, quando realizam o Curso de Formação de Oficiais.
Quais os cursos oferecidos?
O IME é referência em Engenharia. As modalidades de graduação oferecidas são:
- Fortificação e Construção (Engenharia Civil)
- Elétrica
- Eletrônica
- Comunicações
- Mecânica e de Armamento
- Mecânica e de Automóveis
- Materiais
- Química
- Cartografia
- Computação
Vagas e Cotas no Vestibular do IME
O Vestibular do IME tem oferta de 98 vagas, sendo 71 para Ativa e 27 para reserva. Das oportunidades, 20% são para candidatos autodeclarados negros que optam pelas cotas.
Quando é feita a escolha do curso?
A escolha da especialidade de Engenharia é feita no final do Ciclo Básico, etapa que corresponde aos dois primeiros anos do curso.
O candidato pode escolher a especialidade de Engenharia de acordo com a sua classificação no Ciclo Básico e conforme o número de vagas disponíveis.
Inscrições
A inscrição do Vestibular do IME é realizada de julho a agosto, pela internet, com taxa de R$ 100. O cadastro inicial exige CPF e data de nascimento.
Após a validação do CPF e da data de nascimento, o sistema direciona o candidato para o cadastro de credenciais (informações de acesso ao site) e para a realização da inscrição.
Entre as escolhas que o candidato terá que fazer na inscrição estão a cidade de prova e da modalidade de curso (Ativa ou Reserva).
É possível se inscrever gratuitamente?
Sim. Algumas categorias de candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição.
- Estudante de baixa renda que seja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
- Doador de medula óssea.
- Dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados em serviço.
A solicitação da isenção geralmente é realizada nos 10 primeiros dias do período de inscrição, no mês de agosto. Os pedidos devem ser enviados com a documentação comprobatória ou protocolados na Subdivisão de Concursos do IME, na sede do instituto, localizada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro/RJ.
Onde é realizado o Vestibular do IME?
Apesar dos cursos do IME serem oferecidos no Rio de Janeiro/RJ, as provas são aplicadas em várias cidades e estados, confira:
- Belém - PA
- Belo Horizonte - MG
- Brasília - DF
- Campinas - SP
- Campo Grande - MS
- Curitiba - PR
- Fortaleza - CE
- Goiânia - GO
- Juiz de Fora - MG
- Manaus - AM
- Porto Alegre - RS
- Recife - PE
- Rio de Janeiro - RJ
- Salvador - BA
- São José dos Campos - SP
- São Paulo - SP
- Teresina - PI
- Vila Velha – ES
Como é o Vestibular do IME?
O Vestibular do IME se divide em Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF).
O Exame Intelectual é composto pelas provas do Vestibular, etapa que avalia os conhecimentos dos candidatos e seleciona os concorrentes com a melhor pontuação, dentro do número de vagas disponíveis.
A Inspeção de Saúde e o Exame de Aptidão Física são etapas posteriores ao resultado do Vestibular, em que só participam os candidatos aprovados no Exame Intelectual. Caso sejam considerados aptos, podem realizar a matrícula no prazo estipulado pelo IME.
Exame Intelectual (EI)
O Exame Intelectual é realizado em duas etapas, em outubro. A primeira fase ocorre em um dia, já a segunda é aplicada em quatro dias seguidos.
Provas da 1ª fase do EI
- 15 questões objetivas de Matemática
- 15 questões objetivas de Física
- 10 questões objetivas de Química
Provas da 2ª fase do EI
- 1º dia: Prova objetiva de Matemática, de Física e de Química
- 2º dia: Prova discursiva de Física
- 3º dia: Prova discursiva de Química
- 4º dia: Provas objetivas e discursivas de Português (incluindo redação) e Inglês
Baixe as provas anteriores do Vestibular do IME
Resultado
O IME costuma divulgar o resultado preliminar do Exame de Intelectual na segunda semana de dezembro, enquanto a primeira chamada é realizada antes do Natal.
Os aprovados participam da Inspeção de Saúde em janeiro e os considerados aptos fazem o Exame de Aptidão Física da segunda quinzena de janeiro até o mês de fevereiro.
As matrículas dos aprovados após o EAF são realizadas em fevereiro. Em caso de ausência do convocado para o registro acadêmico, a vaga fica disponível e o quem estiver como aprovado excedente pode ser chamado pelo IME para se matricular.