☰ MENU
  1. Home
  2. Dicas
  3. A decoreba realmente funciona?

A decoreba realmente funciona?

Muitos estudantes, ao se prepararem para o vestibular, acham que o melhor é decorar a matéria ou o conteúdo que estejam estudando.

Publicado por Érica Caetano
Estudantes confundem decorar a matéria com aprender realmente o conteúdo

Quem nunca ao se preparar para alguma prova ou exame pensou em decorar todo o conteúdo para não ter perigo de errar nada? Essa vontade aumenta ainda mais em se tratando das provas do vestibular. Mas será que a técnica conhecida como “decoreba” realmente funciona? A resposta dos professores é unânime e categórica: Não. A maioria deles afirma que não se deve decorar a matéria da prova, do vestibular ou o que esteja sendo estudado. O aluno deve aprender e, se necessário, memorizar, o que é bem diferente de decorar.

Apesar de muitos acharem que se trata da mesma coisa, existem diferenças nítidas entre os termos “decorar” e “memorizar”. Ao memorizar determinado conteúdo, o estudante está armazenando as informações através de seu aprendizado, ou seja, ele sabe e entende exatamente o que está sendo gravado em sua memória. Bem diferente do processo de decoreba, em que o candidato apenas grava na cabeça o que precisa, sem ao menos entender ou saber do que se trata o que está sendo decorado.

A dúvida de grande parte dos jovens está em como fazer então para aprender e memorizar ao invés de decorar as matérias. O processo é simples, mas exige empenho e concentração do vestibulando. A primeira dica para aprender é fazer a leitura do conteúdo. Se preferir, esta pode ser feita até em voz alta. As chances de memorizar o material ao fazer a leitura em voz alta são até maiores. Ao ler, procure grifar o que acreditar ser o principal, mais importante ou de maior relevância no texto. Isso ajudará na sinalização do estudo quando efetuar uma próxima leitura no mesmo material.

Saiba como melhorar a memória

E por que não decorar o que estou lendo?! Realmente a técnica pode ser muito mais fácil, entretanto, ao fazer isso, o principal é deixado de lado, que é o conhecimento e o aprendizado. De nada adianta decorar o conteúdo se você não tem a mínima ideia do que tem guardado em sua memória. A decoreba acaba se tornando um trabalho sem resultado.

Sem contar que caso dê um branco na hora do vestibular, fazendo com que não se lembre de nada do que foi decorado, o seu desempenho só tende a diminuir em relação ao daquele candidato que aprendeu e memorizou, pois mesmo que ele tenha um “apagão” do que foi estudado, as chances de que consiga assimilar ou refrescar a memória através do próprio enunciado da questão são muito maiores.

Portanto, na hora de estudar, concentre-se e veja o melhor método de estudo, aquele que combine com você. Cada estudante possui sua forma de entender e assimilar determinada disciplina. Muitos são através do visual, outros pela audição, ao realizarem leitura em voz alta, outros ainda transcrevendo o material, na confecção de resumo e textos, resoluções de exercícios, dentre outros.

Decorar o conteúdo não constitui uma metodologia eficaz de estudo e, muito menos, de aprendizado. Ela é abrupta e momentânea, beneficiando (se é que podemos dizer isso) apenas naquele momento, na hora em que é decorada. Logo em seguida, ela é esquecida e nada de conhecimento é absorvido, afinal não houve aprendizado. Procure aprender o que é estudado. Se for interessante, desenvolva a cada dia uma dessas técnicas de memorização citadas. A tal da “decoreba” não está com nada!

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo