Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como evitar a falha de memória no vestibular?

Como evitar a falha de memória no vestibular?

Mesmo preparados, muitos vestibulandos jogam tudo a perder na hora do vestibular por conta da falha de memória. Saiba como administrá-la!

Publicado por Wanja Borges
Se não for administrada, falha de memória pode resultar em reprovação do estudante no vestibular
Se não for administrada, falha de memória pode resultar em reprovação do estudante no vestibular

Milhares de estudantes se dedicam integralmente ao propósito de conquistar uma vaga na universidade. Muitos deles abdicam de lazer, família e amigos para se preparem à altura do temido vestibular. Noites em claro, finais de semana na escola, viagens e passeios adiados são apenas alguns dos episódios que integram a realidade vivenciada pelos “feras”. 

Por outro lado, essa intensa rotina de preparação garante, sem dúvidas, o sucesso do estudante no processo seletivo, certo? Nem sempre. Graças ao famoso “branco”, muitos desses sonhos se transformam em pesadelo.

Pressionados pelo ideal de serem aprovados em um vestibular e pelo medo de passarem mais de um ano de suas vidas nos bancos dos cursinhos, muitos candidatos “esquecem” todo o conteúdo apreendido no ensino médio e/ou pré-vestibular na hora da prova. 

Stress, desorientação e confusão mental. Os conteúdos se misturam, as perguntas ficam sem respostas e o desespero toma conta. O que fazer?

Calma

Em primeiro lugar, é preciso manter a calma. Fazer uma pausa, respirar profundamente e buscar se distrair são boas formas de dar uma folga para o cérebro e se reestabelecer. Se não funcionou, calma de novo. Sair da sala de aula para tomar água ou ir ao banheiro e aproveitar para admirar a paisagem pode ser uma boa alternativa para relaxar. 

O pânico nessas horas só prejudica o desempenho do estudante. A premissa fundamental é controlar a ansiedade. Se o desespero foi decorrente de uma questão, o ideal é pular essa pergunta, seguir adiante e só dar a devida atenção a ela no final da resolução da prova. Se a dúvida é sobre um conteúdo em específico, lembrar-se do dia em que a matéria foi ministrada, dando atenção aos mínimos detalhes, pode auxiliar a mente a se reconectar ao tema.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O aterrorizante “branco” não se resume ao esquecimento do conteúdo estudado, mas na dificuldade de acessar o conhecimento apreendido, ou seja, a situação não passa de um descontrole emocional que tem “cura”. Alimentação balanceada, uma boa noite de sono, tranquilidade nas horas que antecedem a prova também contribuem para que o “branco” seja evitado.  Saber administrar o tempo para resolução das questões é outro ponto favorável ao candidato.

Dica

Chiclete, água e café são ingredientes amigos que estimulam os neurônios. Mas o maior segredo está na autoconfiança. Ter a consciência de que o conteúdo foi estudado e que o vestibulando está preparado para aquele momento pode contribuir significamente para evitar o lapso de memória. Resumindo, a chave mestra do branco está mais próxima do que muitos imaginam. Preparação, aliada à tranquilidade, esse é o segredo! 

Veja também

Fies 2021/2: convocações da lista de espera iniciam nesta quarta-feira (4)
Chamadas dos candidatos que foram pré-selecionados será feita no portal do Fies

IFPE libera resultado do Vestibular 2021/2
Processo seletivo foi pelas notas do Enem ou pelo histórico escolar do 1º e 2º ano

Resultado do Fies 2021/2 já está disponível
No momento do cadastro, o candidato teve a opção de escolher até três opções de cursos de graduação, turnos e instituições de ensino.

Vestibular 2022 da UERJ terá prova única em fevereiro
Processo seletivo contará novamente com questões objetivas de todas as disciplinas e uma prova de Redação

Resultado da 3ª etapa do Pave 2020 da UFPel está disponível
Anteriormente, as provas estavam previstas para 13 de junho, mas foram alteradas para 04 de julho devido a pandemia de Covid-19. 

Preparatório Solidário do Enem (GO) está com inscrições abertas
O projeto é realizado pela UNIALFA e tem por objetivo, contribuir com a capacitação de alunos da rede pública de ensino para as provas do Enem.

Manual do Candidato do Vestibular 2022 da Fuvest é disponibilizado
No documento, é possível verificar os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª fases, além de matrículas e outras informações.

2ª chamada do ProUni 2021/2 já pode ser acessada
Agora, os selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A documentação deverá ser apresentada até o dia 11 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021 do 2º semestre
Nesta edição, oferta é de 62.365 vagas em 70 instituições públicas de educação superior

UPE publica resultado dos pedidos de isenção de taxa do SSA 2022
Instituição receberá recursos de amanhã (3) até a próxima quinta-feira, 5 de agosto

Unemat está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2 via Enem
Processo seletivo oferece 2.570 vagas em 62 carreiras ministradas em Cuiabá e outras cidades do interior

UFRGS recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021/2
Para participar, é necessário possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter estudado na rede pública