Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como evitar a falha de memória no vestibular?

Como evitar a falha de memória no vestibular?

Mesmo preparados, muitos vestibulandos jogam tudo a perder na hora do vestibular por conta da falha de memória. Saiba como administrá-la!

Publicado por Wanja Borges
Se não for administrada, falha de memória pode resultar em reprovação do estudante no vestibular
Se não for administrada, falha de memória pode resultar em reprovação do estudante no vestibular

Milhares de estudantes se dedicam integralmente ao propósito de conquistar uma vaga na universidade. Muitos deles abdicam de lazer, família e amigos para se preparem à altura do temido vestibular. Noites em claro, finais de semana na escola, viagens e passeios adiados são apenas alguns dos episódios que integram a realidade vivenciada pelos “feras”. 

Por outro lado, essa intensa rotina de preparação garante, sem dúvidas, o sucesso do estudante no processo seletivo, certo? Nem sempre. Graças ao famoso “branco”, muitos desses sonhos se transformam em pesadelo.

Pressionados pelo ideal de serem aprovados em um vestibular e pelo medo de passarem mais de um ano de suas vidas nos bancos dos cursinhos, muitos candidatos “esquecem” todo o conteúdo apreendido no ensino médio e/ou pré-vestibular na hora da prova. 

Stress, desorientação e confusão mental. Os conteúdos se misturam, as perguntas ficam sem respostas e o desespero toma conta. O que fazer?

Calma

Em primeiro lugar, é preciso manter a calma. Fazer uma pausa, respirar profundamente e buscar se distrair são boas formas de dar uma folga para o cérebro e se reestabelecer. Se não funcionou, calma de novo. Sair da sala de aula para tomar água ou ir ao banheiro e aproveitar para admirar a paisagem pode ser uma boa alternativa para relaxar. 

O pânico nessas horas só prejudica o desempenho do estudante. A premissa fundamental é controlar a ansiedade. Se o desespero foi decorrente de uma questão, o ideal é pular essa pergunta, seguir adiante e só dar a devida atenção a ela no final da resolução da prova. Se a dúvida é sobre um conteúdo em específico, lembrar-se do dia em que a matéria foi ministrada, dando atenção aos mínimos detalhes, pode auxiliar a mente a se reconectar ao tema.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O aterrorizante “branco” não se resume ao esquecimento do conteúdo estudado, mas na dificuldade de acessar o conhecimento apreendido, ou seja, a situação não passa de um descontrole emocional que tem “cura”. Alimentação balanceada, uma boa noite de sono, tranquilidade nas horas que antecedem a prova também contribuem para que o “branco” seja evitado.  Saber administrar o tempo para resolução das questões é outro ponto favorável ao candidato.

Dica

Chiclete, água e café são ingredientes amigos que estimulam os neurônios. Mas o maior segredo está na autoconfiança. Ter a consciência de que o conteúdo foi estudado e que o vestibulando está preparado para aquele momento pode contribuir significamente para evitar o lapso de memória. Resumindo, a chave mestra do branco está mais próxima do que muitos imaginam. Preparação, aliada à tranquilidade, esse é o segredo! 

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.