SiSU 2019
Estudantes que fizeram o Enem 2018 podem usar as notas para participar das duas edições do SiSU 2019.
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma on-line que disponibiliza vagas em universidades públicas, a maioria federais. Essas vagas são exclusivas para candidatos que tenham participado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
No SiSU 2019, podem participar os estudantes que fizeram o Enem 2018. A edição do primeiro semestre já encerrou, com oferta de 235.476 vagas em 129 universidades públicas de todo o país.
O SiSU 2019/2 já está com o cronograma definido. A inscrição é gratuita e feita pela internet na página do SiSU.
Como se inscrever no SiSU 2019?
As inscrições para o SiSU do 2º semestre de 2019 serão recebidas entre os dias 4 e 7 de junho.
O SiSU 2019 possui uma única etapa de inscrição. O candidato escolhe suas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa e opta também se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).
Entenda como funciona a de Lei de Cotas!
Durante a inscrição do SiSU 2019, o candidato pode escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
Até o fim do prazo, os estudantes podem alterar as opções informadas, quantas vezes achar necessária, bem como cancelar a inscrição.
Finalizado o período de inscrições, é feita então a seleção dos candidatos que obtiveram melhor classificação dentro do número de vagas ofertadas.
Resultado do SiSU 2019
O resultado final da seleção do Sistema é disponibilizado por meio do Boletim de Desempenho ou por meio da chamada regular que o SiSU 2019 realiza. A previsão é de que a chamada regular seja publicada no dia 10 de junho. Os convocados deverão comparecer às instituições entre os dias 12 e 17 de junho.
Lista de espera SiSU 2019
Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vagas poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU 2019 entre os dias 11 a 17 de junho. Neste caso, os estudantes deverão indicar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.
Mudança no SiSU 2019
Até a última edição do Sistema, os candidatos selecionados para o curso de segunda opção poderiam manifestar interesse por vaga na primeira opção, mesmo já tendo efetuado matrícula. A partir de 2019, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá mais participar da lista de espera.
O SiSU possui dois processos seletivos por ano, sendo um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.
Mais informações sobre o SiSU 2019/2 podem ser buscadas no site do Sistema.