Biomedicina
Profissional precisa ser detalhista e persistente. Também deve gostar de pesquisar o funcionamento do organismo humano.
O biomédico é o profissional graduado em Ciências Biomédicas ou Biomedicina. Ele realiza pesquisas e análises de material humano em laboratórios e em clínicas para descobrir alterações no organismo e patologias (doenças). Depois da investigação, o biomédico confecciona e assina laudos com os resultados.
Ao todo, a Biomedicina conta com mais de 30 habilitações. Entre as áreas de atuação que estão em alta, destacam-se o diagnóstico laboratorial de novas doenças e o desenvolvimento e produção de medicamentos e vacinas para combatê-las.
Outra área que está em alta é a biomedicina estética. Nesse caso, o profissional atua em contato direto com os pacientes, realizando procedimentos estéticos, como aplicação da toxina botulínica (botox), harmonização facial e outros procedimentos.
Público-alvo do curso de Biomedicina
O estudante que quer cursar Biomedicina precisa ter ética, responsabilidade, flexibilidade e organização. Outras características são ser persistente e decidido e gostar de investigar e realizar pesquisas.
É fundamental ainda que o aluno tenha bastante interesse e conhecimento no corpo humano. Na parte profissional, o biomédico deve estar sempre atualizado com as novas técnicas de procedimentos e análises clínicas.
Curso de Biomedicina
O curso de Biomedicina prepara estudantes para trabalharem com pesquisas e diagnósticos sobre o funcionamento do organismo humano e suas alterações. Geralmente, o profissional atua na parte laboratorial, ou seja, por trás dos bastidores do atendimento aos pacientes.
De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), a carreira surgiu no Brasil em 1966. Antes disso, as atividades essenciais da área, como as laboratoriais, eram realizadas por médicos, farmacêuticos e bioquímicos
Desde que o curso foi implantado no país, algumas modificações curriculares foram realizadas. Normalmente, nos primeiros anos os alunos veem disciplinas mais básicas de cursos da área de Saúde, tais como Anatomia, Biologia Celular, Química, Biossegurança, Saúde Pública e Histologia e Embriologia.
Nos anos seguintes, os estudantes têm aulas mais voltadas à área de Biomedicina. Entre as disciplinas, destacam-se:
-
Genética
-
Parasitologia
-
Epidemiologia
-
Microbiologia
-
Micologia humana
-
Imunologia
-
Toxicologia
-
Hematologia
-
Líquidos corporais
-
Virologia humana
Algumas pessoas acreditam que Biomedicina é parecido com o curso de Medicina, mas os biomédicos não atuam em contato direto com os pacientes, como os médicos.
Entenda a diferença entre Biomedicina e Medicina
Apesar de os cursos de Biomedicina e Medicina serem diferentes, ambos os profissionais podem atuar de forma integrada, pois o médico solicita a realização de exames e análises clínicas ao biomédico para poder diagnosticar doenças e outros transtornos dos pacientes.
Duração média do curso de Biomedicina
De oito a dez semestres, conforme a instituição de ensino
Mercado de trabalho de Biomedicina
Especialistas da área analisam que o mercado de trabalho para o biomédico é bem versátil. Normalmente, os profissionais atuam em laboratórios, sejam de análises, de pesquisa molecular, de manipulação etc.
Os profissionais podem trabalhar ainda em outros locais específicos da saúde humana, como hospitais, clínicas de imagens, clínicas de reprodução humana, de acupuntura, de oncologia e de reprodução humana, bancos de sangue e laboratórios químicos e farmacêuticos.
Os biomédicos também podem ingressar no mercado de trabalho em locais que não são da área de saúde, tais como indústrias biológicas e indústria de alimentos e bioderivados. Nesse caso, eles realizam análises de alimentos, físico-químicas e do metabolismo dos microrganismos de interesse na tecnologia de alimentos.
Uma outra opção profissional é seguir carreira acadêmica em instituições de ensino, ministrando aulas para graduação e pós-graduação. Os profissionais também podem realizar pesquisas científicas nas universidades.
Os biomédicos também podem seguir carreira no setor público. Para isso, é necessário que eles sejam aprovados em concursos públicos. Há concursos para secretarias de saúde, vigilância sanitária e centros de saúde e de epidemiologia, por exemplo.
Formas de atuação de Biomedicina
Segundo o Conselho Federal de Biomedicina, o profissional pode trabalhar em mais de 30 áreas de atuação. Entre elas, destacam-se:
Análises e patologias clínicas
O profissional realiza a coleta, a análise e a interpretação assinando laudos laboratoriais.
Biologia molecular
Também atua na coleta e análise de material, desta vez do DNA das pessoas.
Reprodução Humana
O biomédico realiza a manipulação de gametas e pré-embriões.
Farmacologia
O profissional pesquisa os efeitos das substâncias químicas no organismo humano.
Genética
O trabalho, nesse caso, é realizando laudos e aconselhamento genético aos pacientes.
Estética
Quem escolhe seguir a área de estética está habilitado a fazer procedimentos de prevenção para retardar o envelhecimento do ser humano, bem como melhorar seu bem-estar físico.
Imunologia
O profissional atua pesquisando novas formas e técnicas de tratar as pessoas por meio de análise dos seus dados clínicos.
Analista ambiental
Realização de análise físico-química e microbiológica para o saneamento do meio ambiente.
Auditor
O biomédico analisa se todos os procedimentos dos laboratórios, clínicas ou outros locais estão de acordo com a legislação e as leis regulatórias do setor de saúde.
Criminalística
O biomédico atua na análise de substâncias químicas encontradas em uma investigação criminal.
Regulamento da profissão de Biomedicina
Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979
Salário (remuneração média) de Biomedicina
Conforme o portal de empregos Catho, a média salarial do biomédico em começo de carreira é de R$ 2.400.