Primeiro dia de provas do Enem 2021 registra abstenção de 26%
Inep realizou coletiva logo ao fim das provas com o balanço do 1º dia.
Chegou ao fim, às 19h, o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
Neste domingo, 21 de novembro, os candidatos tiveram que responder 45 questões objetivas de Linguangens e Códigos, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.
Também foi aplicada a prova de Ciências Humanas, que contou com 45 perguntas. Essa área do conhecimento foi composta pelas matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Os portões dos locais de prova foram abertos às 12h e fechados às 13h. As primeiras provas do Enem 2021 começaram a ser aplicadas pontualmente às 13h30.
Redação
Além das questões da prova de Linguagem e Códigos, os inscritos também tiveram que confeccionar uma redação que teve como tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
A prova de redação do Enem é a que causa mais expectativa para a maioria dos estudantes. Alguns até a consideram como o teste mais difícil.
Leia mais sobre a redação do Enem 2021 aqui!
A redação será corrigida levando em conta as estas cinco competências abaixo:
-
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
-
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
-
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
-
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
-
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Saiba como é feita a correção da redação do Enem
Conforme o Edital, somente foi possível sair da sala após duas horas do início da aplicação dos testes. Mas, quem quisesse levar o caderno de questões teve que esperar meia hora antes do encerramento, ou seja, às 18h30.
Abstenção
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, informaram no início da noite de hoje, por meio de coletiva de imprensa, que a abstenção do primeiro dia de provas do Enem 2021 foi de 26%.
Ribeiro chegou a falar em 24% de ausentes. Logo depois, Dupas afirmou terem sido 74% de inscritos presentes e, logo, 26% de abstenção.
O ministro considerou o índice de faltosos baixo, considerando o fator pandemia. Na edição do ano passado, também no primeiro dia de provas houve 51,5% de ausentes. O número foi considerado recorde.
Também foi informado que o Exame não teve nenhuma intercorrência. "Não houve vazamento de provas. A segurança foi muito bem conduzida", destacou o ministro.
As provas foram entregues a 1.747 municipios, por meio de 58 mil malotes em 10.600 escolas, através de 41 vôos e envolveu o trabalho de 4.500 funcionários.
Próximo domingo
As provas do Enem 2021 continuam sendo aplicadas no próximo domingo, 28 de novembro. Neste dia, os participantes deverão responder 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e mais 45 questões objetivas de Matemática.
As provas também vão começar às 13h30 mas, encerram às 18h30. Assim como hoje, a recomendação é chegar ao local de prova com antecedência para evitar aglomerações. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.
Correção comentada
O Mundo Educação está divulgando a correção comentada do Enem 2021. A resolução das questões está endo feita em tempo real pelos professores do nosso parceiro, o Curso e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP). O acesso às respostas será gratuito e em tempo real nesta página.
Além disso, em nosso canal no YouTube, professores estão comentando como foi o primeiro dia de provas.
Gabaritos e resultado
Os gabaritos das provas do Enem 2021 devem ser divulgados no dia 1º de dezembro. A data do resultado ainda não foi informada.
Com as notas do Enem, pode-se participar de programas de acesso à educação superior, tais como Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).