☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. 2º dia de provas do Enem 2020 teve questões com conteúdo considerado neutro

2º dia de provas do Enem 2020 teve questões com conteúdo considerado neutro

Questões do segundo dia não abordaram nada referente a pandemia e ao coronavírus.

Publicado por Érica Caetano
25/01/2021 12h00 , atualizado em 25/01/2021 12h34

O segundo dia de provas do Enem 2020, realizadas ontem, 24 de janeiro, foi considerado neutro tanto para candidatos quanto para professores.

Os participantes tiveram que responder neste domingo a área de conhecimento de Ciências da Natureza, que engloba as disciplinas de Biologia, Química e Física, e de Matemática. No total, foram 90 questões objetivas, sendo 45 para cada área .

Para Eduardo da Espiritu Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, o segundo dia do Enem cobrou o "arroz com feijão" dos participantes, não tendo nenhuma questão referente a pandemia e ao coronavírus. "De um modo geral, a prova de Ciências da Natureza foi bem distribuída entre Biologia, Física e Química", ressalta.

Santo destacou na prova de Biologia três questões abordando os impactos ambientais da exploração do petróleo. Os demais temas para ele foram dentro do esperado, tendo uma prova bem equilibrada, com temas sobre isolamento reprodutivo, genética e biodiversidade.

Em Física, Eduardo destacou as questões com temas clássicos, como movimento uniforme, lançamento horizontal, eletrostática e circuitos. "Foi uma prova tradicional com algumas questões envolvendo cálculos, mas sem nada muito além do esperado", afirma.

Confira a correção comentada da redação do Enem 2020

Já em Química, ele reforçou que algumas questões fizeram a clássica ponte com Biologia sobre a temática de impactos ambientais, sendo cobrado mais conceitos do que cálculos. "Foi uma prova que não demandou muitas contas, cobrou o domínimo de conceitos clássicos da Química como separação de misturas e reações", pondera.

Para ele, a prova de Matemática foi equilibrada e seguiu a tendência do primeiro dia do Enem, tendo uma temática voltada para jovens, com uma questão com frases do livro Harry Potter.  "Mais de 50% das questões poderiam ser resolvidas com conceitos simples de razões e proporções".

Contudo, a prova teve uma pegadinha. Se o estudante tentasse calcular tudo com exatidão, perderia muito tempo por demandar muitos cálculos. Era preciso usar e abusar das aproximações e das ordem de grandeza. Três questões de análises gráficas também tiveram destaque, já que elas foram de resolução imediata. bastava ler o gráfico e já marcar a alternativa correta.

Abstenção 

Assim como o primeiro dia de provas, foi registrado índice de abstenção recorde. Dos mais de 5 milhões de inscritos, 55,3% faltaram ao exame educacional.O número de ausentes já é considerado o maior de toda a história do exame educacional.

A expectativa era que mais de 5 milhões de pessoas fizessem as provas, mas 2.842.332 não compareceram ao primeiro dia, gerando abstenção de 51,5%

Confira a correção comentada do Enem 2020

Os portões dos locais de provas foram abertos meia hora mais cedo do que a edição anterior, às 11h30, para evitar aglomerações. Alguns estudantes preferiram chegar nesse horário e ir direto às salas, enquanto outros esperaram chegar horário mais próximo às provas.

Estudantes relaram que, no segundo dia houve mais preocupação em adotar medidas de prevenção contra o coronavírus. Pessoas estava mais distantes e, como faltaram mais inscritos, as salas estava mais vazias. 

1º dia 

As provas do primeiro dia do Enem 2020 foram compostas por uma redação, cujo tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". O assunto agradou professores, os quais comentaram o que os estudantes poderiam ter abordado ao longo do texto.

Nesse dia, também foram aplicadas provas de Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza. No geral, as questões foram consideradas de fácil a média dificuldade por professores, que destacaram que temas polêmicos foram evitados.

Quem não pôde fazer as provas em razão de saúde, por causa de contaminação pelo coronavírus ou outras doenças, poderá solicitar reaplicação dos testes entre os dias 25 e 29 de janeiro

Enem digital

A próxima etapa do Enem 2020 será a aplicação das provas do Enem Digital, marcadas para os dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro. O cartão, com os locais dos testes, já foi liberado.

O conteúdo das provas digitais será o mesmo que o Enem impresso, mas as questões objetivas deverão ser resolvidas em um computador. Somente a redação precisará ser elaborada em uma folha impressa. Estima-se que 96.086 pessoas façam o Enem Digital. 

Gabarito e resultado

A previsão é que o gabarito oficial das provas do Enem 2020 seja liberado na próxima quarta-feira, 27 de janeiro, na página do participante.

A previsão, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é que o resultado do Enem 2020 seja divulgado no dia 29 de março. Cerca de 60 dias depois os inscritos terão acesso ao espelho da redação e os treineiros, às notas.

Para mais informações, a página do Enem.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo