Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais

A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Publicado por Érica Caetano
17/01/2021 19h39 , atualizado em 18/01/2021 09h07

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 aconteceu neste domingo, 17 de janeiro. Além das questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, os candidatos também tiveram que produzir uma redação, que teve como tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Os candidatos tiveram cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. O exame começou a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, para cerca de 5 milhões de candidatos em todo o país.

Segundo o professor Milton Costa do curso Pré-vestibular Oficina do Estudante, o tema é importante, é pertinente, e dentro do padrão esperado para o Enem, que é uma situação problema, dentro de uma realidade brasileira.

"Foi uma questão problema que demanda respostas, que demanda saídas, as mais diversas para ser resolvida. Neste caso, os estudantes deveriam propor caminhos para vencer o estigma que persegue os vários brasileiros que têm alguma doença mental e que infelizmente tem a vida bastante complicada por conta desse estigma", ressalta.

A coordenadora e professor de redação do Colégio Poliedro, Maria Catarina Bózio, achou que o tema da redação possibilitou que o aluno colocasse em discussão aspectos que estiveram em alta ao longo de todo o ano passado. 

"Pensando em abrangências mais globais a gente poderia trazer o filósofo Byung Chul Han, que vai falar um pouco sobre depressão sobre ansiedade, burnout e que tipo de percepções esse tipo de doença carrega ainda hoje na sociedade brasileira como um estigma de fraqueza, de “não deu conta” ou mesmo pensar no Foucault com a história da loucura e todo levantamento que ele faz a respeito disso ", acredita.

No ano passado, o tema foi "Democratização de acesso ao cinema no Brasil". Violência contra a mulher, publicidade infantil, lei seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos de Exame.

Estrutura

O texto da redação do Enem deve ser dissertativo-argumentativo e o candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, a chamada intervenção. Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. Também serão eliminados candidatos que fugirem totalmente ao tema proposto e os que escreverem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.

A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às ideias apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação.

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Confira como é corrigida a redação do Enem!

Correção comentada

O Mundo Educação, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, fará a correção comentada do Enem 2020 gratuita em breve!

Ao ler a correção comentada do Enem 2020, o estudante poderá ter ideia de quantas questões acertou no exame. Vale destacar que o gabarito oficial do Inep será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões. 

Segundo dia do Enem 2020

As provas do segundo dia do Enem 2020 serão aplicadas no próximo domingo, 24 de janeiro, nos mesmos locais de prova. Nesse dia, as provas vão começar às 13h30 e terminar mais cedo, às 18h30. 

Na ocasião, os estudantes deverão responder mais 90 questões objetivas; desta vez 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). 

Leia também: como controlar a ansiedade às vésperas das provas

Resultado

A previsão é que os gabaritos do Enem 2020 sejam divulgados no dia 29 de março.

O desempenho no Enem pode ser usado para ingressar em programas de acesso ao ensino superior como SiSU, ProUni e Fies; fazer vestibulares; estudar em Portugal, entre outros. 

Veja também

Fies 2024: confira os estados com mais vagas no programa
Inscrições para o Fies 2024 terminam às 23h59 desta segunda (18)
Etecs (SP) liberam datas do Vestibulinho 2024/2
Seleção ofertará vagas para Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica
Saiba como é trabalhar em uma plataforma de petróleo em alto-mar
Conheça a realidade de diferentes profissionais que trabalham em uma plataforma de petróleo da Petrobras
UECE divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2024/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece mais de 2,2 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2024/2
UFU abre inscrição para Vestibular 2024/2
Processo seletivo oferece 1.665 vagas em 49 cursos de graduação
Prazo para manifestar interesse na Lista de espera do ProUni 2024 começa hoje (18)
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas ainda podem ser convocados
Fuvest anuncia datas do Vestibular 2025
Processo seletivo, que contará com duas fases, ofertará mais de 8 mil vagas em cursos da USP
Unicamp divulga datas do Vestibular 2025
Inscrições para o Vestibular 2025 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 30 de agosto
UNIFASE/FMP abre inscrições para vestibular de Medicina
O Centro Universitário UNIFASE/FMP, que já formou mais de 5 mil alunos, está com vagas abertas para a graduação em medicina.
Inscrições do Fies 2024 são prorrogadas
O prazo estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15)
UEL anuncia datas e novidades do Vestibular 2025
Uma das mudanças é que processo seletivo somente ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná
Olimpíada Brasileira de Economia está com as inscrições abertas
Os vencedores desta competição podem participar de uma Olimpíada Internacional de Economia, em Hong Kong.