Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais

A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Publicado por Érica Caetano
17/01/2021 19h39 , atualizado em 18/01/2021 09h07

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 aconteceu neste domingo, 17 de janeiro. Além das questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, os candidatos também tiveram que produzir uma redação, que teve como tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Os candidatos tiveram cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. O exame começou a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, para cerca de 5 milhões de candidatos em todo o país.

Segundo o professor Milton Costa do curso Pré-vestibular Oficina do Estudante, o tema é importante, é pertinente, e dentro do padrão esperado para o Enem, que é uma situação problema, dentro de uma realidade brasileira.

"Foi uma questão problema que demanda respostas, que demanda saídas, as mais diversas para ser resolvida. Neste caso, os estudantes deveriam propor caminhos para vencer o estigma que persegue os vários brasileiros que têm alguma doença mental e que infelizmente tem a vida bastante complicada por conta desse estigma", ressalta.

A coordenadora e professor de redação do Colégio Poliedro, Maria Catarina Bózio, achou que o tema da redação possibilitou que o aluno colocasse em discussão aspectos que estiveram em alta ao longo de todo o ano passado. 

"Pensando em abrangências mais globais a gente poderia trazer o filósofo Byung Chul Han, que vai falar um pouco sobre depressão sobre ansiedade, burnout e que tipo de percepções esse tipo de doença carrega ainda hoje na sociedade brasileira como um estigma de fraqueza, de “não deu conta” ou mesmo pensar no Foucault com a história da loucura e todo levantamento que ele faz a respeito disso ", acredita.

No ano passado, o tema foi "Democratização de acesso ao cinema no Brasil". Violência contra a mulher, publicidade infantil, lei seca e movimento imigratório também foram abordados nos últimos anos de Exame.

Estrutura

O texto da redação do Enem deve ser dissertativo-argumentativo e o candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, a chamada intervenção. Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As redações com sete linhas ou menos receberão nota zero. Também serão eliminados candidatos que fugirem totalmente ao tema proposto e os que escreverem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.

A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos. No entanto, o estudante não deve se restringir às ideias apresentadas, copiar trechos ou torná-los parte de sua argumentação.

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Confira como é corrigida a redação do Enem!

Correção comentada

O Mundo Educação, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, fará a correção comentada do Enem 2020 gratuita em breve!

Ao ler a correção comentada do Enem 2020, o estudante poderá ter ideia de quantas questões acertou no exame. Vale destacar que o gabarito oficial do Inep será publicado até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões. 

Segundo dia do Enem 2020

As provas do segundo dia do Enem 2020 serão aplicadas no próximo domingo, 24 de janeiro, nos mesmos locais de prova. Nesse dia, as provas vão começar às 13h30 e terminar mais cedo, às 18h30. 

Na ocasião, os estudantes deverão responder mais 90 questões objetivas; desta vez 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). 

Leia também: como controlar a ansiedade às vésperas das provas

Resultado

A previsão é que os gabaritos do Enem 2020 sejam divulgados no dia 29 de março.

O desempenho no Enem pode ser usado para ingressar em programas de acesso ao ensino superior como SiSU, ProUni e Fies; fazer vestibulares; estudar em Portugal, entre outros. 

Veja também

UEMS publica resultado do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreu no dia 6 de fevereiro em 17 cidades do Mato Grosso do Sul

UnB suspende provas da 3ª etapa do PAS 2020
Candidatos fariam provas no próximo domingo, 7 de março, em Brasília, Taguatinga e Gama

UFMG abre inscrições para Vestibular 2021 de Habilidades Específicas
Processo seletivo é específico para cursos que exigem aptidão, tais como Música e Artes Visuais

UECE divulga 1ª chamada de classificáveis do Vestibular 2020/2
Também foi disponibilizada a chamada única de classificáveis cotistas e de pessoas com deficiência.

UFCG terá mais de 3 mil vagas oferecidas no SiSU 2021/1
A média mínima para tentar o ingresso em cursos da UFCG é 400. Já o peso atribuído às provas é 1, igual para todos os cursos.

UFPR ofertará mais de 1.200 vagas no SiSU 2021/1
Os cursos da UFPR são ministrados nos campi Centro, Agrárias, Batel, Centro Politécnico, Jandaia do Sul, Jardim Botânico, Juvevê, Litoral, Palotina, Pontal do Sul, Rebouças, Toledo, Santos Andrade e Unidade Mirassol.

Abertas inscrições para lista de espera do ProUni 2021/1
Interessados podem participar somente até amanhã (2). Resultado sairá na próxima sexta-feira (5).

IFS recebe inscrições para Vestibular 2021/1 somente até hoje (1º)
Estudantes devem apresentar as notas do Enem de 2011 a 2019, desde que sejam acima de 300 pontos

IFB finaliza inscrições para Vestibular 2021/1 via Enem
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram a edição de 2019 do exame educacional e que não zeraram alguma das provas

Chegam ao fim inscrições para Vestibular 2021 do IFAM
Estudantes serão avaliados pelas notas do Enem ou pelo desempenho no ensino médio

Mais de 8 mil estudantes fazem provas do Pism 2021 da UFJF
Somente inscritos na terceira etapa vão realizar os testes. Para primeira e segunda fase, exames foram adiados.

UFMA ofertará quase 2,5 mil vagas no SiSU 2021/1
Inscrições para o SiSU poderão ser feitas entre os dias 6 e 9 de abril