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5 coisas que você precisa saber para a prova de Matemática do Enem 2020

Temida por muitos participantes, a prova de Matemática pode ser mais fácil para aqueles que entendam algumas coisas sobre o formato desta prova.

Publicado por Érica Caetano
19/01/2021 09h30 , atualizado em 20/01/2021 17h07

Serão aplicada no próximo domingo, 24 de janeiro, as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. No conjunto de questões deste dia estão as referentes à disciplina de Matemática, sempre muito temida por todos os candidatos.

Isso se deve à complexidade que muitas questões possuem, já que necessitam de cálculos e demanda certo tempo dos participantes. Uma boa forma de facilitar a preparação é focar no conteúdo que costuma cair com mais frequência, com base nas edições anteriores.

Pensando em facilitar os seus estudos nesta reta final, professores de Matemática do Colégio Positivo levantaram cinco dicas importantes que você precisa saber sobre a prova. Confira:

1) Estude conteúdos do Ensino Fundamental 

Engana-se quem acredita que as provas do Enem abordam somente conteúdos estudados durante o Ensino Médio. Por mais que a cobança maior seja por estes assuntos, também é preciso ter domínio de conteúdos e conhecimentos da Matemática do Ensino Fundamental. 

Grandezas proporcionais, regra de três simples e compostas, porcentagem, matemática financeira, além de áreas de figuras plana, aritmética, potenciação e conjuntos numéricos são alguns exemplos que o professor de Matemática Rodrigo Vitorassi lista.

Um bom domínio sobre esses conteúdos já facilitará bastante na resolução de muitas questões, inclusive no que diz respeito a agilidade. Confira o vídeo do nosso parceiro Brasil Escola sobre alguns destes conteúdos:

2) Conheça a estrutura das questões

Outro fator que facilita muito os participantes é conhecer a prova com mais profundidade, já que cada questão é formada por uma estrutura de três partes. A primeira é o texto base, um contexto, que geralmente é a parte mais extensa. A segunda parte é o enunciado da questão, que está ligado diretamente à primeira parte. Na terceira parte, o participante se depara com as alternativas, chamadas de distratores.

O professor do Curso Positivo, Adilson Longen, ressalta que é importante o candidato observar que, quando a questão exige uma resposta numérica, as alternativas são apresentadas ou em ordem crescente ou decrescente de valores. Daí a importância de se conhecer detalhadamente o processo de estrutura da questão como um todo.

3) Atenção aos distratores

Cada questão da prova de Matemática do Enem é constituída de cinco alternativas de resposta, sendo uma correta e as outras quatro são o que chamamos de distratores. A professora Maridalva Paulo explica que as alternativas incorretas não são colocadas na questão aleatoriamente, já que são alternativas pensadas cuidadosamente para testar o conhecimento do aluno. Erros de interpretação ou falta de atenção são avaliados neste ambiente para verificar se o aluno tem realmente a habilidade para resolver a questão.

Veja mais vídeos de assuntos cobrados na prova de Matemática do Enem:

4) Capacidade de compreensão 

Faz toda a diferenção a compreensão correta do enunciado da questão das provas do Enem, já que ele é o ponto de partida para o acerto. Para o professor Rodrigo Vitorassi, o estudante só vai adquirir a capacidade de interpretar bem um enunciado se fizer da leitura uma prática constante. Realizar exercícios de provas anteriores do Enem sempre prestando atenção aos textos e enunciados são uma ótima estratégia, já que assim o candidato vai se familiarizar com o formato das questões do Enem.

5) Atenção a forma com que a prova é corrigida

A prova do Enem tem uma correção que muitas vezes deixa confuso os estudantes, já que permite em que dois estudantes que façam a mesma prova e acertem o mesmo número de questões tenham notas bem diferentes entre si. É o que é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração três aspectos: a dificuldade apresentada no item, a diferenciação de conhecimento e a análise de acertos casuais - o famoso chute.

A professora Maridalva Paulo explica que se o estudante tem um bom conhecimento sobre todo o conteúdo, ele vai acertar as difíceis, médias, e nunca vai errar as fáceis. Mas se chutar as últimas porque não deu tempo de ler e resolver, é preciso considerar que ele pode ter errado questões muito fáceis no processo, e vai perder pontos valiosos, já que esses três aspectos são considerados na correção.

A recomendação da professora é que se o estudante não sabe, não deixe em branco. Mas se vai ter que chutar, escolha fazer isso com as questões mais difíceis para ter uma pontuação final mais alta.

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