Apenas 250 candidatos alcançam nota máxima na redação do Enem 2014
O número surpreende se for comparado com as mais de 6 milhões de provas realizadas.
O balanço do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) divulgado na última terça-feira, 13 de janeiro, trouxe números surpreendentes. Dos mais de 6 milhões de estudantes que prestaram as provas, apenas 250 alcançaram a nota máxima na redação, o que representa menos de 0,005% da quantidade de provas. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), no ano de 2013 o número de candidatos que obtiveram nota mil foi de 481, quase o dobro do total deste ano.
A proposta de redação do Enem 2014 foi sobre publicidade infantil e contou com um texto jornalístico, um infográfico e um outro texto classificando a criança como consumidor do futuro. Os corretores levam em consideração alguns critérios como domínio dos padrões linguísticos, adequação ao tema e a elaboração de uma proposta de intervenção ao problema abordado.
Nota zero
Outro fato que chamou bastante atenção nos dados divulgados foi que mais de 500 mil estudantes tiveram nota zero na redação, o que representa 8,5% dos que realizaram as provas. Em 2013 quantidade de notas zero foi quatro vezes menor, sendo pouco mais de 105 mil. Quase metade dos estudantes que fizeram o Enem em 2014, ou seja mais de 217 mil, foram penalizados por fugirem ao tema e pouco mais de 13 mil candidatos copiaram parte do texto motivador.
Em edições anteriores ganharam destaque nas correções textos com conteúdos que em nada tinham ligação com o tema proposto, como receitas culinárias e letras de músicas.
O Enem
O Exame que foi aplicado nos 8 e 9 de novembro de 2014 recebeu quase 9 milhões de inscrições e abstenção de mais de 2,5 milhões de candidatos. Além da redação, os estudantes realizaram provas com 180 questões objetivas de múltipla escolha com conteúdos interdisciplinares.
O Enem além de avaliar a educação básica também é porta de entrada para boa parte das instituições públicas através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Através da nota na avaliação os estudantes podem concorrer a bolsas em instituições privadas, concedidas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Em 2015 as inscrições para o SiSU estarão abertas entre os dais 19 e 22 de janeiro de 2015, com resultado previso para o dia 26 seguinte. Já para o ProUni o período para se inscrever será entre os dias 26 e 29 de janeiro e o resultado é esperado para o dia 2 de fevereiro.