☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Edital do Fies 2018/2 é publicado

Edital do Fies 2018/2 é publicado

De acordo com o documento, as inscrições terão início já na segunda-feira, 16 de julho

Publicado por Érica Caetano
10/07/2018 07h55 , atualizado em 10/07/2018 08h33

Foi publicado na manhã no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta terça-feira, 10 de julho, o edital da 2a edição de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Confira:

Edital Fies 2018/2

De acordo com o documento, as inscrições terão início já na segunda-feira, 16 de julho. Os interessados em participar poderão se inscrever até às 23h59 do dia 22 do mesmo mês, exclusivamente pela internet, por meio do SisFiesDurante o mesmo prazo também serão recebidas as inscrições do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Saiba como se inscrever no Fies!

Para se inscrever é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, sem ter zerado a redação e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos.

Além disso, também é preciso cumprir o requisito de renda de uma das duas modalidades do Novo Fies. Na primeira modalidade (Fies), é exigido renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Na segunda (P-Fies), a renda familiar mensal exigida é de até cinco salários mínimos por pessoa.

O Novo Fies foi sancionado em dezembro de 2017 e esta será a sua segunda edição que, dentro das categorias do novo modelo, estudantes de baixa renda poderão concorrer às vagas com juros zero. 

Veja as diferenças do Antigo Fies x Novo Fies 

Os participantes possuem duas opções de financiamento, os quais são separados por requisitos.

Algumas novidades relacionadas ao Fies 1 (público) já haviam sido divulgadas anteriormente, como o financiamento com juros zero. Para 2018, essa modalidade oferece 100 mil vagas. Desse total, 30 mil já estão preenchidas e 16 mil estão em fase de assinatura de contrato.Veja abaixo as principais mudanças do Fies público:

Valor mínimo: Agora, os estudantes deverão financiar, no mínimo, 50% do curso. Antes não havia valor mínimo. No 1º semestre, de acordo com o MEC, cerca de 25% dos beneficiados do Fies tiveram o financiamento aprovado em menos de 50% da mensalidade. Em alguns casos, o financiamento aprovado era de menos de 10%. 

Menor mensalidade: Outra novidade do Fies 2018/2 é que, agora, as instituições de ensino serão obrigadas a cobrar do aluno a menor mensalidade do curso. Antes, algumas instituições cobravam uma mensalidade maior do estudante beneficiado pelo Fies. 

Limite máximo: Ainda segundo o MEC, o limite máximo de financiamento semestral subiu de 30 mil para 42 mil. Essa medida vai beneficiar principalmente estudantes de Medicina, cujas mensalidades chegam a R$ 9 mil em algumas faculdades.

A estimativa é que cerca de 150 mil novas vagas sejam oferecidas no total, já que espera-se que 310 mil novos contratos sejam fechados em 2018.

Opções na inscrição

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de grupo de preferência, constituído de subárea de conhecimento combinada com conceito atribuído pelo Sinaes aos cursos de determinada microrregião que compõem a subárea referida, bem como efetuar o seu cancelamento.

Também é possível alterar a sua opção de curso, turno e instituição. O candidato deverá indicar até três opções de curso. A classificação será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada.

Resultado

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 27 de julho, para ambas as modalidades, com confirmação de dados até o dia 31 seguinte. 

Contudo, na modalidade de financiamento do Fies, os resultados serão constituídos de chamada única e de lista de espera, que será recebida de 1o a 24 de agosto. Já na modalidade de financiamento do P-Fies, os resultados serão constituídos apenas de chamada única.

Aqueles que estejam na lista de espera na modalidade do Fies deverão acompanhar o resultado de eventual pré-seleção por meio do FiesSeleção, observados as regras, procedimentos e prazos previstos no Edital.

Os candidatos pré-selecionados na lista de espera na modalidade do Fies, deverão acessar o FiesSeleção e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de três dias, contados do dia subsequente ao da pré-seleção.

É de exclusiva responsabilidade do candidato participante da lista de espera do processo seletivo na modalidade do Fies observar os prazos e demais procedimentos em caso de pré-seleção.

Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas ofertadas. Mais informações poderão ser obtidas neste site ou no Edital do Fies.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo