Enem 2014: confira dicas de alimentação para os dias de provas
É importante comer de uma maneira saudável e balanceada e evitar alimentos desconhecidos
Neste final de semana, mais precisamente no sábado e no domingo, 08 e 09 de novembro, mais de 8 milhões de pessoas vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 em todo o Brasil. Nesses dias tão decisivos, é importante que os participantes, além de estarem descansados e manterem a tranquilidade, cuidem da alimentação para ter energia e disposição e, com isso, alcançar o resultado esperado.
O ideal é que os inscritos escolham um cardápio saudável, colorido e balanceado e evitem comidas desconhecidas pelo organismo para não serem surpreendidos com algum mal-estar ou indisposição. É recomendado substituir alimentos pesados e gordurosos por fontes de energia, de vitaminas e de proteína, como cereais, frutas, legumes e líquidos. Carnes brancas grelhadas também facilitam a digestão e beneficiam o poder de concentração.
Veja dicas de alimentação saudável
Beber muita água para se manter hidratado é fundamental. Os sucos energizantes, como o de mamão com laranja, são uma escolha saudável. Por outro lado, bebidas estimulantes, como refrigerante, energético e café, podem acelerar o metabolismo e aumentar a ansiedade.
Hora da prova
É importante que o participante se alimente pelo menos duas horas antes de começar os exames. Caso contrário, os níveis de açúcar no sangue podem diminuir e ele pode não ter a energia necessária para fazer as provas com atenção e foco. Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar para o local de provas barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo.