Considerado o maior exame educacional do país, o tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 será aplicado neste final de semana, dias 08 e 09 de novembro, a partir das 13 horas, em todas as Unidades da Federação. No total, 8.721.946 estudantes se inscreveram para o Exame, que recebeu inscrições entre o período de 12 a 23 de maio.
No primeiro dia, os estudantes serão condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, eles deverão responder outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30. Os gabaritos estarão disponíveis até a próxima quarta-feira, 12 de novembro.
Nesta edição de 2014, sabatistas poderão fazer o Exame no dia 08 às 19h (horário de Brasília), com exceção nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Os candidatos destes estados poderão realizar os testes do primeiro dia às 19h do seu horário local, devido ao horário de verão.
Os locais e salas de prova estão disponíveis através do Cartão de Confirmação de Inscrição, que foi disponibilizado pela internet no dia 27 de outubro e entregue pelos Correios. Veja aqui! É recomendável que os participantes se apresentem com, pelo menos, uma hora de antecedência munidos de documento oficial de identidade e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Objetos como lápis, impressos, telefones celulares, relógio, eletrônicos, óculos escuros, artigos de chapelaria, dentre outros, não serão permitidos na ocasião.
Também foram anunciadas novas medidas de segurança na aplicação do Enem 2014 a fim de combater fraudes. Uma delas refere-se a utilização de detectores de metais portáteis, que poderão ser usados pelos fiscais de prova. O equipamento poderá ser utilizado em qualquer candidato para comprovar que o mesmo não está usando equipamentos eletrônicos durante a realização dos testes.
Detalhes do Enem: O que levar e fazer no dia da prova?
O que não levar e não fazer no dia do Enem
Tire suas dúvidas sobre o Enem 2014
Quem se inscreveu no Enem 2013, faltou nas provas e se candidatar novamente para 2014 irá receber uma mensagem alertando que ao se ausentarem estarão desperdiçando dinheiro público. O intuito é diminuir a quantidade de abstenção dos testes, que tem se mantido alta, principalmente entre os isentos.
Redação
Depois de muitas polêmicas e problemas quanto as redações das últimas edições do Enem, o Ministro da Educação Henrique Paim, garantiu que o rigor nas correções será mantido e ampliado, com o aprimoramento dos itens de correção e na capacitação de corretores.
Veja aqui os temas que podem cair na redação do Enem 2014
Nesta edição, cada redação será avaliada por dois corretores, e caso as notas dadas por cada corretor tiverem diferença de 100 pontos, um terceiro irá avaliar o conteúdo, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares. Até a edição de 2012 a diferença era a partir de 200 pontos. Após erros grotescos nos textos, as regras foram alteradas na edição do ano passado.
Correções comentadas
O Super Vestibular, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, disponibilizará a correção comentada das provas em tempo real e gratuitamente por meio desta página. A resolução terá início às 18h30 no sábado e às 19h30 no domingo e também será divulgada no Facebook e Twitter do portal.
O resultado do Enem 2014 é esperado entre final de dezembro e início de janeiro. Os participantes poderão requerer vista da prova de redação apenas para fins pedagógicos, pois continua proibido entrar com recurso. O MEC deve disponibilizar o espelho das redações ainda nos primeiros meses de 2015.
A participação no Enem 2014 permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015.
Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.