O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 ocorrerá neste sábado e domingo, 08 e 09 de novembro, no período vespertino. Uma das provas mais importantes é a de Redação, que será aplicada no segundo dia. Os estudantes devem produzir um texto dissertativo-argumentativo com, no máximo, 30 linhas, abordando um assunto da atualidade.
Ednir Melo Barbosa, professora de redação do cursinho e colégio Oficina do Estudante de Campinas (SP), explica que o Exame geralmente cobra temas cotidianos, sociais, problemas encontrados na sociedade e que precisam de solução prática. Ela separou estas cinco apostas de temas:
-Crise hídrica;
-Participação do jovem na política (não só nas manifestações, mas também como eleitor);
-Destino do lixo e reciclagem;
-Problema energético, energias alternativas;
-Mobilidade urbana.
Ao elaborar a redação, é necessário que o aluno apresente uma situação-problema relacionada ao tema e, ao final da exposição das ideias, mostre propostas coerentes e viáveis para a situação exposta, ou seja, faça uma intervenção no texto que contenha soluções inovadoras para o problema em questão. De acordo com a professora, a proposta de intervenção tem que ser positiva, prática, viável e concreta. “Caso o participante proponha algum investimento, por exemplo, ele tem que mostrar como conseguir recursos e como pôr em prática a proposta”, detalha.
Na redação do Enem, o aluno deve argumentar com precisão e respeitar a identidade de todos os indivíduos e as diferenças entre raças, sexos, cultura, etc. “O participante precisa tomar cuidado para não desrespeitar os direitos humanos nos seus argumentos, pois esse é um dos itens que zera a prova”, ressalta Ednir.
Dicas
Antes de começar a escrever o texto, é recomendado que o estudante leia com atenção o tema proposto para compreendê-lo e, em seguida, trace uma linha de raciocínio a ser seguida. No momento de elaborar a redação, o aluno deve ter a capacidade de dominar a norma padrão da língua escrita, organizar as ideias de uma forma coerente e sensata e defender o ponto de vista com precisão, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo.
Criar um título para a redação é opcional, pois a folha não possui espaço para escrevê-lo. Por isso, se o participante colocar um título, é necessário ficar atento, pois ele será considerado uma linha escrita.
Confira mais dicas para a redação do Enem
Depois de muitas polêmicas e problemas quanto às correções das redações das últimas edições do Enem, o Ministro da Educação, Henrique Paim, garantiu que o rigor nas correções será mantido e ampliado, com o aprimoramento dos itens de correção e na capacitação de corretores. A redação será avaliada por dois profissionais e, caso as notas estipuladas tenham diferença de 100 pontos, um terceiro avaliará o conteúdo.
Veja os critérios para a correção da redação do Enem
Além da redação, os inscritos no Exame farão provas com 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Linguagens no sábado (08) e mais 90 questões de Códigos e suas Tecnologias e Matemática no domingo (09).
Tire suas dúvidas sobre o Enem
Ao total, a edição do Exame deste ano registra mais de 8,7 milhões de candidatos. A maioria das inscrições é formada por mulheres, negras, que já concluíram o Ensino Médio e moradoras da região Sudeste. O certame recebeu mais de 15 mil candidatos idosos. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.