O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sido usado como forma de ingresso por um número maior de instituições de ensino superior, sejam essas de caráter público ou particular, o que mostra uma consolidação maior e mais expressiva do mesmo.
A forma de uso varia de uma instituição para outra, seja por meio dos programas nacionais, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Programa Universidade para Todos (ProUni), ou ainda por iniciativa própria das Universidades, que o utilizam como processo seletivo.
Nas universidades federais, a utilização do Exame já é feita por todas elas, seja de forma parcial ou total, sendo visto como uma ferramenta de inclusão. Já entre as universidades particulares, os índices são semelhantes, já que é uma ferramenta essencial para aqueles estudantes que desejam utilizar o ProUni.
Em 2014, foram ofertadas 191,6 mil bolsas integrais e parciais pelo ProUni no primeiro semestre e 115,1 mil, na segunda edição do programa. Foram cerca de mil instituições privadas participantes em cada um dos processos. Já o SiSU ofertou 171,4 mil vagas em 115 instituições públicas de educação superior, no primeiro semestre, e 51,4 mil vagas em 67 instituições, no segundo.
A adesão ao Enem também é grande entre os institutos federais. De acordo com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), todos os institutos federais adotam o Enem como sistema de ingresso total ou parcialmente.
Os institutos também usam o modelo de avaliação do Enem nos processos seletivos próprios, modificando a metodologia de acesso, além de inspirar mudanças nas salas de aula. Os institutos federais oferecem vagas no Sisu e também no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que oferece vagas no ensino técnico. No primeiro semestre, o programa ofereceu 293,7 mil vagas, no segundo, foram 289,3 mil, em instituições públicas e privadas e do Sistema S.
Enem 2014
As provas do Enem 2014 acontecem neste final de semana, dias 08 e 09 de dezembro, em 1.669 municípios brasileiros para 8,7 milhões de inscritos. No primeiro dia, entre as 13h e as 17h30, serão aplicados testes com 90 questões objetivas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo, das 13h às 18h30 será a vez de Redação, e mais 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos. O acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, onde consta os locais de prova, já pode ser acesso.
O Super Vestibular, em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante de São Paulo, divulgará, em tempo real e de forma gratuita, a correção comentada das provas. A resolução das questões em tempo real, divulgada pela equipe do SV, começará a partir das 18h30 no sábado e a partir das 19h30 no domingo. A correção também poderá ser acompanhada pelas nossas redes sociais: Facebook e Twitter.
*com informações da Agência Brasil