☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2016: Privados de liberdade podem se inscrever a partir de hoje

Enem 2016: Privados de liberdade podem se inscrever a partir de hoje

Responsável pedagógico da unidade prisional deverá inscrever candidatos até 21 de outubro

Publicado por Érica Caetano
03/10/2016 10h20 , atualizado em 03/10/2016 10h25

Os candidatos privados de liberdade podem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 a partir desta segunda-feira, 03 de outubro. Elas serão recebidas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 21, somente pela internet, por meio deste link, pelo responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa na qual eles estão instalados. 

Para isso, é necessário que o estabelecimento tenha firmado compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os órgãos de administração prisional e socioeducativa das Unidades da Federação que desejarem indicar unidades prisionais e socioeducativas para aplicação do Enem deverão firmar termo de adesão até o dia 07 de outubro.

O responsável pedagógico indicado pela unidade prisional informará o cadastro de pessoa física (CPF) do participante. Será também o responsável pelo acesso aos resultados e por divulgar as informações do exame aos candidatos. Aqueles que optarem por usar o Enem para certificação do ensino médio devem fazer o pedido no ato da inscrição. 

Provas

O exame será aplicado nos dias 06 e 07 de dezembro, nas unidades onde os candidatos se encontram. No primeiro dia, durante 4 horas e 30 minutos, eles serão condicionados a provas de ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia).

Já no segundo dia, ao longo de 5 horas e 30 minutos, eles farão testes de Matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e Comunicação) e também vão produzir uma Redação. 

Caberá ao responsável pedagógico da unidade encaminhar a participação dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a outros programas de acesso à educação superior. Mais detalhes podem ser obtidos no site do Inep.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2025 é prorrogada

Há novas datas para pagar taxa de inscrição e solicitar atendimento especializado no Enem 2025.


Inscrição do Enem 2025 acaba hoje (6)

A taxa de inscrição do Enem 2025 precisa ser paga até o dia 11 de junho.


Inscrições do Enem 2025 estão abertas

Participantes do exame que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio estão pré-inscritos.


Edital do Enem 2025 é liberado: veja datas e regras das provas

Provas do Enem 2025 acontecerão em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro


Inep divulga o edital do Encceja PPL 2025

As inscrições são feitas por intermédio do Responsável Pedagógico e iniciam no dia 23 de junho.


Resultado do Atendimento Especializado do Encceja 2025 poder ser conferido

O Encceja 2025 acontece no dia 03 de agosto e proporciona acessibilidade para aqueles que precisam de recursos.


Inep solta resultado da isenção de taxa do Enem 2025

Também saiu lista de justificativas de ausência do Enem 2024 aprovadas


Inep divulga datas do Enem 2025

Inscrições para o Enem 2025 podem ser feitas entre os dias 26 de maio e 06 de junho


Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)

Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.


Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)

Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental


Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido

O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.


Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana

O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.