☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2017: segundo dia de provas será realizado neste domingo (12)

Enem 2017: segundo dia de provas será realizado neste domingo (12)

Participantes responderão 90 questões objetivas de Ciências da Natureza e Matemática.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
12/11/2017 00h01

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 entra em seu segundo dia neste domingo, 12 de novembro. Os portões serão fechados às 13h e as provas serão aplicadas a partir das 13h30 (horário de Brasília). 

Saiba o que comer neste segundo dia de Enem

Este domingo traz aos participantes a parte de exatas e biológicas do Enem 2017. Serão aplicadas 45 questões objetivas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e outras 45 de Matemática. A duração máxima do exame é de 4h30. 

Mesmo sendo disciplinas de abordagem mais exata e compostas por cálculos, por exemplo, as áreas deste segundo dia de Enem requerem bastante leitura e interpretação de texto, já que o exame contextualiza suas questões e coloca as teorias aplicadas ao dia a dia. Confira aqui as dicas de professores de Química, Física e Matemática para este domingo de provas

Orientações 

Alguns participantes foram eliminados no primeiro dia do Enem por não levarem o documento de identificação original com foto. Por isso, confira a documentação antes de ir para a prova e não fique de fora do exame. 

Apesar de repetitivo para o segundo dia, permanece a orientação: leve apenas caneta de tinta preta fabricada em material transparente. O Inep só corrigirá as provas marcadas com tinta preta por conta do leitor óptico que detecta melhor a cor. 

Não pegue folhas para rascunho durante a prova. Utilize o próprio caderno do Enem para rascunhar nos espaços disponíveis. Houve caso de eliminação de uma estudante que pegou uma página de sua agenda. 

Saia com antecedência de sua casa. Lembre-se que o horário da aplicação do Enem é referente ao horário de Brasília. Verifique abaixo em que horas a prova começa em seu estado. 

Créditos: MEC

Balanço do Enem 2017

O Enem chega ao seu segundo dia de provas tendo registrado a maior abstenção desde sua reformulação, ou seja, em 2009. Dos mais de 6,7 milhões de inscritos, mais de 2 milhões não compareceram às provas do último domingo (5), uma ausência de 30,2% dos participantes.

Os mais de 4,6 milhões de participantes que compareceram aos locais de prova no primeiro dia do Enem tiveram 5h30 para responder 90 questões objetivas sobre Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além da elaboração de uma Redação focada na inclusão social: Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil

Veja o comentário sobre a redação do Enem 2017!

A redação gerou expectativas nos estudantes. Além do tão esperado tema, o impasse sobre a decisão que proibiu ao Inep zerar as redações que desrespeitassem os Direitos Humanos durou até a véspera do Enem. O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o recurso do instituto e o órgão teve que desconsiderar o item de seu edital. No entanto, os participantes podem perder até 200 pontos por ofensas, incitação ao ódio, estímulo à violência e ao crime. 

O Inep não registrou maiores contratempos relacionados à segurança. Apesar disso, o instituto confirmou que um participante "surtou" e fugiu com a prova antes do horário permitido. Para o órgão, o caso não representa fraude. 

No fim da última semana, o Inep informou que corrigirá as provas dos participantes que não transcreveram a frase da capa do caderno. De acordo com o instituto, a possibilidade de fraude na redação (por isso há a comparação da grafia) pode ser evitada pela identificação das provas com os dados de cada estudante.

Próximos passos

Após a realização do Enem, fica a expectativa sobre o Gabarito Oficial. Fique calmo (a)! O Inep informou que as respostas serão publicadas em 16 de novembro. O documento serve somente para verificação dos erros e acertos, não cabendo recurso. 

Depois de conferir o gabarito, resta esperar a divulgação das notas oficiais. O resultado do Enem 2017 está previsto para o dia 19 de janeiro. 

Enquanto o Gabarito Oficial não sai, é possível acompanhar as respostas extraoficiais no Super Vestibular! Em parceria com o colégio Oficina do Estudante, haverá a Correção Comentada do segundo dia do Enem neste domingo, a partir das 18h. 

Mais informações sobre o Enem podem ser vistas aqui no Super Vestibular! Boa sorte!

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo