Enem 2020: espelhos da redação e notas de treineiros são divulgados
Inep não aceitará recursos. Provas do Enem foram aplicadas em janeiro e fevereiro deste ano.
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta sexta-feira, 28 de maio, o acesso ao espelho da redação do Enem 2020. Também foram divulgadas as notas dos participantes que não terminaram o ensino médio, os treineiros
Os estudantes podem acessar o espelho da redação e suas notas do Enem na Página do Participante, por meio do CPF e senha no portal gov.br.
A previsão é que a vista pedagógica da redação, com as notas em cada uma das competências, seja liberada às 18h. Conforme as regras do Enem, assim como nos anos anteriores, o Inep não aceitará recursos contra as notas.
Os treineiros somente se inscreveram no exame educacional para conhecer como são as provas do Enem e, com as notas em mãos, podem verificar onde erraram e como podem melhorar na próxima edição.
Segundo Inep, 557.425 alunos que ainda não concluíram o ensino médio se inscreveram no Enem 2020. Outro dado é que 35.569 participantes também não terminaram o ensino médio e, no momento, não estão estudando.
Espelho da redação
O espelho individual da redação pode ser acessado por todos os participantes do Enem 2020, inclusive treineiros. Além da redação digitalizada, o espelho contém a pontuação recebida pelo participante em cada uma das cinco competências avaliadas pelos corretores.
Confira como é corrigida a redação do Enem
No Enem 2020, foram aplicados três temas de redação:
Enem impresso (17 e 24 de janeiro): "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira"
Enem digital (31 de janeiro e 7 de fevereiro): "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil"
Enem PPL e reaplicação (23 e 24 de fevereiro): "Falta de empatia nas relações sociais no Brasil"
No Enem Impreso e Digital, apenas 28 tiraram nota máxima (1.000) na prova de redação. O tema relacionado à saúde mental ganhou elogios de especialistas e de alguns estudantes.
Do total de participantes que fizeram a redação do Enem, 87.567 tiraram zero na dissertação, o equivalente a 3,22%. Alguns motivos foram fuga ao tema, cópia do texto motivador e texto insuficiente. O Inep informou que a nota média na redação foi de 588,74 pontos.
Leia também: dicas de estudantes nota 1.000 na redação do Enem 2020
Veja abaixo vídeo analisando o tema da redação:
Como foi o Enem 2020
Pela primeira vez na história, o Enem foi aplicado de duas formas: impressa e digital. O formato das provas foi o mesmo, mas as questões foram diferentes.
Os participantes elaboraram uma redação e responderam 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
Baixe as provas e gabaritos do Enem
Enem impresso
No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem Impresso 2020. As provas foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. No primeiro dia, 51,5% faltaram e, no segundo dia, 55,3%.
O número de ausentes foi recorde. Alguns estudantes deixaram de fazer as provas por medo da pandemia do coronavírus. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, também atribuiu esse índice "ao trabalho de mídia contrário ao Enem muito grande". Professores consideraram que o exame educacional evitou temas polêmicos.
Enem Digital
As provas do Enem Digital 2020 foram feitas de forma presencial em computadores. O estilo das questões lembrou games e alguns estudantes aprovaram esse formato. Porém, a redação foi feita à mão. O índice de abstenção também foi alto. No primeiro dia, quase 70% dos inscritos faltaram e, no segundo, mais de 71%.
Reaplicação do Enem
Nesta edição, tanto o Enem impresso quanto o Enem digital foram reaplicados porque alguns estudantes apresentaram sintomas ou foram contaminados pelo coronavírus. Além disso, o estado do Amazonas e outras cidades de Rondônia não realizaram o exame educional devido ao estado de emergência da Covid-19.
Para mais informações, acesse a página do Enem 2020.