Enem 2020: saiu o resultado dos pedidos por nome social e atendimento especializado
Participantes que tiveram a solicitação negada poderão entrar com recurso entre os dias 15 e 19 de junho.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 12 de junho, o resultado das solicitações de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O resultado pode ser acessado na Página do Participante, informando CPF e senha.
Os estudantes que tiveram o pedido negado poderão apresentar recurso entre os dias 15 a 19 de junho, também na Página do Participante. Na ocasião, o participante deverá anexar laudos e demais documentos que comprovem sua necessidade de atendimento especial no Enem. As análises serão divulgadas dia 25.
Os pedidos por atendimento especializado no Enem 2020 foram feitos entre os dias 11 e 27 de maio, exceto para tratamento pelo nome social, cujo período foi de 1 a 5 de junho.
Saiba como funciona o atendimento especializado no Enem
O atendimento especializado é voltado para estudantes autistas, deficientes físicos ou mentais, com baixa visão ou cegueira, com discalculia, dislexia, surdez ou surdocegueira e estudantes gestantes, em classe hospitalar, idosos, lactantes ou com outras condições específicas.
Esses participantes contam com auxílio durante as provas, como prova ampliada, salas especiais, auxílio ledor, entre outras adaptações. Algumas novidades foram anunciadas para o Enem deste ano:
- Participantes cegos ou surdocegos poderão usar leitor de tela;
- Participantes lactantes que levarem o lactente e o acompanhante para a aplicação terão 60 minutos adicionais para fazer as provas;
- Participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas;
- Redações escritas em braile serão corrigidas no Sistema Braile.
Nome social
O tratamento pelo nome social é destinado a pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero (participante travesti ou transexual).
Os participantes que tiveram o pedido aceito terão seus nomes sociais nas listas dos locais de prova e poderão usar os sanitários correspondentes ao gênero com o qual se identificam. Quem teve a solicitação negada será identificado pelo nome civil.
Enem 2020
As provas do Enem 2020 seriam realizadas em novembro, mas foram adiadas devido à pandemia de coronavírus e após pedido de estudantes. Entre os dias 20 e 30 de junho, uma enquete será realizada na Página do Participante sobre as novas datas das provas impressas e digitais.