Enem 2021: resultado dos pedidos de reaplicação das provas está disponível
Aqueles que tiveram a solicitação aprovada poderão realizar as provas nas novas datas, nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou os resultados dos pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Eles podem ser acessados por meio da Página do Participante.
Aqueles que tiveram a solicitação aprovada poderão realizar as provas nas novas datas, nos dias 09 e 16 de janeiro de 2022. A oportunidade é para aqueles que não compareceram ao exame por estarem com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais.
Pessoas afetadas por problemas logísticos durante as provas, de infraestrutura ou por outras ocorrências específicas também puderam pedir para realizar o exame no início do ano que vem.
Nestas mesmas datas também será feita a aplicação do Enem 2021 para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.
A prova da reaplicação do Enem 2021 será impressa, independente se a inscrição original foi para a edição digital do exame. O formato é o mesmo:
1º dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação
2º dia: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Baixe as provas e gabaritos do Enem 2021
A previsão é que o resultado do Enem 2021 saia no dia 11 de fevereiro. Cerca de 60 dias depois os inscritos terão acesso ao espelho da redação e os treineiros, às notas.
Veja como é calculada a nota do Enem
Com as notas em mãos, os estudantes poderão participar de programas para acesso à educação superior como:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): instituições de ensino públicas
-
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em instituições particulares
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento de cursos em instituições particulares
O Enem
As provas do Enem 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, em todo o Brasil. No total, 29% de inscritos faltaram às provas do segundo dia. O número é um pouco mais alto do que o primeiro dia, que registrou 26% de ausentes.
No total, entre os 3,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão não compareceu ao Exame. O número registrado é a menor participação em mais de uma década.
Saiba como foi o primeiro dia do Enem 2021
A tema da redação do Enem 2021 foi sobre "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". O assunto surpreendeu estudantes e professores.
Veja o que professores falaram sobre o 2º dia do Enem 2021
Mais detalhes sobre o Enem podem ser obtidos no site do Inep.