Gabaritos do Enem 2020 são divulgados
Conforme o Inep, resultado do Enem 2020 deve ser liberado no dia 29 de março
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta quarta-feira, 27 de janeiro, os cadernos de prova e os gabaritos oficiais do Enem Impresso 2020. Os exames foram aplicados nos dias 17 e 24 deste mês.
Baixe as provas e gabaritos do Enem 2020
1º dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação
2º dia: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Segundo a organização do Enem, os participantes não podem entrar com recurso contra os gabaritos divulgados.
Leia também: duas questões do Enem 2020 são anuladas
O curso e colégo Oficina do Estudante, que realizou a correção comentada do Enem 2020 em parceria com o Mundo Educação, recomendou a anulação da questão 94 de Ciências da Natureza da prova rosa.
Toda equipe de professores do colégio analisou todas as cinco alternativas e nenhuma apresenta uma resposta possível para a questão. Por isso, a pergunta deve ser anulada na opinião do Oficina do Estudante.
Resultado
A previsão, conforme o Inep, é que o resultado do Enem 2020 seja divulgado no dia 29 de março. Cerca de 60 dias depois os inscritos terão acesso ao espelho da redação e os treineiros, às notas.
Veja como é calculada a nota do Enem
Enem impresso 2020
As provas do primeiro dia do Enem 2020 foram compostas por uma redação, cujo tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". O assunto agradou professores, os quais comentaram o que os estudantes poderiam ter abordado ao longo do texto.
Nesse dia, também foram aplicadas provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No geral, as questões foram consideradas de fácil a média dificuldade por professores, que destacaram que temas polêmicos foram evitados.
No segundo dia do Enem 2020, os estudantes responderam 45 questões objetivas de Matemática e mais 45 de Ciências da Natureza. Professores destacaram que as provas cobraram o "arroz com feijão" dos participantes, não tendo nenhuma questão referente a pandemia e ao coronavírus.
O segundo dia de provas registrou mais ausentes que o primeiro. Dos mais de 5 milhões de inscritos no Enem 2020, 55,3% faltaram registrando o maior índice de abstenção da história do exame educacional.
Reaplicação do Enem
Estudantes que foram diagnosticados com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa durante o período de aplicação do exame educacional e não compareceram às provas e participantes que foram prejudicados por problemas logísticos podem solicitar reaplicação do Enem 2020 até a próxima sexta-feira (29).
Quem tiver o pedido aceito poderá fazer as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Inscritos do Amazonas que não puderam fazer o exame pela situação crítica da pandemia no estado também farão o Enem nessas datas.
Enem Digital 2020
As provas do Enem Digital 2020 começam a ser aplicadas no próximo domingo, 31 de janeiro, em 104 cidades brasileiras, menos em municípios do Amazonas. Os exames digitais continuam a ser realizados no domingo 7 de fevereiro. Estima-se que 96.086 pessoas façam os testes.
Os participantes farão as provas em um computador, mas o conteúdo cobrado será o mesmo que o Enem tradicional. Somente a redação será impressa e os jovens deverão realizá-la à mão.
Veja abaixo a distribuição das questões do Enem Digital 2020
=>31/01: redação + 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas
=>07/02: 45 questões objetivas de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática
Conforme o Inep, durante a aplicação das provas os participantes deverão seguir todas as orientações para evitar a contaminação do coronavírus, tais como uso de máscara e álcool gel, distânciamento entre os candidatos, salas especiais, entre outras.
Saiba mais sobre o Enem Digital
Para mais informações, a página do Enem.