IFPE libera acesso ao Cartão de Informação com os locais de prova do Vestibular 2015
As provas do certame serão aplicadas no dia 23 de novembro, das 09h às 13h
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) disponibilizou nesta terça-feira, 04 de novembro, o acesso ao Cartão de Informação, onde consta os locais de prova do seu Vestibular 2015, para cursos presenciais e a distância. Confira:
Cartão de Informação IFPE 2015
As provas do Vestibular 2015 serão aplicadas no dia 23 de novembro, das 09h às 13h. O Instituto recomenda a chegada dos inscritos com antecedência e eles deverão estar portando o Cartão de Inscrição impresso, carteira de identidade, além de caneta esferográfica de tinta na cor preta ou azul.
Na ocasião, os candidatos terão que confeccionar uma redação e responder 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.
Apenas os candidatos ao curso de Música serão submetidos também a uma Avaliação Específica em Música (AEM) no Campus Belo Jardim, que será realizada nos dias 09 e 12 deste mês, a partir das 08h, no Campus Belo Jardim.
A primeira etapa da AEM, será dividida em duas provas: Percepção Musical (PM) e Teoria Musical TM. O resultado desta será divulgado a partir das 17h do dia 10 seguinte. A segunda etapa, que acontece no dia 12, terá Prova de Performance Instrumental / Vocal (PIV). O resultado desta será divulgado no dia 13 do mesmo mês.
Vestibular
Para este certame, são ofertadas 5.247 vagas, distribuídas em 21 cidades, onde estão localizados os 15 campi do Instituto, além dos polos de Educação a Distância (EaD). Do total de oportunidades, metade destinam-se ao Sistema de Cotas e reservadas para candidatos oriundos da rede pública de ensino.
A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. Esse público terá direito 50% de todas as vagas destinadas às cotas. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).
A oferta para o próximo ano também ocorrerá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que levam em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Pelos dois sistemas, serão disponibilizadas todas as vagas referentes à segunda entrada dos cursos superiores e dos técnicos na modalidade Subsequente, aquela que exige Ensino Médio completo do candidato. Serão 2.160 vagas destinadas ao Sisutec e outras 382 pelo SiSU.
Neste ano, os manuais dos candidatos e o site onde é realizada a inscrição também estão disponíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como nos anos anteriores, as pessoas com necessidades especiais deverão indicar suas limitações no momento da inscrição para que a prova seja aplicada em regime especial. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do site do IFPE ou no Manual do Candidato.